sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Governo do estado prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia

Prevenção/Saúde  😷

A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021. O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021. O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
Com informações da Secom BA  15/01/2021

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O SEU JORNAL DA TVT - 14/01/2021

 Notícias  📺


Consórcio CAF-Bombardier fornecerá novos trens para RER de Paris e Zhengzhou inaugura duas novas linha de Metrô

 Transportes sobre trilhos   🚄  🚇  

Consórcio CAF-Bombardier foi escolhido  para contrato de fornecimento trens para RER de Paris. Zhengzhou na China inaugura duas novas linhas de Metrô simultaneamente.

Da Redação
foto - ilustração/Wikipédia 
França - A SNCF Voyageurs ,operadora nacional de passageiros na França e a RATP,operadora de transporte de Paris,confirmaram a escolha do consórcio formado pela Bombardier Transpoartion e a CAF através de licitação, para um contrato de fornecimento de 146 trens suburbanos para RER(Trens Regionais de Paris),para a linha  norte-sul operada conjuntamente. 

China - Zhengzhou inaugurou ao mesmo tempo duas novas linhas em 26 de dezembro de 2020.Com as duas novas linhas  a capital da província de Henan passou da 22ª posição, para o 12ª posição na colocação geral do metrô do país. Zhengzhou agora passa a contar com cinco linhas em operação, com 206,3 quilômetros de extensão no total.
Pregopontocom 14/01/2021

Sistema Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta quinta(14) na travessia marítima Salvador/Itaparica

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

Operando com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery e Ivete Sangalo,na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,o sistema Ferry-Boat tem nesta quinta(14),movimento com fluxo moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o movimento é tranquilo para os dois modos de embarques.O serviço de hora marcada,permanece suspenso por conta da pandemia.

foto - iluustração/arquivo


quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Mais de 350 km de rodovias serão recuperados ou pavimentados na Bahia a partir deste mês de janeiro

Infraestrutura  🚗  🚌

A ordem de serviço para a realização de obras em 17 trechos no estado serão assinadas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), neste mês.

Da Redação
divulgação/Seinfra BA
O ano de 2021 já começa com a recuperação ou pavimentação de mais de 350 quilômetros de rodovias baianas a partir deste mês de janeiro. A ordem de serviço para a realização de obras em 17 trechos no estado serão assinadas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), neste mês. Também será autorizada a construção das pontes Rio Guará, em Correntina, e sobre o Rio do Peixe, no distrito de Sanharol, em Coronel João Sá. Os 118 km da BA-001, de Valença a Itacaré, passando por Camamu, e os 97 km da BA-131, entre Senhor do Bonfim e o entroncamento da BR-324, serão recuperados através do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar) no Sul baiano e no Piemonte Norte do Itapicuru, respectivamente. A BA-283, que liga Itabela a Guaratinga, será restaurada em 27,3 km na região da Costa do Descobrimento. No Litoral Norte e Agreste Baiano, os 39,6 km BA-233, do entroncamento da BR-110 até Sátiro Dias, vão passar por recuperação. A rodovia que liga o entroncamento da BR-420, em Cachoeira, até o Tabuleiro da Vitória será restaurada em 16 km no Recôncavo baiano. Na Bacia do Jacuípe serão pavimentados os 22,5 km da BA-414, entre Pintadas e Capela do Alto Alegre. Os acessos ao Santuário de Itanhém, ao Rio Pau Alto, em Nova Viçosa, aos povoados de Aleixo, em Ibipeba, e de Colônia, em Santa Brígida, aos municípios de Conceição de Almeida e Santaluz e ao distrito de Riacho dos Paes, em Sento Sé, também vão ser pavimentadas. As vias de ligação para chegar até os municípios de São Felipe, Muritiba e Jaborandi e a localidade de Quixaba, em Glória, passarão por recuperação. O Governo da Bahia encerrou o último ano com aproximadamente 1,4 mil km de rodovias concluídas ou em execução. "Em 2020, entregamos obras importantes como a recuperação da BA-160, entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, e a Ponte Ilhéus-Pontal. Estão em andamento a restauração do Sistema Viário da BA-052, que liga Feira de Santana até Barra, e a implantação da ponte que liga Xique-Xique a Barra. E, já começamos o novo ano com a autorização para a execução de mais obras", destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
Com informações da Seinfra BA  13/01/2021

Prefeito reafirma que não aceita troca do VLT pelo BRT em Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

Na semana passada, a Assembleia Legislativa autorizou, a pedido do Governo do Estado, a troca do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para BRT (Bus Rapid Transit), medida que foi duramente criticada pelo prefeito. Quem tem que discutir o que é melhor, se é VLT ou BRT, é a população. A população tem que ser ouvida como a lei manda, com audiências públicas.

Diário de Cuiabá
foto - ilustração/arquivo
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) reafirmou que a população de Cuiabá precisa ser respeitada e ouvida quanto à possibilidade de mudança do modal de transporte a ser implantado na cidade. Na semana passada, a Assembleia Legislativa autorizou, a pedido do Governo do Estado, a troca do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para BRT (Bus Rapid Transit), medida que foi duramente criticada pelo prefeito. Quem tem que discutir o que é melhor, se é VLT ou BRT, é a população. A população tem que ser ouvida como a lei manda, com audiências públicas. A prefeitura também tem que ser ouvida, os técnicos da prefeitura têm que ser ouvidos. Não existe a possibilidade de uma posição isolada, unilateral, arrogante, sem nenhum embasamento técnico, na calada da noite, as vésperas das festas de fim de ano, e dizer o que é melhor para população. Não!, afirmou o prefeito. Emanuel voltou a dizer que a decisão do Governo a respeito da mudança do modal para o BRT é unilateral, sem a participação dos municípios por onde o modal de transporte vai ser implantado - Capital e Várzea Grande - e sem o compartilhamento dos estudos técnicos citados pelo Estado para a tomada de decisão. O que estou pedindo na Justiça é para parar tudo, compartilhar tudo com Cuiabá. O Governo não tem legitimidade para decidir sozinho, não pode decidir sozinho. Tem que ouvir Cuiabá, ouvir a sociedade, ouvir a população cuiabana e ouvir a Prefeitura Municipal de Cuiabá. E eu vou recorrer até o último minuto em defesa de Cuiabá, afirmou. O prefeito ainda lembrou que a decisão do Governo sobre a troca do VLT pelo BRT não obedece à Lei Federal de Nº 13089, de janeiro de 2015, denominada Estatuto da Metrópole, que estabelece que os estados, mediante lei complementar, poderão instituir regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, constituídas por agrupamento de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. A lei manda isso. Você não pode ouvir só o município diretamente afetado, como aqueles indiretamente afetados, que se refere a Leverger, Livramento, Chapada. Essa é a natureza da região metropolitana quando vem uma grande obra, que é o caso do transporte intermunicipal e desse modal. Ninguém foi ouvido, essa é a verdade. O que se discute, agora, é que eu exijo respeito com a população cuiabana. Isso não vai passar 'goela abaixo', disse. E acrescentou: Pelo menos, eu vou lutar até o último minuto, vou 'morrer atirando', mas eu exijo respeito com Cuiabá. Exijo respeito com a população cuiabana. E a população tem que ser ouvida e a prefeitura do município tem que ser ouvida, não é uma vontade do prefeito, é o que está na lei. É o que determina a lei e é o mais legitimo, mais correto a se fazer.Além disso, no âmbito do Estado de Mato Grosso, foi instituída pela Lei Complementar nº 359 de 27 de maio de 2009 que a região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, composta atualmente pelos municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande, também prevê que as decisões devem ser tomadas em conjunto de todas as cidades integrantes da região metropolitana. "Tudo o que puder ser feito, todos os instrumentos possíveis e que se imaginar, que eu tiver que utilizar para defender Cuiabá e para defender o respeito da população cuiabana, para que se ouça a população cuiabana, que se compartilhem as informações, e que dividam essa decisão com a prefeitura municipal, eu vou fazer. Algumas já estão aí, esperando decisão do TJ e vamos aguardar. Todas medidas que forem necessárias no âmbito jurídico, social e administrativo, eu vou fazer", completou Emanuel Pinheiro.
Fonte - Revista Ferroviária  13/01/2021

Deterioração ambiental é mais ameaçadora do que 'trumpismo ou COVID-19', avisa ambientalista

Sustentabilidade/Meio ambiente 🌱 🔥

"A escalada de ameaças à biosfera e a todas as suas formas de vida – incluindo a humanidade – é, de fato, tão grande que é difícil de ser entendida até mesmo por especialistas bem informados", alertou um grupo de 17 cientistas dos EUA, Austrália e México, em um artigo publicado na revista Frontiers in Conservation Science, relacionada a temas ambientais.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
As prioridades incompatíveis dos governos de todo o mundo e a "ignorância difundida" na população global não conseguiram resolver a deterioração da vida na Terra, segundo relatório de grupo de ambientalistas. "A escalada de ameaças à biosfera e a todas as suas formas de vida – incluindo a humanidade – é, de fato, tão grande que é difícil de ser entendida até mesmo por especialistas bem informados", alertou um grupo de 17 cientistas dos EUA, Austrália e México, em um artigo publicado na revista Frontiers in Conservation Science, relacionada a temas ambientais. Os pesquisadores resumiram uma série de trabalhos recentes, prevendo "um futuro horrível de extinção em massa, declínio da saúde e transtornos climáticos". Eles descreveram vários desafios globais, tais como a rápida perda de biodiversidade e o crescimento, igualmente rápido, da população humana que, "combinados com uma distribuição imperfeita de recursos, levam a uma enorme insegurança alimentar". "O surgimento de uma pandemia há muito prevista, provavelmente relacionada à perda de biodiversidade, exemplifica de forma clara como esse desequilíbrio está degradando a saúde e a riqueza humana", explicaram os ambientalistas, argumentando que os governos de todo o mundo não prestam atenção suficiente a essas questões. "A ignorância difundida do comportamento humano e a natureza incremental dos processos sociopolíticos que planejam e implementam soluções atrasam ainda mais a ação efetiva", afirmaram. Paul Ehrlich, um dos autores no artigo e chefe do Centro de Biologia da Conservação da Universidade de Stanford, nos EUA, afirmou ao jornal The Guardian que "a deterioração ambiental é infinitamente mais ameaçadora para a civilização do que o trumpismo ou a COVID-19". O seu livro de 1968, "The Population Bomb" ("Bomba Populacional", em tradução livre), lançou debates sobre os receios da superpopulação e seus efeitos no planeta. Mesmo admitido que estava errado sobre o momento de algumas de suas previsões, Ehrlich mantém a mensagem de que o crescimento populacional e os altos níveis de consumo das nações ricas podem levar ao "colapso da civilização" global. Em seu artigo, os autores apelam para comunidade científica deixar de tornar "superficialmente atrativos ou aceitáveis os enormes desafios pela frente e 'dizer como [realmente] são'".
Fonte - Sputnik  13/01/2021

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

CBTU e Prefeitura discutem projeto de expansão do VLT em Maceió

Transportes sobre trilhos  🚄

O projeto de expansão Maceió Shopping está em andamento há dois anos. Com a implantação de 3,7 km de malha ferroviária, segundo os estudos preliminares, o VLT passará de 12 mil pessoas transportadas ao dia para 40 mil usuários, e contará com três novas estações.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, recebeu na sede da CBTU Maceió, nesta terça-feira, 12, o prefeito de Maceió, JHC, para tratarem de ações de melhorias na mobilidade urbana de Maceió, em especial o projeto de ampliação da malha ferroviária do VLT que levará o transporte de trens até próximo o Maceió Shopping, em Mangabeiras. O projeto de expansão Maceió Shopping está em andamento há dois anos. Com a implantação de 3,7 km de malha ferroviária, segundo os estudos preliminares, o VLT passará de 12 mil pessoas transportadas ao dia para 40 mil usuários, e contará com três novas estações. Carlos Jorge apresentou ao prefeito todos os benefícios que a expansão vai trazer para a cidade e pediu o apoio para as desapropriações necessárias e as licenças ambientais de responsabilidade do Município de Maceió. Para o superintendente da CBTU, “o VLT é um meio de transporte econômico, mais barato e comporta num único veículo o equivalente a dez ônibus, uma opção viável para ampliar e melhorar o trânsito da cidade. É um transporte público mais sustentável que também pode contribuir com a questão ambiental, redução de gases poluentes na atmosfera, e precisa ser considerado no planejamento estratégico de Maceió”, argumenta. Segundo Carlos Jorge, “Maceíó vive uma situação delicada com o afundamento de bairros decorrente da exploração de minas subterrâneas pela Braskem. Com o desastre, a expansão de linhas férreas na cidade é fundamental para sanar os iminentes gargalos nas vias rodoviárias arteriais, o que torna ainda mais urgente o investimento nesse tipo de transporte coletivo”. De acordo com o prefeito JHC, “a mobilidade urbana é um assunto urgente. Por isso, é tão importante esse contato. A CBTU nos apresentou uma proposta de expansão da malha ferroviária até o Maceió Shopping e, no futuro, a parte alta da cidade. Ela terá 3 novas estações, garantindo acesso de mais 40 mil passageiros, gerando emprego e renda. Algo muito importante para Maceió", disse. Apresentação do projeto de expansão do VLT Na reunião também estiveram presentes o secretário de Governo,Francisco Salles, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Pedro Vieira, o secretário de Trabalho, Carlos Ronalsa, e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para tratar do problema do afundamento do solo, Ronnie Reyner Mota, além da gerente de operação da CBTU Maceió, Morgana Moraes, e o coordenador de Acompanhamento de Obras, Flávio Da Mata.
Com informações da CBTU  12/01/2021

Milhões de internautas baixam Telegram e Signal após novos termos do WhatsApp

Mídias sociais 📱

Quando o assunto trata de privacidade, muitos usuários da Internet tentam buscar soluções para manter seus dados o mais seguros possível. Baseado neste sentimento, internautas em todo mundo desaprovaram os mais novos termos de serviço e condições do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, 

Sputnikl
Aplicativos de mensagens instantâneas Telegram e Signal receberam milhões de novos usuários após WhatsApp anunciar mudanças em seus termos e condições de uso. Quando o assunto trata de privacidade, muitos usuários da Internet tentam buscar soluções para manter seus dados o mais seguros possível. Baseado neste sentimento, internautas em todo mundo desaprovaram os mais novos termos de serviço e condições do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, o qual alertou aos usuários sobre o uso de seus dados para fins não pessoais e o compartilhamento dos mesmos com a rede social Facebook. Caso o usuário não aceitasse as novas regras, perdia o acesso a sua conta. Mas, pelo que parece, muitos internautas não temeram substituir o aplicativo por outros alternativos. De acordo com dados do serviço on-line Apptopia, só na primeira semana deste ano, no período em que o WhatsApp anunciou suas regras, o aplicativo Telegram foi baixado 5,6 milhões de vezes em todo o mundo. De acordo com o site Sensor Tower, o aplicativo já conta com 24 milhões de usuários, e recebeu alta máxima de qualidade pela página da web. Em uma comparação com o WhatsApp, o Telegram oferece muitas ferramentas semelhantes ao aplicativo pertencente ao Facebook, além de oferecer chamadas gratuitas, compartilhamento de mídia, envio de mensagens em alta velocidade e a difusão de mensagens a um grande número de pessoas. O aplicativo também mostra pessoas que estão perto de você, permite chamadas por vídeo e criação de enquetes, dentre outras funções, muitas das quais ausentes no WhatsApp. Vale mencionar que a Sputnik Brasil também tem uma conta no Telegram, que diariamente proporciona aos usuários matérias em destaque. Outra ferramenta que também tem feito sucesso é o Signal, o qual registrou mais de 7,5 milhões de downloads na App Store e no Google Play. O aplicativo também teve sua fama aumentada após o magnata do ramo espacial Elon Musk incentivar o uso do aplicativo em sua conta no Twitter. Use Signal A busca foi tão grande que o aplicativo apresentou problemas técnicos no envio de códigos de verificação para os novos usuários, segundo publicou o canal de TV CNBC. Por outro lado, ainda segundo o Sensor Tower, o WhatsApp apresentou redução de 11% no seu número de downloads nos primeiros sete dias de 2021, em comparação com a última semana de 2020. Contudo, de acordo com Adam Blackner, vice-presidente do Apptopia, o número de pessoas que saíram de vez do WhatsApp ainda é pequeno. Segundo ele, muitos que estão baixando o Telegram e o Signal continuarão usando o WhatsApp. "Até aqueles que estão baixando e usando Signal ou Telegram continuarão a usar o WhatsApp, uma vez que é onde está a maioria de seus amigos e familiares. Eles podem falar com certas pessoas no Signal, mas ainda conversam com suas mães no WhatsApp", declarou Blackner ao canal.
Fonte - Sputnik  12/01/2021

Justiça manda parar obra da Linha 2-Verde do Metrô de SP

Transportes sobre trilhos  🚇

As obras preveem o desmatamento de mais de 300 árvores que pertencem à região conhecida como "Complexo Rapadura". A decisão do Juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, de 17 de dezembro, atende ao pedido do Ministério Público

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foto - ilustração/Pregopontocom
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou que o Metrô paralise as obras de expansão da Linha 2-Verde no Jardim Têxtil, na zona leste da capital. As obras preveem o desmatamento de mais de 300 árvores que pertencem à região conhecida como "Complexo Rapadura". A decisão do Juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, de 17 de dezembro, atende ao pedido do Ministério Público. De acordo com o TJ-SP, "se faz o resguardo da fauna e da flora do local, além dos achados arqueológicos, mencionados na inicial, razão pela qual determino à Companhia do Metropolitano de São Paulo que se abstenha de realizar qualquer movimentação de terra na área do 'Complexo Rapadura' ou mesmo o corte de árvores." O Ministério Público paulista alega que "tentou resolver a questão da presente ação de forma amigável e que inclusive havia reunião agendada com a parte contrária para tratar do assunto, mas que foi adiada". Diante de tal cenário, o caso foi levado à Justiça. O TJ-SP também agendou uma audiência virtual de tentativa de conciliação para o dia 4 de fevereiro, às 14h.
Fonte - Revista Ferroviária  12/01/2021

Sistema Ferry-Boat tem movimento intenso de veículos nesta terça(12) em Bom Despacho

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo,com saídas nos horários regulares de hora em hora. No momento, o movimento tem fluxo moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento de embarques é intenso para veículos e tranquilo para passageiros.O serviço de hora marcada permanece suspenso por conta da pandemia.

~foto - ilustração/arquivo


Governo do Estado vai recuperar 118 quilômetros da BA-001 entre Valença e Itacaré

Infraestrutura/Turismo   🚙

A ordem de serviço que garante o início das obras, orçadas em R$ 50 milhões, foi assinada na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador. O trecho entre as cidades de Valença e Itacaré serão restaurados pelo governo do estado da Bahia, beneficiando as costas do Cacau e do Dendê.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA 
Os 118 quilômetros da BA-001 que separam as cidades de Valença e Itacaré serão restaurados pelo governo do estado da Bahia, beneficiando as costas do Cacau e do Dendê, duas das regiões mais procuradas pelos turistas que visitam o estado. A ordem de serviço que garante o início das obras, orçadas em R$ 50 milhões, foi assinada na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador. De acordo com o titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti, as obras começam na próxima semana. “A BA-001 é uma das rodovias mais importantes da Bahia e, assim como outros eixos estruturantes, está sendo recuperada por nós. A obra vai ter impacto em todas as cidades pelas quais passa a estrada, que formam um dos principais polos turísticos do nosso território”, avaliou o secretário. A iniciativa – que também envolve a manutenção da rodovia por cinco anos – será executada em dois trechos. O primeiro, saindo de Valença com destino a Camamu, com 70 quilômetros, e o segundo, de Camamu a Itacaré, com 48. A recuperação irá alcançar ainda os municípios de Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna. Atrações turísticas como a Cachoeira da Pancada Grande, Morro de São Paulo, Barra Grande, Praia de Pratigi, Guaibim, além das praias de Itacaré, estão localizadas no sul e baixo sul baianos, regiões que serão alcançadas pelos serviços de melhoria.
Com informações da Seinfra BA 11/01/2021

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Metrô de BH tem novo horário, com fechamento do comércio não-essencial na capital

Transportes sobre trilhos  🚇

A nova escala adotada respeita a decisão judicial do TRT/MG, que determina que as operações da CBTU-BH estejam em conformidade com as etapas de funcionamento do comércio e dos serviços disponíveis na Capital. 

Da Redação
foto - divulgação/CBTU
Com a determinação da Prefeitura de BH publicada pelo Decreto 17.523/21, que impõe o fechamento do comércio não-essencial em toda a cidade, o Metrô de BH passa a operar a partir desta segunda (11/1) das 5h40 às 11h30 e das 15h30 às 21h30, com todas as estações abertas à população, diariamente. A nova escala adotada respeita a decisão judicial do TRT/MG, que determina que as operações da CBTU-BH estejam em conformidade com as etapas de funcionamento do comércio e dos serviços disponíveis na Capital. A Companhia permanecerá atenta à variação de demanda e, se necessário, arguirá novamente em juízo, a fim de promover as adequações necessárias, em conjunto com a categoria. Trens acoplados: Para evitar aglomerações e promover o distanciamento social recomendado pelas autoridades, a CBTU-BH seguirá operando com trens acoplados, intercalados com composições de quatro carros. De segunda a sexta, o intervalo entre viagens será de 14 minutos. Já aos fins de semana, as composições circularão com intervalos variando de 20 a 30 minutos. A medida garante transporte a todos os trabalhadores essenciais ao mesmo tempo que promove o redimensionamento da oferta, observando as medidas de contingência adotadas pelo município. Medidas de autoproteção: Segue obrigatório o uso de máscara em todas as estações, por tempo indeterminado e passageiros e funcionários, devem permanecer atentos ao cumprimento rigoroso da norma, pois não será permitido o acesso de pessoas sem a proteção necessária. 
Com informações da CBTU  11/01/2021

Arábia Saudita anuncia criação de cidade ecológica sem carros

Sustentabilidade/Cidade do futuro  👪

Anunciada pela Arábia Saudita,a criação de uma cidade ecológica com "zero carros, zero estradas, zero emissões de CO²" no Neom, área no noroeste do país que se encontra em desenvolvimento. Uma região futurista e turística, Neom está na lista dos muitos megaprojetos em curso para diversificar a economia da Arábia Saudita, que depende fortemente da exportação do petróleo. 

Por RTP - RIAD /Agência Brasil
foto - ilstração/twiter
A Arábia Saudita, o maior exportador mundial de petróleo bruto, anunciou a criação de uma cidade ecológica com "zero carros, zero estradas, zero emissões de CO²" no Neom, área no noroeste do país que se encontra em desenvolvimento. Uma região futurista e turística, Neom está na lista dos muitos megaprojetos em curso para diversificar a economia da Arábia Saudita, que depende fortemente da exportação do petróleo. "Como presidente da direção da Neom, apresento "The Line", uma cidade que pode acomodar 1 milhão de habitantes, tem 170 quilômetros de comprimento e preservará 95% das áreas naturais", anunciou o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em comunicado transmitido na televisão. "Não haverá carros, estradas e terá emissões zero de carbono", acrescentou o líder do país, que é a maior economia do mundo árabe, mas regularmente classificada entre os estados mais poluidores do mundo. "Devemos transformar as cidades em cidades do futuro", disse, referindo-se a uma "revolução civilizacional". Quanto a detalhes do projeto, só serão divulgados mais tarde, assegurou o príncipe Mohammed bin Salman, antes de mostrar imagens computorizadas da "linha" e paisagens de desertos primitivos e mares azuis. A cidade pensada para pedestres terá serviços como escolas e centros de saúde, bem como espaços verdes e transportes públicos de alta velocidade, que não fazem mais de 20 minutos de viagem, de acordo com um comunicado de imprensa. O novo centro urbano será também baseado em tecnologias de inteligência artificial (IA) e "equipamento de baixo impacto de carbono, alimentado a 100% por energia renovável". A construção da "The Line" terá início no primeiro trimestre de 2021 e será financiada pelo Fundo Saudita de Investimento Público (PIF), o principal instrumento da política de diversificação econômica do país. O projeto vai criar 380 mil empregos e a sua contribuição para o Produto Interno Bruto está estimada em 180 bilhões de riyals (moeda da Arábia Saudita, mais de 39 bilhões de euros) até 2030, de acordo com a nota da Neom.
Fonte - Agência Brasil 11/01/2021

SEU JORNAL DA TVT - 11/01/2021

Notícias  📺


Sistema Ferry-Boat Salvador Itaparica tem movimento intenso de veículos e longa fila para embarque em Bom Despacho nesta segunda (11)

Boletim Informativo - Transporte hidroviário 🚢

O sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica teve movimento intenso com longa fila e muito tempo de espera para embarque de veículos no terminal de Bom Despacho nesta segunda (11),e movimento moderado para embarque de passageiros.Já em São Joaquim o movimento teve fluxo tranquilo para veículos e pedestres.O sistema opera com  5 embarcaçõesZumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro e Ivete Sangalo.

foto - ilustração/arquivo