sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A Keolis,operadora de transporte público, inicia teste com ônibus autônomo Navya em Gotemburgo

Transporte/Tecnologia   🚌 

A operadora de transporte público Keolis, iniciou um período de testes com ônibus elétricos autônomos(Driverless) a bateria na cidade sueca de Gotemburgo, com capacidade de transportar até oito passageiros, em uma rota de 1,8 km atendendo ao parque industrial e científico de Lindholmen.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Keolis,operadora de transporte público,iniciou testes com ônibus elétricos autônomos(Driverless) a bateria na cidade de Gotemburgo, com o aval da autoridade de transporte público local Västtrafik . O serviço está integrado à rede de transporte público e atenderá a setores industriais e residenciais por um período de quatro meses e e 15 dias. Dois ônibus elétricos autônomos da Navya deverão operar em horário comercial de segunda a sexta-feira. Eles farão viagens em uma rota estabelecida de 1,8 km atendendo ao parque industrial e científico de Lindholmen. De acordo com informações da Keolis,os passageiros dos ônibus poderão usar o serviço para fazer integração com as linhas de ônibus regulares e fazer o monitoramento dos horários dos ônibus em seu aplicativo de viagens ou no site da cidade.Operadores de segurança estarão sempre a bordo dos ônibus durante as viagens,conforme exigências da legislação local. Os ônibus têm velocidade máxima de 20 km podendo transportar até oito passageiros. O processo de recarga das baterias dura cerca de cinco horas e a autonomia dos veículos pode durar até 7 horas dependendo das variações climáticas.
Pregopontocom  22/01/2021

Tremor de terra é registrado na cidade de Malhador em Sergipe

Fenômenos geológicos  🌀

O evento aconteceu às 11h24 UTC (08h24, horário local). Segundo informações detalhadas do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o fenômeno sísmico é considerado de baixa intensidade e habitantes da localidade acionaram o professor da LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Menezes confirmando o fato. 

ASN
divulgação ASN
Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que fenômeno sísmico é considerado de baixa intensidade Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 Um tremor de terra de magnitude 1.4 na escala Richter foi registrado na quarta-feira (20), na cidade de Malhador, localizada no Agreste central sergipano. O evento aconteceu às 11h24 UTC (08h24, horário local). Segundo informações detalhadas do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o fenômeno sísmico é considerado de baixa intensidade e habitantes da localidade acionaram o professor da LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Menezes confirmando o fato. O tremor também foi observado pelas estações sismográficas da rede RSISNE, pertencente à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e operada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que mantém a observação da região junto a divulgação de informações de todo trabalho executado na região nordeste do Brasil.
Com informações da ASN  22/01/2021

Movimento intenso de veículos no sistema Ferry-Boat sentido Salvador Itaparica nesta sexta(22)

Boletim Informativo - Travessia marítima 🚢

O movimento nesta sexta(22) no sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,é intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, fluxo é tranquilo para embarque de veículos e passageiros.O serviço conta 4 embarcações em operação, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo e Pinheiro, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida. 

foto - ilustração/arquivo


Perda de florestas mais velhas reduz diversidade da Mata Atlântica

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌱🌴

Liderado por Marcos Rosa, doutorando na área de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador técnico do MapBiomas, o estudo aponta que há uma estabilidade relativa na cobertura florestal nativa do bioma nos últimos 20 anos, já que florestas maduras continuam sendo desmatadas mas estão sendo substituídas por florestas jovens, em recuperação. 

Camila Boehm
Repórter da Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pesquisadores brasileiros alertam que a redução contínua da cobertura florestal nativa mais antiga da Mata Atlântica compromete a conservação da sua biodiversidade, a sobrevivência de espécies e o fornecimento de serviços ecossistêmicos – benefícios providos pela natureza – no bioma. Liderado por Marcos Rosa, doutorando na área de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador técnico do MapBiomas, o estudo aponta que há uma estabilidade relativa na cobertura florestal nativa do bioma nos últimos 20 anos, já que florestas maduras continuam sendo desmatadas mas estão sendo substituídas por florestas jovens, em recuperação. No entanto, esse processo de rejuvenescimento pode trazer danos para a conservação do bioma. “Foi demonstrada a recuperação de florestas jovens, que são essenciais para aumentar a cobertura florestal e criar corredores entre fragmentos isolados, principalmente em Áreas de Preservação Permanente ao longo dos rios. Mas o estudo também comprova o desmatamento contínuo das florestas nativas mais antigas, com maior biodiversidade e carbono estocado, principalmente para ampliação da agricultura e plantio de florestas exóticas”, disse Rosa. Embora, desde 2005, o ganho de floresta natural seja superior ao desmatamento, a avaliação dos pesquisadores é que a perda de floresta madura, mesmo em queda, ainda tem valores alarmantes. Para Rosa, é necessário não apenas ampliar as ações de restauração da floresta nativa, mas buscar o desmatamento zero e manter os instrumentos e iniciativas de proteção dos remanescentes florestais. O artigo com os resultados do estudo, publicado nesta quarta-feira (20) na revista Science Advances, diz que “florestas antigas são insubstituíveis para a conservação da biodiversidade tropical, já que muitas espécies de animais, plantas e microorganismos são incapazes de recolonizar florestas secundárias e dependem de habitats mais antigos, menos alterados, estruturalmente mais desenvolvidos e biodiversos para persistir em paisagens modificadas pelo homem”. “Trocar floresta madura por florestas jovens é um risco para a biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas. A recuperação florestal tem que acontecer, especialmente em biomas extremamente desmatados e fragmentados como a Mata Atlântica. Mas essa recuperação florestal tem que vir atrelada à manutenção das florestas maduras. Ou seja, nem sempre a transição florestal, ganho líquido de floresta, é um sinal de melhoria da qualidade ambiental”, afirmou Renato Crouzeilles, diretor do Instituto Internacional para Sustentabilidade na Austrália e um dos autores do artigo. O ecólogo Jean Paul Metzger, do departamento de Ecologia da USP, que também assina o artigo, afirmou que a estabilidade na cobertura de Mata Atlântica passa a falsa impressão de que o desmatamento está controlado. “Infelizmente, não está. A análise separada das taxas de desmatamento e de regeneração mostra que o desmatamento no bioma ainda é significativo e afeta matas maduras, que são as matas mais importantes para conservação da biodiversidade e para a regulação climática e hídrica”, disse. De acordo com o estudo, embora a riqueza de espécies de árvores de florestas em regeneração jovem tenha a possibilidade de chegar a quase 80% dos níveis das florestas antigas em 20 anos, a recuperação total da composição de espécies de árvores pode demorar séculos ou nunca ser alcançada. Na publicação, os autores concluem que a destruição contínua de florestas nativas – tanto as mais jovens e especialmente as mais velhas – faz com que a extinção de espécies seja uma questão de tempo.
Fonte - Agência Brasil  21/01/2021

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Bahia tem a maior expansão das linhas de transmissão de energia do país em 2020

Energia  💡

A Bahia foi o estado com a maior quilometragem concluída de linhas no país em 2020 com a adição de 1.428,5 quilômetros de extensão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) faz o acompanhamento das obras realizadas pelas empresas do setor energético no território baiano. 

Da Redação
foto - Manu Dias/GOV BA
As linhas de transmissão são responsáveis pelo escoamento da energia elétrica gerada nas usinas para alimentar o Sistema Interligado Nacional (SIN). A Bahia foi o estado com a maior quilometragem concluída de linhas no país em 2020 com a adição de 1.428,5 quilômetros de extensão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) faz o acompanhamento das obras realizadas pelas empresas do setor energético no território baiano. “As reuniões do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe, que é uma parceria entre Seinfra e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), contribuem para resolver situações existentes relacionadas às obras de linhas de transmissão em ambos os estados. São ações em que damos suporte aos empreendimentos em construção e ajudamos para atração de novos investimentos para o território baiano”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. O funcionamento das linhas de transmissão tem um papel fundamental para o desenvolvimento energético baiano. As linhas contribuem para a Bahia se manter líder nacional na geração de energia eólica e solar. O estado gerou 15.352,93 GWh na fonte eólica entre os meses de janeiro e novembro de 2020, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Ainda segundo a ONS, a produção na fonte fotovoltaica foi de 1.663,77 GWh no mesmo período. Escoamento da geração A energia elétrica é produzida por um empreendimento de geração, que possui conexão com a rede de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Após ser gerada, a energia é transmitida pelo SIN para os principais centros de consumo em todo território nacional.
Com informações da Secom BA  21/01/2021

Sistema Ferry-Boat tem movimento intenso de veículos nesta quinta(21) sentido Salvador-Itaparica

Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta quinta(21) com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu e Pinheiro. A operação segue com saídas nos horários regulares, de hora em hora. O movimento temo fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o movimento é tranquilo para os dois tipos de embarques. O serviço de hora marcada continua suspenso durante todo período da pandemia. 

foto - ilustração/arquivo



Procon-BA notifica Ford Brasil sobre garantia dos consumidores e reposição de peças no mercado

Notícias/Defesa do consumidor  🚗

O órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) requereu da empresa esclarecimentos sobre como funcionará o cumprimento da garantia dos consumidores que adquiriram veículos da marca Ford e ainda estão em prazo de garantia

Da Redação
foto - divulgação
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) notificou, nesta quarta-feira (20), a Ford do Brasil para obtenção de esclarecimentos sobre questões de logística relacionadas ao fechamento da unidade da empresa no município de Camaçari, na Bahia. O órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) requereu da empresa esclarecimentos sobre como funcionará o cumprimento da garantia dos consumidores que adquiriram veículos da marca Ford e ainda estão em prazo de garantia; quais estabelecimentos realizarão a assistência técnica no estado da Bahia; e como funcionará a política de oferta de componentes e peças de reposição para o veículos da marca produzidos no Brasil ou importados de outros países. A empresa tem um prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos e documentos comprobatórios ao Procon-BA.
Com informações da Secom BA  21/01/2021

Metrô de BH retoma circulação reduzida, cumprindo decisão judicial

Transportes sobre trilhos  🚇

Funcionários e representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, manifestaram discordância com a nova escala operacional adotada pelo Metrô de BH e comunicaram à empresa a retomada do cumprimento da decisão firmada no TRT/MG, que prevê que a abertura do sistema deve se restringir ao acompanhamento das fases de reabertura da cidade.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em reunião realizada nesta terça (19), a CBTU-BH recebeu funcionários e representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, que manifestaram discordância com a nova escala operacional adotada pelo Metrô de BH e comunicaram à empresa a retomada do cumprimento da decisão firmada no TRT/MG, que prevê que a abertura do sistema deve se restringir ao acompanhamento das fases de reabertura da cidade. Diante da posição da categoria, a CBTU-BH retoma a circulação reduzida, em cumprimento à decisão judicial vigente e volta a circular, a partir desta quarta (20), das 5h40 às 11h30 e das 15h30 às 21h30, com todas as 19 estações abertas à população, diariamente. O superintendente Miguel Marques realizou várias tentativas de diálogo, a fim de evitar nova intercalação de horários no sistema, mas as justificativas apresentadas pela empresa não resultaram em êxito. A empresa comunicará ao TRT/MG a atual posição da categoria e seguirá atenta às manifestações do Tribunal quanto às deliberações decorrentes.
Com informações da CBTU  20/01/2021

Entidades se posicionam e defendem o VLT para o transporte de passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande/MT

Transportes sobre trilhos  🚄

CARTA MANIFESTO VLT x BRT - Em defesa dos interesses nacionais e da sociedade para expressarem preocupação com o ato do Governo do Estado de Mato Grosso, que sem estudos técnicos suficientes, decidiu de forma simples e equivocada mudar o modal de transporte de passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande, de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para BRT (Bus Rapid Transport).

Abifer
foto - ilustração/arquivo
As entidades abaixo identificadas, que representam a indústria e os serviços de mobilidade, transporte urbano de passageiros e engenharia no País, através da presente Carta Manifesto, vêm a público em defesa dos interesses nacionais e da sociedade para expressarem preocupação com o ato do Governo do Estado de Mato Grosso, que sem estudos técnicos suficientes, decidiu de forma simples e equivocada mudar o modal de transporte de passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande, de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para BRT (Bus Rapid Transport). Comparando a visão do Governo que orientou essa mudança com a visão técnica do setor metroferroviário, baseada nos fatos e sustentada por estudos e projetos, conclui-se justamente pelo oposto, qual seja, que não há elementos técnicos suficientes que justifiquem a alteração do modal e que, no melhor interesse público e benefício da sociedade, no menor prazo possível, as obras do VLT deveriam ser concluídas. Este estudo comentando ponto a ponto a apresentação do Governo do último 21 de dezembro, segue anexo à presente Carta Manifesto. Este Manifesto pretende trazer à luz aspectos técnicos não abordados e provocar um debate mais democrático, aberto e esclarecedor, com audiências públicas que permitam a discussão, posicionamento e demonstração da melhor solução, a bem da verdade e do interesse da população.

O resumo ponto a ponto em anexo, evidencia que o VLT é a melhor alternativa para Cuiabá – Várzea Grande, dentre outras, pelas seguintes razões:

– Melhor interesse público;

– Menor custo para conclusão das obras;

– Menor tempo para implantação;

– Licenças Ambientais, autorizações, projetos básicos e executivos, demais documentos necessários, já existentes;

– Melhor forma de contratação, com investimentos majoritariamente privados (PPP);

– Menor tempo para publicação de edital de licitação. Primeiro trecho já está praticamente pronto, basta dar andamento;

– Menor risco. Projeto executivo existente e parcialmente implantado;

– Material rodante já adquirido, entregue e pronto para entrar em operação;

– Maior velocidade operacional pois dispõe de menor tempo de carregamento nas estações (portas mais largas), via dedicada (sem interferências), sistemas operacionais que automatizam e otimizam sua operação, como por exemplo o sistema de priorização semafórica;

– Menor custo operacional, pelo menor número de condutores, pois carrega mais passageiros por unidade (trem);

– Cabines nas extremidades do VLT facilitam a inversão de sentido nos pontos terminais, enquanto os BRTs necessitam de grandes áreas para manobras, o que implica em mais desapropriações;

– Sistema estruturante, integrado e abastecido por outros modais;

– Os sistemas VLT são conhecidos como indutores de transformações urbanísticas, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, como ocorreu, por exemplo, no Brasil: Rio de Janeiro e Santos, ou em praticamente todas as 200 cidades em que foi mundialmente implementado, a exemplo de: Bilbao, Zaragoza, Sevilha e tantas outras.

Além do acima exposto, o projeto do VLT Cuiabá-Várzea Grande está muito avançado enquanto o do BRT está em fase ainda preliminar, sem estudos definitivos, projetos básicos, executivos, licenças ambientais… o que torna impossível avaliar a alternativa BRT corretamente e, menos ainda, compará-la com o VLT.

Vale lembrar que as entidades abaixo assinadas desde outubro passado solicitaram, por inúmeras vezes, uma audiência com o excelentíssimo governador para abordar todos estes aspectos técnicos e tentar dissuadi-lo em tomar medidas neste sentido.

Em respeito à engenharia, aos estudos nacionais e internacionais, aos projetos de sucesso já implantados, aos procedimentos administrativos e legais, às portarias interministeriais que norteiam o setor, aos recursos públicos já investidos, aos contratos de financiamento público em curso, propomos um amplo debate público para que a verdade venha à tona e com ela fique definitivamente claro que a decisão correta para o caso em tela é terminar a obra do projeto VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Fonte - Abifer  20/01/2021

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Edital do VLT do DF prevê linha da W3 Norte até o aeroporto

Transportes sobre trilhos  🚄

Pela previsão do Executivo, o custo total do empreendimento será de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão de aporte público. A contraprestação mensal sugerida em edital é de R$ 19,8 milhões para operação e manutenção. A empresa que assumir a concessão patrocinada ficará responsável pela implantação e prestação de serviço público de transporte urbano coletivo por meio do VLT.

Metrópoles
foto - ilustração/arquivo
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) trabalhou durante a pandemia do novo coronavírus para concluir editais de parcerias público-privadas anunciadas no início deste ano pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Uma das PPPs com texto pronto e parâmetros definidos é a do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento com especificações técnicas iniciais está no Tribunal de Contas do DF para apreciação. O TCDF vai avaliar se os pontos estão em conformidade com a legislação e se podem avançar para o recebimento de propostas das empresas. Pela previsão do Executivo, o custo total do empreendimento será de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão de aporte público. A contraprestação mensal sugerida em edital é de R$ 19,8 milhões para operação e manutenção. A empresa que assumir a concessão patrocinada ficará responsável pela implantação e prestação de serviço público de transporte urbano coletivo por meio do VLT. O transporte, similar ao que existe hoje na Praça Mauá do Rio de Janeiro, próximo ao Museu do Amanhã, circulará em estações ao longo de toda a W3 Sul e Norte e, posteriormente, se estenderá até o Aeroporto de Brasília. A extensão total será de 22 quilômetros -16 Km cortando a W3. A previsão em edital é que a frota do VLT seja de 39 trens. Os veículos terão 45 metros, com sete módulos e capacidade para 560 passageiros. Na descrição do projeto, o valor sugerido da passagem é R$ 3,50. Calçadas e ciclovias A empresa que vencer o certame, quando ele for aprovado pelo TCDF e virar licitação, deverá fornecer operação do material rodante e todos os sistemas, além de implantação, adequação e manutenção de sistema de calçadas, ciclovias e passagens de pedestres entres as quadras 600 e 900. O critério de seleção previsto e sugerido ao TCDF é pelo menor valor de contraprestação. Análise pelo Conplan Em 23 de abril de 2020, a proposta de implementação do VLT na via W3 foi apresentada aos integrantes do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Na ocasião, a incorporação do VLT foi apresentada aos conselheiros. A Secretaria de Habitação e Urbanismo, que também participou da construção do projeto, levou duas premissas a serem analisadas pelo conselho: a de fortalecimento da mobilidade urbana e a de revitalização da via. Isso porque a implementação do modal prevê a integração com terminais rodoviários na ponta das duas asas e a requalificação urbana de becos, passagens e quadras nas imediações do VLT. A intenção foi aprimorar a proposta, que também passou por audiência pública. "A proposta agora está com o TCDF. Eles vão analisar se está em conformidade. Podem pedir correções e nós faremos, caso precise. Depois disso, é feita a liberação para licitação da PPP", afirmou o secretário de Mobilidade do DF, Valter Casimiro.
Fonte - Revista Ferroviária  19/01/2021

Primeiras vacinas contra a Covid-19 são aplicadas na Bahia

Saúde 💉 

Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma índia do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. O inicio da imunização foi acompanhada pelo governador Rui Costa, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19).  

Da Redação
divulgação/Secom BA
A vacinação começou apenas algumas horas depois da chegada de 376.600 doses da Coronavac ao estado. Quase um ano que estamos nessa luta, com a população sofrendo, pessoas perdendo seus entes queridos, e hoje, após meses de muito trabalho, começamos a enxergar a luz no fim do túnel”, afirmou o governador Rui Costa. Na ocasião, Rui destacou que ainda há muito a ser feito. “Ainda não é a solução, porque temos uma longa caminhada pela frente. Não tem vacina disponível para todo mundo de uma vez, e por isso vamos tentar buscar uma outra vacina. Estamos tentando, junto ao Supremo Tribunal Federal, conseguir autorização para a aquisição da Sputnik V, a vacina russa”, revelou. A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, que atua no Instituto Couto Maia; o médico Uenderson Barbosa, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a índia Deisiane Tuxá; e dona Lícia Pereira Santos, idosa que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria das Osid, foram as pessoas escolhidas para receber doses dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.Todos se enquadram no público-alvo que faz parte da fase 1 do plano de vacinação contra a Covid-19: profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais. Vacinação na Bahia Às 22h20 desta segunda-feira (18), 376.600 doses da Coronovac chegaram ao aeroporto internacional de Salvador. Os imunizantes já foram enviados em aeronaves para cidades-polo baianas, de onde devem partir, em veículos como vans e caminhões, para os municípios menores em todas as regiões do estado. Os imunizantes são suficientes para vacinar, inicialmente, cerca de 188 mil baianos. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose e, por isso,é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação. Vacinas diferentes, desenvolvidas por laboratórios diferentes e com diferentes posologias serão aplicadas no Brasil, e é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo indicado. Caso não possua um, o cidadão irá receber um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.
Com informações da Secom Ba  19/01/2021

Recuperação da malha aérea da Bahia é superior a 80% em janeiro

Turismo   

No aeroporto de Salvador, a recomposição chega a cerca de 85% em relação ao período anterior à crise do Covid-19. Em outras grandes cidades turísticas, como Porto Seguro, o número de frequências também é próximo ao do mesmo período de 2020, enquanto em Ilhéus chega a ser superior. 

Da Redação  
foto - ilustração/arquivo
Depois de um ano em que as companhias de aviação chegaram a reduzir a oferta de voos a praticamente o essencial, por causa da pandemia, a Bahia registra uma surpreendente recuperação da malha aérea neste janeiro de 2021. No aeroporto de Salvador, a recomposição chega a cerca de 85% em relação ao período anterior à crise do Covid-19. Em outras grandes cidades turísticas, como Porto Seguro, o número de frequências também é próximo ao do mesmo período de 2020, enquanto em Ilhéus chega a ser superior. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, a previsão é que cheguem ao aeroporto de Salvador este mês 2.536 voos domésticos e 26 internacionais. A concessionária Vinci Airports informa que o equipamento vem recuperando de maneira gradual e progressiva o número de assentos e destinos suspensos por conta da pandemia. A oferta prevista para janeiro de 2021 é de 813.107 assentos, equivalente a aproximadamente 85% do que foi ofertado no mesmo mês do ano anterior, quando chegou a 956.942. Em comparação ao auge da pandemia, em abril, quando o número de assentos ofertados foi de 36.428, o crescimento previsto para este mês de janeiro é superior a 2.000%. Segundo ainda dados da Vinci Airport, a recuperação se dá de maneira mais acelerada na malha doméstica, que em janeiro de 2021 está ofertando 799.848 assentos, enquanto que no mesmo período de 2020 o volume foi de 898.421. A reposição mais expressiva é da Gol Linhas Aéreas, que, além de repor a malha disponível em janeiro de 2021, aumentou em 25% a sua oferta de assentos no Salvador Bahia Airport. Os voos internacionais, que chegaram a ser totalmente suspensos nos primeiros meses da pandemia, vêm voltando gradativamente. A primeira companhia a retomar as frequências, já em setembro, foi a portuguesa TAP, que interliga Salvador a Lisboa. Em dezembro, Salvador voltou a receber voos de Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas; de Madri, pela Air Europa, e de Santiago do Chile, pela JetSmart. Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os números demonstram uma retomada expressiva da conectividade aérea e confirmam que a Bahia permanece como grande aposta para os turistas. “A pandemia fez com que o brasileiro optasse por viagens internas, priorizando as regiões de natureza, e nosso estado oferece uma diversidade de atrativos nesse segmento, que vão do sol e praia ao turismo de aventuras, o ecoturismo e o enoturismo, entre outras modalidades”, afirma. Interior No aeroporto de Porto Seguro, a recuperação dos voos também vem superando as expectativas. Segundo o gerente de operações Marcos Correia (Sinart), a média de desembarques passou de 539 em dezembro para 941 este mês, número muito próximo ao de janeiro de 2020, quando chegou a 983. A maioria é procedente de cidades como São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, além de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e cidades do interior de São Paulo. As operações são feitas pelas companhias Gol, Latam e Passaredo. A média em cada voo é de 140 passageiros. “Está havendo ainda muita flutuação na malha aérea, mas para nós tem sido uma surpresa, pois não esperávamos esta boa quantidade de voos para janeiro”, afirma Correia. Em Ilhéus, os voos começaram a retornar em junho, depois do período crítico da pandemia. A concessionária Socicam informa que, no total, estão previstos 399 voos para este mês. No mesmo período do ano passado, foram realizados 333 pousos e decolagens. São voos procedentes de lugares como São Paulo (aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília e Salvador. As operações são da Gol, Azul, Latam e VoePass. No aeroporto de Vitória da Conquista, município da zona turística Caminhos do Oeste e importante acesso para cidades da Chapada Diamantina, estão previstos 228 voos em janeiro, operados pela Azul, Gol e VoePass, interligando destinos como Confins (MG), Guarulhos (SP) e Salvador (BA). O número é igual à malha aérea atendida no mesmo período do ano passado, de acordo com a administradora Socicam.
Com informações da Secom BA  18/01/2021

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso nesta segunda(18)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta segunda(18) na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu e Pinheiro, com saídas nos horários regulares de hora em hora. O movimento tem fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O sistema de hora marcada segue suspenso durante o período da pandemia.


foto - ilustração/arquivo


Conheça o trem de levitação magnética que viaja a mais de 600 km/h

Transportes sobre trilhos  🚅

O trem chinês foi desenvolvido para viajar em velocidades de até 620 km/h, no entanto, a meta dos criadores é aumentar este limite, podendo atingir até 800 km/h no futuro. 

Olhar Digital - Via: South China Morning Post
imagem/YouTube
A China mostrou um protótipo do que pode ser a sua próxima geração de trens de levitação magnética (maglev). Pesquisadores da Southwest Jiaotong University apresentaram nesta semana um maglev de 165 metros de comprimento, que passará por testes em ambiente controlado. O trem chinês foi desenvolvido para viajar em velocidades de até 620 km/h, no entanto, a meta dos criadores é aumentar este limite, podendo atingir até 800 km/h no futuro. Assim como os chineses, os japoneses também trabalham em uma nova linha de trens de levitação magnética que deve operar entre Tóquio e Nagoia até 2027. Porém, a China diz que sua tecnologia de supercondutividade elétrica é mais econômica. 

Supercondutividade
A supercondutividade acontece quando a resistência elétrica se aproxima de zero em temperaturas muito baixas. Esse fenômeno é essencial para que os trens de levitação magnética viajem de forma rápida e eficiente. No Japão, para atingir o processo de supercondutividade em sua frota de trens-bala Chuo Shinkansen, é utilizado hélio em estado líquido para alcançar temperaturas extremamente baixas, na casa dos – 269ºC. De acordo com Deng Zigang, um dos pesquisadores e criadores do protótipo na China, utilizar hélio líquido é “muito caro”. “Aqui conseguimos atingir a supercondutividade em temperaturas ligeiramente mais altas utilizando nitrogênio líquido”, declarou.

Impasses 
Os pesquisadores chineses ressaltam que ainda existem alguns problemas que precisam ser resolvidos antes de a nova tecnologia de levitação magnética se tornar viável para uso comercial, um processo que pode levar até seis anos. O custo estimado para construir novas linhas ferroviárias preparadas para trens maglev também é alto, perto da casa dos US$ 40 milhões por quilômetro de extensão, segundo Wu Zili, engenheiro sênior da equipe de pesquisadores chineses. Wu diz que o protótipo apresentado nesta semana foi totalmente construído utilizando fibra de carbono, o que representa um vagão com a metade do peso dos trens maglev tradicionais. Por ora, os engenheiros trabalham para reduzir o barulho do trem, algo que deve ser alcançado melhorando o perfil aerodinâmico do veículo. Os pesquisadores pretendem testar o protótipo de trem maglev em percursos mais longos no futuro para saber como o veículo se sai em cenários reais de transporte. O desenvolvimento de trens da categoria maglev faz parte de uma iniciativa de Pequim para criar trajetos mais rápidos e econômicos entre as cidades. Vale destacar que a China é o país com a frota ferroviária comercial mais rápida do planeta. Em 2002, o Shanghai Transrapid já era capaz de ultrapassar a velocidade máxima de 400 km/h. 
Fonte - Olhar Digital  18/01/2021



Preparar-se para o pior, garantir a contenção de danos

Ponto de Vista/Política  🔍

A crise, que até então infernizava a massa da população paupérrima (assolada pela doença e pela falta de recursos) entrou pela casa adentro do setor organizado, arrombando a porta. O infausto anúncio somou-se coincidentemente ao da demissão por PDV de cinco mil bancários do BB e do fechamento de quase 400 agências, bem como de inúmeras demissões maciças em muitos outros setores; uma epidemia de demissões anunciadas.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente 
João G.Vargas Netto
Escrevo este primeiro texto de 2021 impressionado pela velocidade com que avançam a Covid, o desemprego e o desespero dos brasileiros acossados pela fome. As seis centrais sindicais, no dia 5 de janeiro, determinaram a concentração de nossas preocupações e exigências na luta pela vacinação já, pelo auxílio emergencial e pela solidariedade social aos mais desvalidos. Mas então houve o brutal anúncio da Ford do fechamento de três fábricas no Brasil. A crise, que até então infernizava a massa da população paupérrima (assolada pela doença e pela falta de recursos) entrou pela casa adentro do setor organizado, arrombando a porta. O infausto anúncio somou-se coincidentemente ao da demissão por PDV de cinco mil bancários do BB e do fechamento de quase 400 agências, bem como de inúmeras demissões maciças em muitos outros setores; uma epidemia de demissões anunciadas. Para o movimento sindical que tem resistido e procurado manter a lucidez e a unidade, a situação criada é a que recomenda preparar-se para o pior, sem ilusões, sem bravatas, sem desfalecimento. Preparar-se para o pior implica imediatamente um esforço das direções sindicais de subirem às bases, conectando-se com as aflições e expectativas de milhões de trabalhadores. Significa também garantir a unidade de ação ao resistir e evitar o discurso voluntarista grandiloquente e vazio que na prática precede derrotas acachapantes e que, no mínimo, não leva em conta as possibilidades reais de luta, bem como a solidariedade imediata e necessária aos trabalhadores prejudicados. A garantia de contenção de danos pressupõe a exigência de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização apoiado por uma efetiva autoridade sanitária nacional informal que realize também uma campanha maciça de esclarecimento, convencimento e comunicação. Conter danos é também o objetivo da continuidade do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia. Conter danos é ajudar os metalúrgicos da Ford a resistirem ao fechamento das fábricas, garantindo a eles na confirmação das demissões a totalidade das dívidas trabalhistas, a recolocação e auxílios emergenciais (como, por exemplo, considerar o estoque de veículos já produzidos pela Ford como um fundo adicional que lhes garanta um abono complementar). Ao se preparar para enfrentar o pior e garantir a contenção de danos o movimento sindical demonstrará sua relevância.
*João Guilherme Vargas Netto* - Analista Político
Fonte - Portogente  18/01/2021