Transportes sobre trilhos 🚅
O trem chinês foi desenvolvido para viajar em velocidades de até 620 km/h, no entanto, a meta dos criadores é aumentar este limite, podendo atingir até 800 km/h no futuro.
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Supercondutividade
A supercondutividade acontece quando a resistência elétrica se aproxima de zero em temperaturas muito baixas. Esse fenômeno é essencial para que os trens de levitação magnética viajem de forma rápida e eficiente. No Japão, para atingir o processo de supercondutividade em sua frota de trens-bala Chuo Shinkansen, é utilizado hélio em estado líquido para alcançar temperaturas extremamente baixas, na casa dos – 269ºC. De acordo com Deng Zigang, um dos pesquisadores e criadores do protótipo na China, utilizar hélio líquido é “muito caro”. “Aqui conseguimos atingir a supercondutividade em temperaturas ligeiramente mais altas utilizando nitrogênio líquido”, declarou.
Impasses
Os pesquisadores chineses ressaltam que ainda existem alguns problemas que precisam ser resolvidos antes de a nova tecnologia de levitação magnética se tornar viável para uso comercial, um processo que pode levar até seis anos. O custo estimado para construir novas linhas ferroviárias preparadas para trens maglev também é alto, perto da casa dos US$ 40 milhões por quilômetro de extensão, segundo Wu Zili, engenheiro sênior da equipe de pesquisadores chineses. Wu diz que o protótipo apresentado nesta semana foi totalmente construído utilizando fibra de carbono, o que representa um vagão com a metade do peso dos trens maglev tradicionais. Por ora, os engenheiros trabalham para reduzir o barulho do trem, algo que deve ser alcançado melhorando o perfil aerodinâmico do veículo. Os pesquisadores pretendem testar o protótipo de trem maglev em percursos mais longos no futuro para saber como o veículo se sai em cenários reais de transporte. O desenvolvimento de trens da categoria maglev faz parte de uma iniciativa de Pequim para criar trajetos mais rápidos e econômicos entre as cidades. Vale destacar que a China é o país com a frota ferroviária comercial mais rápida do planeta. Em 2002, o Shanghai Transrapid já era capaz de ultrapassar a velocidade máxima de 400 km/h.
Fonte - Olhar Digital 18/01/2021
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