quinta-feira, 25 de março de 2021

Governo da Bahia finaliza projeto de 1,5 milhão na restauração de áreas da Bacia do Rio Utinga

Meio ambiente/Sustentabilidade   🌱🌴

A restauração foi feita pelo modelo de sistemas agroflorestais (SAF), utilizando espécies nativas e espécies que permitem o aproveitamento econômico. Para marcar o encerramento do projeto, foi realizada uma reunião on-line na manhã desta quinta-feira (25). Com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, foram beneficiadas 19 comunidades nos municípios de Bonito, Wagner, Utinga, Lajedinho, Rui Barbosa, Lençóis, Iraquara, Andaraí e Nova Redenção, formadas por pequenas propriedades da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas.

Da Redação
foto - Sema
O Governo do Estado finalizou a execução do Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara, na Chapada Diamantina, com o plantio de 60.340 mudas de espécies de uso frutífero, medicinal, melífero e ecológico, em uma Área de Preservação Permamente (APP) de 110 hectares, que poderá ser utilizada como campo experimental para futuras pesquisas em recuperação de áreas degradadas. A restauração foi feita pelo modelo de sistemas agroflorestais (SAF), utilizando espécies nativas e espécies que permitem o aproveitamento econômico. Para marcar o encerramento do projeto, foi realizada uma reunião on-line na manhã desta quinta-feira (25). Com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, foram beneficiadas 19 comunidades nos municípios de Bonito, Wagner, Utinga, Lajedinho, Rui Barbosa, Lençóis, Iraquara, Andaraí e Nova Redenção, formadas por pequenas propriedades da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. Ao todo, além do plantio das mudas, o projeto abarcou ainda quatro nascentes protegidas e reflorestadas, implantou dois viveiros de produção de mudas florestais com capacidade de 50 mil mudas por ano, mais de 100 pessoas capacitadas; e cercamento de 11 quilômetros para proteção da área recuperada. Participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, representando a diretora-geral do órgão, Márcia Teles; o engenheiro agrônomo Murilo Figueiredo, da Agrotopo Engenharia – empresa licenciada para execução do projeto; Gileno Menezes, diretor do Colégio Estadual de Educação Profissional (Cetep); e lideranças locais representantes das comunidades beneficiadas. Para o secretário do Meio Ambiente, ao executar este projeto, o Governo cumpre o compromisso assumido com lideranças locais em um dos momentos mais críticos da crise hídrica na região. “Este projeto foi resultado das reivindicações de assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento Associativista Indígena Payaya (MAIP), prefeituras, sindicatos e instituições ligadas ao meio ambiente da Chapada Diamantina. Fica um legado para as 19 comunidades rurais beneficiadas ao longo da microbacia do rio Utinga e da APA Marimbus-Iraquara. E não podemos falar em encerramento, pois esse é o primeiro passo para a recuperação dessa área degradada”, destacou João Carlos, acrescentando que a partir deste projeto, amplia-se a possibilidade de apoio e parceria para continuidade e multiplicação da ação. O chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, ressaltou a importância desse projeto como um piloto, que possa ser ampliado para outras áreas. “Sabemos que para a real necessidade que se apresenta, essa área é relativamente pequena, entretanto, o sucesso do modelo implementado pelo Inema serve como referência para que possa ser aplicado em outras áreas e regiões. O Inema continuará à disposição de toda comunidade e lideranças que participaram, dando continuidade a esse projeto com o manejo das mudas”, afirmou Welton. O engenheiro agrônomo Murilo Figueiredo comentou sobre a riqueza e o desafio da implantação desse projeto tendo em vista a relação com as comunidades, de maneira que elas incorporassem um papel protagonista para sua execução. “Conseguimos alcançar as metas do projeto, e seu legado ficará para as comunidades que já cuidam dessas áreas. Hoje, essas famílias agrícolas já começam a se organizar no sentido de formarem cooperativas de beneficiamentos de frutas, a partir da produção dessas mudas. E essa é a intencionalidade, preservar as matas ciliares e nascentes, e ter a possibilidade de geração de renda extra para essas famílias que enfrentam muitas dificuldades de vivência nessa região”, afirmou Murilo. “O resultado desse projeto nós veremos a médio e longo prazos. O primeiro passo foi dado e cabe agora às organizações e associações cuidar dessas áreas e ampliá-las a partir da experiência já implantada. Sou testemunha que o trabalho gerou resultados, e é de fundamental importância não só para a comunidade como também para a capital, pois a Chapada é a caixa d´água da Bahia. Somos muito gratos por esse presente e esse trabalho aqui na região”, avaliou o diretor do Cetep, Gileno Menezes. O projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara foi executado pelo Inema, com apoio da Sema, e recursos de conversão de multas ambientais.
Com informações da Secom BA 25/03/2021

Túnel liga melhor as margens do Porto de Santos

Infraestrutura - Portos   🚢

O projeto para construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos, o principal do Hemisfério Sul, segue o seu curso com o chamamento público previsto para este mês. Com a finalidade de integrar e agilizar atividades logísticas complexas, assim também irá ligar a seco as cidades de Santos e Guarujá separadas pelo canal à navegação.

Portogente
foto/divulgação
A cidade está fadada a ser tanto teatro de conflitos crescentes como o lugar geográfico e político da possibilidade de soluções. O projeto para construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos, o principal do Hemisfério Sul, segue o seu curso com o chamamento público previsto para este mês. Com a finalidade de integrar e agilizar atividades logísticas complexas, assim também irá ligar a seco as cidades de Santos e Guarujá separadas pelo canal à navegação. Como infraestrutura, essa ligação a seco precisa estabelecer as condições mais importantes para o porto com duas margens, por exemplo, realizar serviços flexíveis que otimizem o uso de suas instalações e, também, facilitar a interação de cidades metropolitanas. Considerando os aspectos portuário e urbano, o túnel estabelece uma dinâmica própria; estruturalmente, apontando para um horizonte superior ao da ponte. Consideremos um caso típico de uma ligação à seco das margens do Porto de Santos, o retorno ou embarque de contêineres oriundos da outra margem, com máxima presteza. A vantagem do túnel, em relação à ponte, ocorre principalmente pela distância mais curta a ser percorrida. Além disso, na relação cidade e porto, promove facilidade de transportes e comunicações, bem como contatos frequentes e contatos face a face. Projetos dessa ponte são apresentados há quase um século, sem convencer a sua construção. Proposta pela segunda vez, a solução para a ligação a seco das margens do porto por túnel submerso demonstra viabilidade, em todos os aspectos: como investimento; estrutura portuária; como concepção do espaço urbano com olhos no futuro e atendendo ao debate do futuro que se deseja. Ou seja, uma estrutura avançada e com sustentabilidade. Na abordagem da ligação a seco das margens-cidades do Porto de Santos, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e comparativamente, quais respostas são dadas pela solução por ponte ou túnel, como estratégias e práticas na relação das cidades e seu porto?
Fonte - Portogente 25/03/2021

Governador da Bahia anuncia suspensão do transporte intermunicipal durante a Semana Santa

Transportes/prevenção  🚏🚢

A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O governador Rui Costa anunciou  na noite de terça-feira(23)  a suspensão do transporte intermunicipal no estado. A suspensão terá validade de 1º de abril até as 5h de 6 de abril. A medida restritiva será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24). "A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. Se as pessoas circularem corremos o risco de aumentar a contaminação", ponderou o governador. O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da primeira hora do dia 1º de abril, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora do dia 1º de abril de 2021, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril. Também ficam suspensas, a partir de 20h do dia 31 de março, a circulação, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs, em todo estado, até as 5h do dia 06 de abril. Ficam suspensas, a partir de 20h do dia 1º de abril, a circulação, a saída e a chegada de transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, em todo o estado, até as 5h do dia 5 de abril de 2021.
Com informações da Seinfra BA  24/03/2021

terça-feira, 23 de março de 2021

Metrô de Salvador tem novo horário de operação das 5h as 17h30 até o dia 28/03

 Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

O Metrô de Salvador tem horário de funcionamento alterado em comprimento ao novo decreto do Governo do Estado da Bahia que prorroga as medidas restritivas de combate a pandemia em Salvador. O horário de operação do sistema metroviário  de Salvador e Lauro de Freitas passa a ser todos os dias da semana das 5h as 19h30 até o dia 28 de março.


foto - iluustração/arquivo



Prefeitura amplia Rapidão São Luís para Terminal de Integração Cohab-Cohatrac

Mobilidade 🚍

Com a ampliação, a Prefeitura conclui o projeto de implantação do serviço, interligando todos os cinco terminais da cidade. Entenda o serviço 'Rapidão São Luís' no transporte coletivo A iniciativa já beneficia milhares de passageiros diariamente, proporcionando menor tempo de deslocamento nas viagens, além da redução do número de passageiros e seu tempo de permanência nos terminais. 

Da Redação
foto - divulgação/Secom SL
Lançado há duas semanas, o serviço de transporte coletivo ‘Rapidão São Luís’ ganhou mais uma linha nesta terça-feira (23). Desta vez para o Terminal de Integração Cohab-Cohatrac. Com a ampliação, a Prefeitura conclui o projeto de implantação do serviço, interligando todos os cinco terminais da cidade. Entenda o serviço 'Rapidão São Luís' no transporte coletivo A iniciativa já beneficia milhares de passageiros diariamente, proporcionando menor tempo de deslocamento nas viagens, além da redução do número de passageiros e seu tempo de permanência nos terminais. Para se ter ideia do ganho de tempo, uma viagem entre os terminais Distrito Industrial e Praia Grande teve um ganho médio entre 15 e 20 minutos pelo novo serviço, em relação a uma linha normal. “Iniciamos o serviço pelas linhas dos terminais Distrito Industrial, Cohama-Vinhais, São Cristóvão e Terminal Praia Grande. Agora, com o terminal Cohab-Cohatrac, ampliamos o benefício para os passageiros dessa região, garantindo mais agilidade, buscando sempre a qualidade no serviço do transporte público”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

Rapidão Cohab-Cohatrac
A linha Rapidão Terminal de Integração Cohab-Cohatrac começou a operar hoje. A primeira viagem teve início às 6h10. Em comparação a uma linha convencional que faz o percurso entre o Cohab-Cohatrac e Praia Grande, a redução no tempo de deslocamento foi de 45 minutos. A linha circulará inicialmente nos horários de pico, mas os horários podem ser reajustados ou ampliados de acordo com a demanda dos usuários. Assim como as demais linhas já operantes, ela contará com dois veículos articulados e realizará oito viagens por dia. Atualmente, as linhas já operantes transportam, em média, 100 passageiros por viagem nos horários de pico. Na primeira semana do serviço foram transportados, em média, três mil passageiros. Com a nova linha Cohab-Cohatrac e conforme a população for se habituando com o serviço, a tendência é que este número seja ainda maior nas próximas semanas. O grande diferencial do serviço é que ele transporta um grande número de usuários nos horários de pico aos seus polos de demandas, com poucos pontos de paradas e com tempo de percurso menor com relação aos serviços das linhas convencionais. O Rapidão São Luís vai de terminal para terminal, em novas rotas, diminuindo em até a metade do tempo para se deslocar pela cidade. “O projeto Rapidão veio para trazer comodidade, segurança e rapidez aos usuários do transporte coletivo no seu deslocamento diário para o trabalho, médico, escolas e faculdade, além do seu retorno para casa. Com isso, evitamos que o cidadão passe mais tempo no trânsito, chegando mais cedo em sua casa. Isso representa mais qualidade de vida”, disse o gestor da Secretaria de Trânsito e Transporte, Cláudio Ribeiro O Rapidão São Luís mantém o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária – de segunda à sexta. Isso significa dizer que o passageiro que usar Bilhete Único em uma linha convencional e pegar o Rapidão não terá alteração no seu tempo de uso do benefício. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do 'Rapidão São Luís' e vai usar uma linha convencional. 

Rotas do Rapidão São Luís em operação
Linha Terminal Cohab-Cohatrac/Terminal Praia Grande Ida: Termina Cohab-Cohatrac, Terminal Cohama-Vinhais, Avenida Daniel de La Touche, Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Ponte Bandeira Tribuzi, Avenida Beira-Mar, Terminal de Integração Praia Grande Volta: Avenida Beira-Mar, Avenida Carlos Cunha, Via Expressa, Daniel de La Touche, Terminal de Integração Cohama-Vinhais, Terminal de Integração Cohab-Cohatrac Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande Ida: Daniel de La Touche, Avenida dos Holandeses, Avenida Castelo Branco-Terminal Praia Grande Volta: Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses, Avenida Daniel de La Touche Linha Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande Ida: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohab, Avenida Jerônimo de Albuquerque Terminal da Cohama, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Terminal da Praia Grande Volta: Avenida dos Franceses, Rodoviária, Avenida Guajajaras, Terminal do São Cristóvão Linha Terminal Distrito Industrial/Terminal Praia Grande Ida: BR 135, Avenida dos Franceses, Monte Castelo, Praça Deodoro, Terminal Praia Grande Volta: Avenida dos Africanos, Franceses, BR 135, Terminal do Distrito
Com informações da Agência São luis de Notícias  23/03/2021

Thales lança sistema SelTrac CBTC de oitava geração

Tecnologia  Ferroviária   🚄

Tecnologia FerroviáriaO SelTrac G8 apresenta uma nova arquitetura digital com opções flexíveis projetadas para minimizar a quantidade de equipamentos necessários na via. A plataforma G8 também pode fornecer uma atualização para os sistemas SelTrac existentes. 

IRJ
foto - ilustração/arquivo
A THALES lançou seu sistema SelTrac CBTC de oitava geração, que inclui um conjunto de recursos avançados para permitir que as operadoras gerenciem o crescimento da rede, extensões e expansões da frota, bem como responder e gerenciar rapidamente as interrupções nas redes metropolitanas. O SelTrac G8 apresenta uma nova arquitetura digital com opções flexíveis projetadas para minimizar a quantidade de equipamentos necessários na via. A plataforma G8 também pode fornecer uma atualização para os sistemas SelTrac existentes. Embora alguns sistemas de sinalização possam ter uma vida útil de 30 anos ou mais, alguns elementos podem se tornar obsoletos muito mais rapidamente. Thales diz que o SelTrac G8 foi projetado para permitir que tecnologias futuras sejam integradas como parte de atualizações de desempenho ou processos de gerenciamento de obsolescência. O sistema também pode ser atualizado por meio de atualizações de software. O sistema também suporta processos que irão melhorar a operação para manter a disponibilidade e pontualidade. Isso inclui monitoramento de condição para dar suporte à manutenção, junto com maior resiliência, que pode ser combinada com aprimoramentos de hardware e software para estender a vida útil do sistema sem interromper a operação. Thales diz que o sistema está pronto para autonomia, com recursos autônomos projetados para tornar as implantações de CBTC greenfield e brownfield mais rápidas e fáceis, com conversão rápida de trens e equipamento mínimo na via. “Com esta nova geração do sistema SelTrac, a Thales está apoiando a transformação digital dos operadores ferroviários urbanos, oferecendo uma solução inovadora que inclui as tecnologias mais recentes e abre o caminho para as operações de trem autônomo dos próximos 30 anos e além”, disse o Sr. Alcino de Sousa, VP, diretor geral, Sinalização Ferroviária Urbana da Thales.
Fonte - International Railway Journal  22/03/2021
https://www.railjournal.com/signalling/thales-unveils-eighth-generation-seltrac-cbtc-system/

segunda-feira, 22 de março de 2021

Toque de recolher a partir das 18h é iniciado com o apoio da Polícia Militar em toda a Bahia

Prevenção & Saúde  😷

A proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h passou a valer no início da noite desta segunda-feira (22), em todo o território baiano. Como vem ocorrendo nas últimas semanas, o cumprimento da determinação, que segue até o dia 1° de abril, será mantido com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com o objetivo de reduzir os altos índices de contágio da Covid-19 na Bahia, o governo estadual ampliou por mais duas horas o toque de recolher. A proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h passou a valer no início da noite desta segunda-feira (22), em todo o território baiano. Como vem ocorrendo nas últimas semanas, o cumprimento da determinação, que segue até o dia 1° de abril, será mantido com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Em Salvador, a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), responsável pelos bairros do Rio Vermelho e Ondina, executa o trabalho sob o comando da major Érica Patricia. “Nesse momento, a orientação é de negociação com as pessoas, principalmente nesta data de hoje, em que se inicia o novo horário do toque de recolher”, contou. Viaturas setorizadas percorrem ruas da região, orientando as pessoas a irem logo para casa, garantindo o fechamento de estabelecimentos e, em casos desobediência e descumprimento do decreto, acompanham a pessoa envolvida até a delegacia. “O canal que pode ser utilizado para denúncias de festas e aglomerações e outras ocorrências é o 190, e as pessoas que insistem em não cumprir o decreto são levadas à delegacia”, completou a comandante. O engenheiro Carlos Balaleu foi uma das pessoas orientadas pelos policiais da 12° a irem para casa neste primeiro dia de toque de recolher com novo horário. “Temos que manter essas medidas para reduzir os casos. Está certo, sim. Todo mundo para casa”, alertou o engenheiro.

Outras medidas restritivas
Na capital baiana e em alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS), as atividades consideradas não-essenciais continuam proibidas até 5h de 29 de março. Apenas Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João não aderiram à prorrogação do decreto e os serviços não-essenciais podem funcionar até 17h, durante a semana. Até o dia 26 de março, após 17h, será permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais, nesses municípios. Em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência podem ser realizadas. Supermercados, hipermercados e atacadões devem comercializar apenas gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene. Já as farmácias podem comercializar somente medicamentos e produtos voltados à saúde. A medida vale até as 5h do dia 29 de março para os seguintes municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João. Os estabelecimentos que funcionem como supermercados, hipermercados e atacadões devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A medida tem validade até as 5h do dia 29 de março. Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até as 24h. A medida vale para Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho. Em Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João, os bares e restaurantes devem encerrar o atendimento presencial até as 17h. A circulação dos meios de transporte metropolitanos fica suspensa das 19h as 5h até o dia 29 de março.

Medidas válidas para toda a Bahia
A restrição da venda de bebidas alcoólicas segue valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 26 de março até 5h de 29 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada. Ficam vedados, até 29 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas. Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica. A retomada escalonada das atividades econômicas está condicionada à manutenção, por cinco dias consecutivos, da taxa de ocupação dos leitos de UTI em percentual igual ou abaixo de 80%.
Com informações da Secom BA  22/03/2021

SISTEMA FERRY-BOAT SALVADOR/ITAPARICA TERÁ QUADRO DE HORÁRIOS ALTERADO TEMPORARIAMENTE A PARTIR DE 23/03(terça-feira)

Travessia marítima  🚢

Resolução altera temporariamente quadro de horários do Sistema Ferry-Boat.A resolução Agerba nº 19 foi publicado no diário oficial do último sábado. Confira aqui os novos horários a partir de terça 23/03
 
Da Redação
A partir de terça-feira, 23 de março, e enquanto durar a restrição de locomoção noturna e o funcionamento apenas de serviços essenciais determinados por força de Decretos Estaduais, os horários de partidas de embarcações do Sistema Ferry-Boat funcionam de forma escalonada. A resolução Agerba nº 19 foi publicado no diário oficial do último sábado (20). Serão operados onze horários partindo de Salvador, com destino a Itaparica, e outros 12 horários partindo da ilha com destino a capital. De acordo com a demanda dos usuários para a realização da travessia, principalmente para evitar aglomerações nos terminais e embarcações, a ITS poderá realizar horários extras. Está mantido o quantitativo máximo de ocupação de 100% de vagas destinadas a veículos e de 75% da quantidade total de passageiros nas embarcações.
Com informações da ITS  22/03/2021


VEJA AQUI OS NOVOS HORÁRIOS


CCR Metrô Bahia intensifica higienização com máquina de lavar trens que reaproveita 85% da água utilizada

Transportes sobre trilhos  🚇

A CCR Metrô Bahia intensificou a higienização dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Além da intensificação da limpeza na área interna das composições, a concessionária reforçou a lavagem da parte externa.

CCR Metrô Bahia
foto/divulgação
Em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde e Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) para evitar a proliferação do Covid-19, a CCR Metrô Bahia intensificou a higienização dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Além da intensificação da limpeza na área interna das composições, a concessionária reforçou a lavagem da parte externa. Esse processo acontece com a máquina de lavar trens instalada no Pátio Pirajá. Totalmente automatizado e sustentável, o equipamento tem potencial para recuperar e tratar a água por meio de um filtro, fazendo o reuso de 85% da água em uma nova lavagem. O trem é levado por um condutor até a máquina e passa por ela a uma velocidade máxima de 5km/h. O lavador de trens possui doze escovas com cerdas e executa a lavagem em três etapas: ducha com água reutilizada, aplicação de desengraxante alcalino de cera e, por último, enxague com água limpa. O equipamento é muito semelhante a um lava-rápido de carros e todo o processo dura, no máximo, 15 minutos. A lavagem que acontece regular e periodicamente, conta com dois operadores: um conduzindo o trem e o outro comandando a máquina de lavar.
Fonte - ANPTrilhos  22/03/2021