sábado, 8 de fevereiro de 2020

Grã-Bretanha terá cidade com frota de ônibus totalmente elétrica

Mobilidade  🚌

As autoridades locais agora podem se candidatar para se tornar a primeira cidade de ônibus elétrica da Grã-Bretanha, com o vencedor a receber um fundo de até 50 milhões de libras (cerca de 64,7 milhões de dólares) para uma frota totalmente nova de ônibus elétricos.A cidade selecionada será usada como modelo para ajudar a cumprir a ambição do governo de que todos os ônibus sejam totalmente elétricos até 2025.

Revista Amazônia 
ônibus double decker elétrico/Londres
foto - ilustração/arquivo
Dados do Departamento de Transportes mostraram que uma cidade com 200 ônibus elétricos poderia economizar cerca de 7.400 toneladas de CO2 a cada ano, o equivalente a tirar 3.700 carros a diesel das ruas.
As autoridades locais agora podem se candidatar para se tornar a primeira cidade de ônibus elétrica da Grã-Bretanha, com o vencedor a receber um fundo de até 50 milhões de libras (cerca de 64,7 milhões de dólares) para uma frota totalmente nova de ônibus elétricos.
A cidade selecionada será usada como modelo para ajudar a cumprir a ambição do governo de que todos os ônibus sejam totalmente elétricos até 2025.
Dados do Departamento de Transportes mostraram que uma cidade com 200 ônibus elétricos poderia economizar cerca de 7.400 toneladas de CO2 a cada ano, o equivalente a tirar 3.700 carros a diesel das ruas.
O fundo faz parte de uma alocação total de 170 milhões de libras (200,5 milhões de dólares) anunciada na quinta-feira para melhorar os serviços e tornar as viagens de ônibus mais ecológicas, fáceis e confiáveis.
“A primeira cidade de ônibus totalmente elétrica da Grã-Bretanha é apenas o começo … este pacote de 170 milhões de libras nos ajudará a criar comunidades mais limpas, mais fáceis de se locomover e mais ecológicas, acelerando as viagens e tornando-as mais confiáveis”, afirmou. Shapps.
No início desta semana, o governo britânico anunciou o fim da venda de veículos a gasolina e diesel entre 2040 e 2035.
Fonte - Revista Amazônia  08/02/2020

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Belfast lançará os primeiros ônibus de dois andares a hidrogênio da Irlanda

Mobilidade/Tecnologia  🚌

A Translink assinou um contrato com o Grupo Energia para o fornecimento de hidrogênio renovável de um parque eólico North Antrim em terra e um contrato com a Wrightbus, que fornecerá três novos ônibus sustentáveis ​​de dois andares com célula a combustível movidos a hidrogênio. O investimento total de capital representa cerca de £ 4 milhões. 

Intelligent Transport
Intelligent Transport
Belfast deve receber os primeiros ônibus de dois andares movidos a hidrogênio na Irlanda antes do final de 2020, enquanto o país procura descarbonizar o transporte público da Irlanda do Norte para zero emissões até 2040.
A Translink assinou um contrato com o Grupo Energia para o fornecimento de hidrogênio renovável de um parque eólico North Antrim em terra e um contrato com a Wrightbus, que fornecerá três novos ônibus sustentáveis ​​de dois andares com célula a combustível movidos a hidrogênio. O investimento total de capital representa cerca de £ 4 milhões. O projeto piloto também entregará a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio do gênero na Irlanda.
Durante a assinatura do contrato, a Ministra  Nichola Mallon, disse que o seu papel no Ministério de Infraestrutura é transformar a vida das pessoas, conectar melhor as comunidades em toda a ilha, garantir uma economia equilibrada próspera e desempenhar nosso papel no combate à emergência climática.
Fonte - Intelligent Transport  07/02/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta sexta(07) opera com 4 embarcações

Travessia marítima  🚢

Nesta sexta(07) estão em operação as quatro embarcações, Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma(1h) hora entre cada partida nos dois terminais. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que nesta sexta(07)estão em operação as quatro embarcações, Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma(1h) hora entre cada partida nos dois terminais. Até o momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros em Bom Despacho e São Joaquim.
Mais informações através do Tel. 0800 028 2723 ou pelo e mail demandastravessias@sollobrasil. com.br
Com informações da ITS 07/02/2020

Torino(Itália) realiza testes com sistema de ônibus elétricos autônomos(Driverless)

Mobilidade/Tecnologia  🚌

Os testes deverão durar cerca de quatro meses, realizando experiência com um serviço de transporte dentro do campus da OIT. Os veículos podem transportar até 12 passageiros a uma velocidade de 25 km/h.

Da Redação
foto - ilustração/Pinterest
A cidade de Torino na Itália,deu inicio aos testes em seu primeiro projeto de ônibus elétrico autônomo(Driverless), sem motorista.
Os testes deverão durar cerca de quatro meses,durante esse período será realizada uma experiência com um serviço de transporte dentro do campus da OIT do Centro Internacional de Treinamento das Nações Unidas na cidade.
Os ônibus elétricos Olli, são fornecidos pela Local Motors, localizada no Arizona.Os veículos podem transportar até 12 passageiros a uma velocidade de 25 km / h,com autonomia de até 50 km com apenas uma carga.
Pregpontocom  07/02/2020

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Desembarque internacional no aeroporto de Salvador cresceu 18% em 2019

Turismo 

O principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia foi a Argentina. Foram 112 mil, representando mais da metade dos visitantes que passaram pelo aeroporto da capital baiana no ano passado.O ranking segue com Chile e Uruguai, empatados. Cada país enviou 16 mil turistas, sendo que este último teve crescimento de 12%.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A movimentação no desembarque internacional no aeroporto de Salvador cresceu 18% em 2019, quando comparado a 2018. O número total passou de 177.906 para 209.940 passageiros, de acordo com o balanço da Vinci Airports, que administra o equipamento. O principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia foi a Argentina. Foram 112 mil, representando mais da metade dos visitantes que passaram pelo aeroporto da capital baiana no ano passado.
O ranking segue com Chile e Uruguai, empatados. Cada país enviou 16 mil turistas, sendo que este último teve crescimento de 12%. Em seguida vêm Estados Unidos, com 14 mil, e Portugal, com 12 mil (incremento de 37%). Da Itália chegaram a Salvador 10 mil passageiros, enquanto Alemanha e França ficaram com 8 mil cada um.
“Salvador é o principal portão de entrada da Bahia, especialmente para os turistas estrangeiros. A nossa expectativa é que esse crescimento continue no ano de 2020, considerando o trabalho de promoção do destino Bahia em outros países e o esforço do Governo do Estado para atrair novos voos”, explica o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco.
Recentemente, a Bahia passou a ser destino de voos de companhias de baixo custo, a exemplo da JetSmart, que iniciou operações entre Santiago (Chile) e Salvador, no fim de dezembro. Os voos são diretos e sem escalas, com duração de 5h30. A expectativa da companhia é trazer mais de 30 mil chilenos para conhecer a Bahia durante este ano.
Com informações da Secom BA  06/02/2020

Terminal de Ônibus Aeroporto é ampliado com melhorias na integração entre Salvador e RMS

Mobilidade/Integração  🚌<> 🚇

Novo espaço será entregue nesta sexta-feira (7) e trará diversas melhorias para a população.O espaço foi ampliado e agora conta com cobertura em todo o equipamento com o objetivo de garantir mais segurança e comodidade aos usuários do transporte público.Com a ampliação, o terminal passa a ter uma área total construída de 7,9 mil m² e 21 baias. Esse número é mais que o dobro da área utilizada anteriormente, de cerca de 3 mil m². O local tem capacidade para atender mais de 200 mil passageiros por dia útil e 168 ônibus por hora.

Da Redação
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O Terminal de Ônibus Aeroporto, que liga por passarela à Estação Aeroporto de Metrô, acaba de passar por um processo de ampliação e melhorias. Administrado pela CCR Metrô Bahia, o espaço foi ampliado e agora conta com cobertura em todo o equipamento com o objetivo de garantir mais segurança e comodidade aos usuários do transporte público.
Com a ampliação, o terminal passa a ter uma área total construída de 7,9 mil m² e 21 baias. Esse número é mais que o dobro da área utilizada anteriormente, de cerca de 3 mil m². O local tem capacidade para atender mais de 200 mil passageiros por dia útil e 168 ônibus por hora. Dentre as melhorias, pontos de ônibus foram realocados e um novo acesso de pedestre pela Rua Gerino de Souza Filho foi aberto. Com isso, foram implantadas três novas lombofaixas para garantir a travessia segura da população.
O terminal é totalmente acessível, tendo como principal rota a passarela de travessia da Estrada do Coco e de acesso à Estação Aeroporto de Metrô. O equipamento possui escadas fixas com sinalização em braile no corrimão, elevador, escadas rolantes e piso tátil. Além das rondas estratégicas e periódicas realizadas por Agentes de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia, o local conta com monitoramento eletrônico realizado por 38 câmeras integradas à Sala de Supervisão Operacional (SSO) e ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
O Terminal de Ônibus Aeroporto vem facilitando o deslocamento de quem circula pela capital, em Lauro de Freitas e na Região Metropolitana diariamente, fazendo a integração entre ônibus e metrô e contribuindo para a redução do tempo de viagem e qualidade de vida. O equipamento funciona das 4h45 até 1h, todos os dias, inclusive feriados.

Linhas que circulam no Terminal de Ônibus Aeroporto:
Plataforma A:Pontos 1 a 6 | Desembarques e Linhas com Destino à Orla| 838 – Itaigara, 838I – Itaigara, 838I2 – Itaigara, 879 – Terminal Rodoviária, 884 – Lapa via Itapuã, 841 – Campo Grande, 841A – Campo Grande via Miragem, 889 – Itapuã, 889A – Itapuã, 889A2 – Itapuã, 889E – Itapuã, 138 – Terminal Mussurunga, 807 – Terminal Mussurunga
Ponto 7 | 834 – Candeias, 834A – Madre de Deus, 834E – Simões Filho
Ponto 8 | 889 – Nova Dias D’Ávila, 889A – Dias D’Ávila, 889A2 – Mata de São João, 889E - Camaçari

Plataforma B:Ponto 9 | 937 - Buraquinho
Ponto 10 | 840 – Vilas do Atlântico, 840A – Loteamento Miragem
Ponto 11 | 885A – Jauá, 885E2 – Residencial Recanto de Abrantes via Cond. Reserva Parque, 885E – Outlet Premium via R. Sitio do Assis
Ponto 12 | 885 – Vila de Abrantes
Ponto 13 | 1024 – Jardim das Margaridas
Ponto 14 | 857I - Arembepe , 857A – Canto dos Pássaros via Arembepe

Plataforma C:Ponto 15 | 883A – Vida Nova via BA-099, 854 – Portão via BA 099
Ponto 16 | 858A - Praia de Ipitanga via Av. Amarilio Tiago dos Santos, 858A2 - Praia de Ipitanga via Praça da Arcanja
Ponto 17 | 855 – Jambeiro/Areia Branca via Itinga/Cond. Viver Salvador, 855I – Areia Branca / Jambeiro via Ba-099 / Cond. Viver Salvador
Ponto 18 | 883A3 – Vida Nova via Itinga/Parque São Paulo
Ponto 19 | 883E – Lindu / Brisa via BA-099, 883E2 – Lindu / Brisa / CAIC
Ponto 20 | 883 – Vida Nova via Terraplac
Ponto 21 | 846 – Lauro de Freitas via Terraplac, 846 – Lapa via Centenário, 846A – Praia de Ipitanga, via Av. Amarilio Tiago dos Santos, 846A – Lapa, 846A2 - Praia de Ipitanga via Praça da Arcanja, 846A2 – Lapa, 860 – Portão via Terraplac, 860 – Term. Pituaçu via Terraplac
Com informações da CCR Metrô Bahia   06/02/2020

Estudo sobre viabilidade do VLT em MT deve ser concluído em 2 meses

Transportes sobre trilhos  🚄

O modal, com 22 quilômetros de trilhos com dois itinerários, deveria ter ficado pronto em março de 2014 para facilitar o transporte dos turistas durante a Copa do Mundo, mas o projeto, que já consumiu mais de R$ 1 bilhão, está inacabado. Denúncias de desvio de dinheiro travaram o andamento dos trabalhos.

TV Centro América
foto - ilustração/arquivo
Um estudo sobre a viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Grande Cuiabá, deve ser concluído em abril deste ano. O atual governo do estado informou que tenta retomar a obra. Para isso, foi formado um grupo de trabalho junto com o governo federal.
O modal, com 22 quilômetros de trilhos com dois itinerários, deveria ter ficado pronto em março de 2014 para facilitar o transporte dos turistas durante a Copa do Mundo, mas o projeto, que já consumiu mais de R$ 1 bilhão, está inacabado. Denúncias de desvio de dinheiro travaram o andamento dos trabalhos.
Até agora apenas 6 km foram concluídos. Por onde passaria os trens, a imagem é de abandono.
A expectativa dos moradores é de que esta obra seja retomada ainda neste ano.
Em novembro de 2019, uma empresa de consultoria ganhou uma licitação para o estudo de viabilidade econômico-financeira de continuidade das obras do VLT, na Grande Cuiabá.
Pelo valor de R$ 464,3 mil, a empresa ficou responsável por elaborar e apresentar um relatório sobre a retomada do VLT e a viabilidade de construção do BRT (Buss Rapid Transit) - que consiste em corredores exclusivos para a circulação de ônibus coletivos.
Paralelamente a essa consultoria, está sendo feito um estudo técnico sobre a viabilidade ou não do VLT. O estudo é realizado por um grupo composto por vários órgãos, e comandado pela secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional.
A equipe foi montada em julho de 2019, após reuniões feitas em Brasília entre os governos estadual e federal.
Lojas fechadas Muitas lojas da Avenida da Feb, em Várzea Grande, onde trilhos do VLT foram instalados, foram fechadas, pois a obra parada atrapalhou o fluxo de pessoas na região e, consequentemente, as vendas.
O empresário Guilherme Verdum, dono de um hotel na região, afirmou que a quantidade de hóspedes diminuiu após a obra ser abandonada.
Resolvemos fechar o hotel para não se afundar em dívidas, declarou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Hotéis em Mato Grosso, Jack Abboudi, a obra teve gastos desnecessários.
É dinheiro jogado fora. É uma ferida aberta e precisamos resolver essa situação, ressaltou.
Em 2015, uma estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apontou que 40% das empresas que ficam às margens do canteiro de obras do VLT fecharam as portas na Avenida da Feb.
Obras paradas A obra começou em 2012, quando Silval Barbosa era governador. Em setembro de 2015, ele foi preso na Operação Sodoma, que investigava uma suposta organização criminosa que cobrava propina dos empresários para manter contratos com o estado durante a gestão dele.
O contrato com o consórcio VLT foi reincidido pelo estado em 2018 depois que o ex-governador Silva Barbosa disse em delação premiada que houve desvio de dinheiro da obra.
Segundo ele, 3% foram retirados da parte de infraestrutura do projeto, orçado em R$ 600 milhões. Por causa do acordo de delação, hoje Silval Barbosa responde processo em liberdade e é monitorado por tornozeleira eletrônica.
A única estação concluída em todo o trajeto fica em frente ao Aeroporto Marechal Rondon.
Atualmente, a opção mais barata é o transporte coletivo. No entanto, há vários problemas que dificultam o dia a dia da população.
É muito quente, abafado e lotado. Todos os dias são assim, em qualquer horário, disse uma passageira.
Fonte - Revista Ferroviária  06/02/2020

Link da Matéria
http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=31409

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ONU premia brasileira(Baiana) por filtro de água solar que mata bactérias.

Ciência e Tecnologia  🌅

Do reconhecimento em olimpíadas de física, biologia, astronomia até premiações ligadas à inovação. E principalmente pelo Aqualuz, um purificador de água que usa os raios solares para matar bactérias e torná-la potável. Graças à invenção, ela foi a primeira brasileira a vencer o prêmio da ONU voltado a jovens com propostas para o meio ambiente. A tecnologia de baixo custo já foi testada e está em fase de produto. Atualmente 53 famílias e cerca de 265 pessoas usam a solução.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A baiana Anna Luísa Beserra só tem 22 anos, mas já coleciona uma série de conquistas. Do reconhecimento em olimpíadas de física, biologia, astronomia até premiações ligadas à inovação. E principalmente pelo Aqualuz, um purificador de água que usa os raios solares para matar bactérias e torná-la potável. Graças à invenção, ela foi a primeira brasileira a vencer o prêmio da ONU voltado a jovens com propostas para o meio ambiente. A tecnologia de baixo custo já foi testada e está em fase de produto. Atualmente 53 famílias e cerca de 265 pessoas usam a solução.
“Ser mulher, jovem, nordestina é desafiador. Reconhecimentos como esse são o que me dão força. Às vezes passamos por situações de não ser levada a sério. Mas isso nos deixa mais fortes”, conta Beserra, que se formou no ano passado em biotecnologia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), e agora toca a sua startup SWD (Safe Drinking Water for All) com o Aqualuz.
Inovadora aos 15 anos,Beserra conta que sempre foi apaixonada pela ciência e seu poder de transformar realidades. Quando fez 15 anos, em vez de pedir uma festa, pediu aos pais que ganhasse de presente um microscópio. A ideia do filtro purificador solar surgiu quando Beserra tinha 15 anos e estava no ensino médio. Ao tomar conhecimento do programa Jovem Cientista, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), decidiu participar. O tema naquele ano [2013] era a água.

“CRIANÇAS NO SEMIÁRIDO MORREM POR TEREM ÁGUA CONTAMINADA E NÃO TEREM HOSPITAL PARA TRATAR. E PENSEI ‘ESTOU EM SALVADOR, TENHO ACESSO A ÁGUA, A TUDO. O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR QUEM NÃO TEM?”
Revista Amazônia
Com a ajuda de seu pai, começou a pesquisar e montar protótipos simples dentro das condições que conseguia. Mas a ideia do Aqualuz só avançou mesmo durante a graduação na UFBA, há cerca de três anos. A ideia do Aqualuz saiu do papel e trata-se de uma tecnologia criada para purificar água de cisternas (que armazenam a água de chuva). Ele é um reservatório criado com uma superfície de vidro que funciona acoplado à cisterna. A água armazenada nela é bombeada até o dispositivo e o processo de limpeza acontece automaticamente ao receber os raios solares.
“Não usamos placas [que captam a energia do sol]. A passagem da luz do sol é direta na água. A combinação da radiação com o sistema de calor consegue matar as bactérias”, explica Beserra. O Agualuz tem um indicador que avisa quando o processo termina. O morador pode então pegar a água com a ajuda de uma torneira integrada ao reservatório. Quem usa diz que o acesso à água limpa ficou mais fácil. A manutenção também. Com a tecnologia, diz ela, a água demora de duas a seis horas para ficar potável. Outras soluções demoram de seis a até 48 horas.
Agora que terminou a faculdade, Beserra se dedica em tempo integral à sua startup. Sua invenção está na décima versão e seu objetivo é que órgãos governamentais possam usá-la para ajudar os brasileiros que vivem em regiões de seca, principalmente no semiárido nordestino. “A gente pode mudar o mundo de várias formas. E a ciência e a tecnologia são algumas delas”. Beserra recebeu em outubro o prêmio na categoria de criatividade pela iniciativa “Mude o Mundo Como uma Menina”, criada pelo Força Meninas, negócio de impacto social que visa capacitar garotas e adolescentes a desenvolverem suas habilidades, com patrocínio do Banco Original.
Fonte - Revista Amazônia  05/02/2020

Veja como funciona o sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta quarta(05)

Travessia marítima  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica conta nesta quarta(05) com quatro(04) embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares de hora em hora.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica opera nesta quarta(05) com quatro(04) embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares de hora em hora. A ITS,empresa que opera o sistema, informa que até o  momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois sentidos,nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho.
Para mais informações sobre o funcionamento do sistema os clientes poderão fazer consultas através do Tel. 0800 028 2723, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  05/02/2020

Conheça um dos passeios de trem turístico mais bonitos do mundo - Curitiba/Morretes

Turismo Ferroviário  🚄🚃🚃🚃

A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.

Turismo S/A
foto - ilustração/Facebook.com
Eleito pelo jornal inglês "The Guardian", como um dos dez passeios de trem mais bonitos do planeta, o percurso entre Curitiba e Morretes surpreende turistas de diversos lugares. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.
O nosso ponto de partida foi a pitoresca cidade de Morretes, no litoral do Paraná e o destino final a Estação Ferroviária de Curitiba. São aproximadamente três horas e meia contemplando a exuberância do maior trecho preservado e contínuo de Mata Atlântica. Caso você opte pelo vagão "pet" ou litorina de luxo você terá à disposição guias que explicam tudinho sobre os principais pontos do percurso.
Nós fizemos o percurso no vagão pet, único no mundo! Ele é super confortável e possui algumas amenidades para os amiguinhos de 4 patas. Durante o caminho além de sabermos mais sobre a história desse lugar pudemos desfrutar de um serviço de open bar de bebidas (café, água, refrigerante e cerveja) e um lanche no meio do percurso tudo incluso no valor da passagem.
A ferrovia e seus túneis, pontes, picos e montanhas que ligam Curitiba ao litoral do Estado já tem 130 anos de idade e é considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil. A Serra Verde Express é a operadora oficial do trem turístico de passageiros da Serra do Mar Paranaense na ferrovia Paranaguá - Curitiba desde 1997 tendo feito muitas melhorias desde então.
Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens operados pela empresa. Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece city tour, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos. Para garantir a satisfação dos visitantes a empresa investe periodicamente em melhorias, treinamentos de colaboradores e na preservação do meio ambiente
Mais informações em: www.serraverdeexpress.com.br
Fonte - Revista Ferroviária  05/02/2020

Emprego decente: caminho civilizatório

Ponto de Vista  🔍

"Num momento em que se avolumam problemas e dramas agudos, o Brasil precisa enfrentar de forma racional e responsável a mazela econômica e social da qual derivam inúmeras outras: o grave desemprego que, apesar de tímida melhora apontada no final de 2019, ainda atinge cerca de 13 milhões de pessoas, e a precarização que contribui para rebaixar o mercado de trabalho e as condições de vida da população."

Portogente
Liderança dos engenheiros defende
caminho civilizatório para o País com
 a criação de empregos decentes.
 Crédito/Seesp.
O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), Murilo Pinheiro, em recente artigo, faz considerações importantes sobre o País. "Num momento em que se avolumam problemas e dramas agudos, o Brasil precisa enfrentar de forma racional e responsável a mazela econômica e social da qual derivam inúmeras outras: o grave desemprego que, apesar de tímida melhora apontada no final de 2019, ainda atinge cerca de 13 milhões de pessoas, e a precarização que contribui para rebaixar o mercado de trabalho e as condições de vida da população."
Para ele, o País precisa de "mercado interno com poder de compra e força de trabalho qualificada, o que exige remuneração digna e bom atendimento de serviços essenciais pelo Estado, com ênfase em educação e pesquisa. É preciso expandir a economia real e produtiva, recuperar a indústria; abandonar a lavoura arcaica que desmata e escraviza e investir no agronegócio tecnologicamente avançado e socioambientalmente responsável".
Ele adverte: "É preciso escolher o caminho do avanço civilizatório."
Fonte - Portogente  05/02/2020

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Governador da Bahia anuncia o início das obras de extensão da linha 1 do Metrô de Salvador

Transporte sobre trilhos  🚇

As obras de construção do novo tramo do Metrô de Salvador devem começar nesta semana,declarou o governador Rui Costa - BA. O anuncio foi feito durante discurso na abertura dos trabalhos da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
  Estação pirajá
O governador da Bahia Rui Costa anunciou o início das obras da extensão  da linha 1 do Metrô de Salvador nesta semana.A linha 1 cujo trecho atual que vai da Estação da Lapa até a  estação Pirajá, deverá ganhar mais 5km com a construção do novo tramo que ira da Estação Pirajá,passando ela nova Estação Campinas e chegando a futura Estação de Águas Claras.
As obras de construção do novo tramo do Metrô de Salvador devem começar nesta semana,declarou o governador Rui Costa - BA. O anuncio foi feito durante discurso na abertura dos trabalhos da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia).
A ordem de serviço para as intervenções foi assinada no dia 9 de dezembro do ano passado. A linha 1 do Metrô de Salvador atualmente com 13 km deverá chegar a 18km de extensão após a construção do novo tramo.O metrô de Salvador transporta atualmente 370 mil passageiros por dia nas duas linhas com 33km no total, com 20 estações e oito terminais de ônibus integrados.A frota atual é composta por 40 trens fornecidos pela coreana Hyundai Rotem.
Pregopontocom  04/02/2020



Metrô de Salvador transporta baianos e turistas do Aeroporto ao centro em 40 minutos

Transportes sobre trilhos  🚇

O trajeto entre a Estação Aeroporto e a Estação Lapa do Metrô pode ser feito em até 40 minutos.Para levar os passageiros que chegam ao aeroporto até o metrô é oferecido o serviço de shuttle, ônibus que transporta os usuários de forma de gratuita. O serviço é ofertado diariamente, com intervalo entre um ônibus e outro de até 10 minutos. Salvador é umas das três capitais brasileiras que realizam a integração entre aeroporto e metrô.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A integração entre o Aeroporto Internacional de Salvador e o metrô facilita o acesso de baianos e turistas que precisam se deslocar até o centro da capital baiana. O trajeto entre a Estação Aeroporto e a Estação Lapa do Metrô pode ser feito em até 40 minutos. 
Para levar os passageiros que chegam ao aeroporto até o metrô é oferecido o serviço de shuttle, ônibus que transporta os usuários de forma de gratuita. O serviço é ofertado diariamente, com intervalo entre um ônibus e outro de até 10 minutos. Salvador é umas das três capitais brasileiras que realizam a integração entre aeroporto e metrô.
O engenheiro de produção William Oliveira, que vive na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, estava há 10 anos sem visitar a Bahia. Nesta terça-feira (4), ele desembarcou no Aeroporto de Salvador e utilizou o serviço de translado até o metrô pela primeira vez. William seguiu até a Estação Rodoviária e de lá pegou um ônibus para Lençóis, na Chapada Diamantina, onde irá curtir as férias. 
“É ótimo ter essa possibilidade de pegar um ônibus que te leva até o seu destino. Isso facilita e impede que a gente fique perdido, sem saber para onde vai. A minha impressão aqui foi a melhor possível e não tenho do que reclamar deste serviço”, avalia o engenheiro de produção. 
Os ônibus que operam no serviço de shuttle têm capacidade para transportar até 75 passageiros, sendo 56 sentados e 19 em pé, além do espaço para 16 malas grandes ou 32 médias. São realizadas mais de 200 viagens por dia no trajeto Aeroporto/Metrô e sem paradas intermediárias. De acordo com gestor de atendimento e operação da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino, o percurso é feito em até quatro minutos. 

foto - ilustração/arquivo
“O serviço é oferecido para que os usuários tenham essa comodidade de chegar ao metrô com conforto e segurança. Os passageiros não pagam nada para fazer uso do shuttle. Ao chegar no metrô, eles pagam R$ 3,70 e podem se deslocar para qualquer ponto da cidade, além de fazer a integração com os ônibus”, explica Balbino. 
Ainda segundo o gestor, o metrô da capital baiana transporta 390 mil pessoas diariamente. O modal possui 33 quilômetros de extensão, 20 estações e 8 terminais de integração. O sistema opera com 40 trens que podem transportar até mil passageiros por viagem. “O metrô representa uma grande facilidade para deslocamento da população, que evita trânsito e consegue chegar rápido ao destino. Agora estamos focados no período de carnaval para garantir a mobilidade de quem vai curtir a festa”, conclui.
Com informações da Secom BA  04/02/2020

CBTU inaugura escadaria na estação Barro do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

Escadaria é inaugurada e facilita circulação de usuários na Estação Barro. O projeto faz parte de uma parceria entre a CBTU e o Consórcio Grande Recife e contou com a participação de setores entre eles a  Coordenação Operacional Manutenção da Construção Civil (COMCI)

Da Redação
Divulgação/CBTU
Para facilitar o acesso dos usuários do metrô ao sistema de Terminal Integrado, foi inaugurada uma escadaria na estação Barro na manhã desta sexta-feira, 31. O projeto faz parte de uma parceria entre a CBTU e o Consórcio Grande Recife e contou com a participação de setores como a Coordenação Operacional Manutenção da Construção Civil (COMCI); Coordenação Operacional Planejamento de Transporte (COPET); Coordenação Operacional de Implantação (COIMP) ; Gerência Operacional de Estação GOEST e Coordenação Operacional da Linha Centro (COECE).
Segundo o coordenador da COECE, Sérgio Correia, “todo o serviço durou em torno de 30 dias e nós buscamos realizar as adaptações, como gradear as laterais, implantar um portão no início da escada, pintura, corrimão e gradear a janela da copa da estação”. “O projeto não teve custo para a Companhia, pois foram reaproveitados diversos materiais tanto da CBTU, quanto do Consórcio”, finalizou.
Com informações da CBTU  04/02/2020

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Governador do Maranhão Flávio Dino divulga novo piso salarial para os professores do estado

Cultura/Educação  📖

Flávio Dino - Novo piso de remuneração para professores 40h no Maranhão deve passar para R$ 6.358,96. Proposta será enviada hoje para Assembleia Legislativa. Lembro que valor nacional é R$ 2.886,24

Da Redação
foto - ilustração/PCdoB
O governador do Maranhão, Flávio Dino do PC do B, divulgou nesta segunda (03),através de suas redes sociais o novo piso salarial  no valor de R$ 6.358,96,  para os professores com carga horária de 40 horas semanais nas escolas do Estado.
A proposta que será encaminhada à Assembleia Legislativa do estado,irá variar entre 5% e 17,49%, e a reposição dos valores ainda será acrescida de outras vantagens como: titulações e outras gratificações, levando o Maranhão a pagar uma das maiores remunerações do Brasil para os professores da rede pública de ensino.

Notas divulgadas nas redes sociais pelo Gov. Flávio Dino
Novo piso de remuneração para professores 40h no Maranhão deve passar para R$ 6.358,96. Proposta será enviada hoje para Assembleia Legislativa. Lembro que valor nacional é R$ 2.886,24.

Tomei a decisão de repassar 100% dos valores do FUNDEB para a folha de salários, e complementar com recursos próprios do Estado. A essência da aprendizagem reside nos professores. Dessa decisão resulta reajuste de até 17,5% nas menores remunerações (piso).
Pregopontocom  03/02/2020

Quais são as principais características do monotrilho da BYD?

Transportes sobre trilhos  🚄

No último final de semana, o noticiário de mobilidade urbana foi surpreendido pela notícia em que a chinesa BYD havia sido habilitada para fornecer trens para o monotrilho da Linha 17-Ouro.A empresa é famosa pela fabricação de ônibus elétricos, e vem apostado no mercado ferroviário através do seu produto “SkyRail”. A BYD deve fornecer este sistema para Salvador, e agora acaba de ganhar seu segundo contrato na America do Sul. Há projetos do fornecimento destes trens também para sistemas da Ásia.

Renato Lobo - Viatrolebus
foto - ilustração/arquivo
A empresa é famosa pela fabricação de ônibus elétricos, e vem apostado no mercado ferroviário através do seu produto “SkyRail”. A BYD deve fornecer este sistema para Salvador, e agora acaba de ganhar seu segundo contrato na America do Sul. Há projetos do fornecimento destes trens também para sistemas da Ásia.

Alguns desses diferenciais estão no site da fabricante, o que não significa que as composições da Linha 17-Ouro tenha estes diferenciais:

Monotrilho a bateriaDe acordo com o site da fabricante, os trens possuem baterias de emergência a bordo, que são baterias de fosfato de ferro instaladas em todos os trens em caso de falta de energia. Os comboios ainda podem operar até a estação mais próxima para descarregar com segurança os passageiros. Isso também significa que os trilhos de força não são necessários nas instalações de manutenção, reduzindo bastante o risco de choque elétrico para os trabalhadores de manutenção.

BYD diz que SkyRail é mais baratoO SkyRail também custa significativamente menos para operar e manter do que as linhas comparáveis ​​de transporte rápido de ônibus e trens, diz a fabricante. No site está ausente comparativos de custos entre os meios de transporte.
Mas a empresa usa as mesmas estruturas das demais fornecedoras. A estrutura aérea em si é praticamente isenta de manutenção, de acordo com a BYD, sem trilhos para inspeção e manutenção. As vigas guia são passivas, utilizando uma construção de concreto pré-moldado de longa vida útil.
Os veículos SkyRail operam em um ambiente limpo e controlado e são muito mais fáceis de manter. Através de milhões de quilômetros de serviço, os regimes de manutenção e os requisitos de inspeção são consagrados. Todo o equipamento de bordo é facilmente acessível e componentes dos veículos são usados ​​em todo o mundo.

CapacidadeConfigurável em até 8 vagões, os sistemas SkyRail podem movimentar até 30.000 pessoas por hora e por sentido, com trens operando em dois minutos de intervalo. Sua capacidade, portanto, é menor que o sistema fornecido pela Bombadier na Linha 15-Prata, que pode transportar até 48 mil passageiros por hora e por direção.
Fonte - Viatrolebus  03/02/2020

Link da Matéria - https://viatrolebus.com.br/2020/02/quais-sao-as-principais-caracteristicas-do-monotrilho-da-byd/


Movimento do Ferry-Boat na travessia marítima Salvador/Itaparica nesta segunda(03)

Travessia marítima 🚢

Quatro embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi, operam nesta segunda na travessia marítima Salvador/Itaparica,com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida.

Da Redação
foto-ilustração/arquivo
A travessia marítima Salvador/Itaparica pelo sistema Ferry-Boat, está operando com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida.O fluxo de veículos até o momento é tranquilo em São Joaquim e moderado em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais.
Mais informações sobre o funcionamento do sistema pelo Tel. 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  03/02/2020

O Metrô de BH transportou mais de 54,4 milhões de passageiros em 2019

Transportes sobre trilhos  🚇

Foram 54.444.130 passageiros no acumulado do ano de 2019, com uma média de passageiros que passou de 4,5 milhões de pessoas circulando pelo sistema todos os meses.A Estação Eldorado foi a unidade que registrou o maior número de embarques, com aproximadamente 8,5 milhões de usuários/ano. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Metrô de BH administrado pela CBTU,transportou 54.444.130 passageiros no acumulado do ano de 2019, com uma média de passageiros que passou de 4,5 milhões de pessoas circulando pelo sistema todos os meses. Mantendo o padrão de atendimento, o índice de regularidade das viagens realizadas pelo metrô passa de 98%, enquanto o indicador de pontualidade das partidas é superior a 94%.
A Estação Eldorado foi a unidade que registrou o maior número de embarques, com aproximadamente 8,5 milhões de usuários/ano.
Dados da Coordenação da Programação e Procedimentos Operacionais da CBTU-BH apontam que março foi o mês mais movimentado nas estações, com 5.253.495 embarques/mensais. E foi durante o Carnaval 2019 que a CBTU-BH registrou a maior concentração de usuários/dia. No sábado (2/3), o metrô transportou 248.654 usuários/dia, firmando uma marca anual que ajuda a consolidar a importância da operação do metrô para a capital mineira.
A receita operacional gerada em Minas também é a maior entre todos os sistemas operados pela Companhia e reflete um crescimento de 23,2%, na comparação com 2018. Ao todo foram arrecadados cerca de R$ 21,6 milhões a mais, considerando a receita gerada, em 2019, pela CBTU-BH.
O superintendente Miguel da Silva Marques destacou a importância do incremento financeiro para a sustentabilidade empresarial da operadora. “O aperfeiçoamento de habilidades da CBTU-BH em gerar novas receitas e manter-se competitiva e rentável, ao longo do tempo, sinaliza nosso compromisso com a implementação de mecanismos de resposta capazes de agregar valor econômico, social e ambiental para todos os públicos atendidos pela empresa. O crescimento da receita operacional é dos mais positivos indicadores da nossa capacidade em produzir cada vez mais e com melhores resultados para a Companhia e para toda da população que utiliza o sistema sobre trilhos”, enfatiza o executivo.
Desempenho nacional: A consolidação do balanço anual de todos os sistemas administrados pela CBTU revela que foram transportados 157,3 milhões de passageiros, considerando as cinco capitais onde a Companhia atua. A média total de passageiros atendidos pela empresa atingiu a marca de 521 mil/usuários dia. E, embora a CBTU Recife figure como a operadora que mais recebeu usuários, o modelo de compensação tarifária implantado na CBTU Belo Horizonte mostrou-se muito mais rentável e eficiente - o que justificou a arrecadação recorde apresentada pela operadora mineira e produziu reflexos diretos no aumento da receita operacional global, que também cresceu de R$ 185,962 milhões, em 2018, para R$ 202,975 milhões, em 2019.
Com informações da CBTU  03/02/2020

Limite ao direito de impor tributos

Ponto de Vista/Economia  🔍 $

Uma coisa aprendi com a história política do país: nunca houve uma reforma tributária que tenha diminuída a carga de impostos pagos pela população. Por mais que o sistema tributário seja caótico, disforme, complicado, caro e injusto, não vejo como desta vez será diferente. Aliás, tem havido aumentos de impostos no Brasil inteiro quase silenciosamente.

José Pio Martins - Portogente* 
foto - ilustração/arquivo
Daqui a algumas semanas, o Congresso Nacional retorna com o tema da reforma tributária. Uma coisa aprendi com a história política do país: nunca houve uma reforma tributária que tenha diminuída a carga de impostos pagos pela população. Por mais que o sistema tributário seja caótico, disforme, complicado, caro e injusto, não vejo como desta vez será diferente. Aliás, tem havido aumentos de impostos no Brasil inteiro quase silenciosamente.
Citemos dois exemplos. Um, a elevação do imposto sobre veículos (o IPVA) de 2,5% para 3,5%, que representou aumento de 40% no total a pagar. Na conta de energia, quase metade do valor são tributos, e chegou a esse ponto sem a população perceber claramente, pois os impostos sobre energia são principalmente indiretos, estão embutidos (escondidos) no preço.
Nas mais importantes revoluções ao longo da história, a revolta contra os impostos esteve presente. A Revolução Inglesa (1689), A Revolução Americana (1776) e A Revolução Francesa (1789) tiveram, como uma das causas, a revolta contra o excesso de tributação interna ou contra a tributação imposta pelo império sobre a colônia. Aqui mesmo no Brasil, tivemos movimentos sangrentos contra a pesada tributação imposta por Portugal. Tiradentes morreu por lutar contra a “derrama”, a cobrança forçada dos impostos atrasados, o chamado “quinto”.
Na Revolução Inglesa, chamada de “gloriosa”, houve grande revolta contra os altos impostos e o direito do rei de elevar tributos a qualquer momento e em qualquer medida. A Inglaterra vivia sob a monarquia absoluta, o rei detinha poderes plenos e não se submetia às mesmas leis impingidas aos cidadãos. O resultado foi a substituição da monarquia absoluta pela monarquia parlamentar, o rei deixou de ser soberano, e expressiva parcela de seus poderes foi transferida ao parlamento formado por representantes eleitos. Nascia o princípio de que não pode haver tributação sem representação.
Na Revolução Americana, uma das causas da revolta e da declaração de independência dos Estados Unidos em relação à Inglaterra foi a “Revolta do Chá”, em 1773. A coroa britânica sobretaxou o chá exportado para os Estados Unidos e provocou indignação geral, inclusive entre os próprios ingleses que haviam emigrado para a América do Norte.
Na Revolução Francesa, produtores enraivecidos se revoltaram contra as arbitrariedades no aumento de tributos e contra a figura dos contratadores (ou rendeiros gerais), que detinham o direito, cedido a eles pelo rei mediante pagamento, de cobrar tributos sobre determinado produto ou região. O famoso cientista Antoine Lavoisier, considerado pai da química moderna, foi guilhotinado pelos revoltosos em dezembro de 1771 porque era um contratador, ou rendeiro geral.
Esses fatos históricos nos remetem aos poderes concedidos a prefeitos, governadores e presidente da República para criar e aumentar tributos sem passar pelos representantes do povo. O chefe do Poder Executivo também é eleito pelo povo, mas como ele administra os gastos públicos, não se deve dar-lhe poderes para criar ou elevar tributos. Isso é como dar ao síndico de um prédio o direito de cobrar taxas dos moradores sem submeter à votação e aprovação deles.
É essencial para a segurança jurídica, a previsibilidade econômica e a paz social que a criação ou a elevação de tributos seja votada pela câmara de representantes. A divisão de poderes entre legislativo, executivo e judiciário, que devem ser harmônicos e independentes entre si, com poderes limitados, é fundamental para a defesa do indivíduo contra os excessos e o arbítrio do governo e dos governantes.
Um dos problemas da existência dessa entidade chamada “Estado” e de seu braço executivo, o governo, é que não há anjos na Terra. É grande a parcela de governantes e burocratas, inclusive os concursados, que uma vez no governo colocam seus interesses pessoais acima dos interesses daqueles que os puseram lá. Uma das facetas dessa realidade é que, uma vez no cargo público, o eleito ou concursado mude de lado. Isto é, ele passa a representar o Estado, não a sociedade. Seria esperar muito da natureza humana que fosse diferente.
Não nos iludamos: o primeiro objetivo de quem disputa eleição é conseguir o poder; o segundo é manter-se no poder. Para muitos, o objetivo é mandar e se enriquecer no cargo. Então, a sociedade deve cuidar para que haja limitação dos poderes do governo e o controle das ações dos governantes, coisas das quais não gostam os governantes com inclinação autoritária. Entre as limitações, deve estar a limitação do direito de impor tributos.
* Economista, é Reitor da Universidade Positivo
Fonte - Portogente  03/02/2020

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Sistema purifica 2 mil litros de água por dia com energia solar e ainda gera eletricidade

Ciência & Tecnologia   🌊 

A nova solução vem da startup Tenkiv’s, que arrecadou US$ 50 mil, via financiamento coletivo, para aprimorar e produzir em larga escala um sistema que é capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar, e de quebra produzir, armazenar e converter energia para outros usos.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Moradores da África e Ásia têm encontrado dificuldades em obter água potável para consumo. Várias iniciativas procuram melhor o modo de promover qualidade de vida para esses países com menor custo benefício, claro.
A nova solução vem da startup Tenkiv’s, que arrecadou US$ 50 mil, via financiamento coletivo, para aprimorar e produzir em larga escala um sistema que é capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar, e de quebra produzir, armazenar e converter energia para outros usos.
A startup fica em Sacramento, na Califórnia, o principal objetivo da companhia é democratizar o acesso à água potável e energia renovável.
O grande diferencial do sistema é que, em vez de focar na tecnologia fotovoltaica, ela usa o calor do sol para fazer tudo isso funcionar – é a tecnologia térmica solar. De acordo com a startup, o método custa aproximadamente 1/13 de um painel solar e 1/5 do que qualquer fonte de combustível fóssil, o que torna a tecnologia viável e escalável.
“Tenkiv Solar Collectors vai poder distribuir de forma simples e eficiente a energia térmica provida pelo sol. Seja para esquentar o banho ou fazer chá, não importa. A maior parte das invenções energéticas provém de sistemas complexos e ineficientes que requerem energia para transformar a energia”, esclarece o site.
Fonte - Revista Amazônia  01/02/2020