sábado, 7 de outubro de 2017

Linz na Áustria terá trólebus bi-articulado equipados com baterias

Transportes  🚌

Os ônibus bi-articulados serão climatizados com 24 metros e capacidade para transportar 180 passageiros,terão dois motores assíncronos centralizados fornecidos pela TSA,e as baterias usadas para permitir a operação sem uso de catenárias serão recarregadas usando o sistema IMC fornecido pela Kiepe Electric.

Da redação
foto - ilustração
A Linz Linien que opera o transporte na cidade de Linz na Áustria, apresentou um protótipo dos 20 trólebus bi-articulados,que funcionarão também com baterias, que serão usados para a renovação da frota da cidade.
A Linz Linien encomendou em 2015,20 ônibus Exqui.City da Van Hool,que estão sendo construídos na Belgica,e deverão concluir a entrada em operação até o final de 2019 em substituição a frota atual.
Os ônibus bi-articulados serão climatizados com 24 metros e capacidade para transportar 180 passageiros,terão dois motores assíncronos centralizados fornecidos pela TSA,e as baterias usadas para permitir a operação sem uso de catenárias serão recarregadas usando o sistema IMC fornecido pela Kiepe Electric.A recarga será feita pela catenária enquanto o ônibus estiver se deslocando conectado a uma rede aérea.
Os novos ônibus biarticulados serão os primeiros e os mais longos a entrarem em operação na Áustria.
Pregopontocom 07/10/2017

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Governo do Estado garante integração da meia passagem entre ônibus metropolitano,metrô e ônibus de Salvador

Mobilidade  🚌 <> 🚇 <> 🚌

O decreto que será publicado neste sábado (07) no DOE,vai igualar as legislações de transporte, garantindo o direito dos estudantes, que utilizam os sistemas, de pagar a meia passagem. A integração dos ônibus metropolitanos com o metrô já está funcionando.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Será publicado neste sábado (7), no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto que vai regulamentar e permitir a plena integração para estudantes que utilizam os sistemas de ônibus metropolitano e urbano de Salvador, além do metrô. O decreto vai igualar as legislações de transporte, garantindo o direito dos estudantes, que utilizam os sistemas, de pagar a meia passagem. A integração dos ônibus metropolitanos com o metrô já está funcionando.
Os detalhes para a integração geral foram discutidos em reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) e a CCR Metrô. A publicação deste sábado é o ponto de partida para que a Prefeitura de Salvador faça a adequação e os ajustes técnicos necessários nas máquinas dos ônibus da capital, para o pleno funcionamento da integração.
O decreto, assinado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (6), garante, que por parte do Governo do Estado, o direito de uso dos estudantes nos três sistemas, pagando apenas meia passagem, aconteça no mesmo molde que já ocorre no sistema dos ônibus urbanos.
Com informações da Secom Ba.  06/10/2017

Linha Sul do Metrô de Fortaleza registra crescimento de fluxo de passageiros

Transportes sobre trilhos  🚇

Em fase de melhorias operacionais, Linha Sul registra crescimento de fluxo de passageiros.Com o crescimento dos investimentos em equipamentos e sistemas, há uma sensível melhora operacional do metrô, consolidando-o como uma opção de transporte rápida, acessível, segura, confortável e competitiva no preço. Com a redução dos intervalos entre os trens e a consequente facilidade de integração com os ônibus, serão ampliadas as opções de mobilidade na Região Metropolitana de Fortaleza.

Seinfra CE.
foto -  Tiago Stille/Governo do Ceará
Repetindo a tendência de anos anteriores, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza registrou crescimento no número de passageiros nos dois primeiros quadrimestres deste ano. Considerando de janeiro a agosto de 2017, o crescimento foi de 9%, saindo de 3.060.032 passageiros em 2016, para 3.915.658 pessoas transportadas no mesmo período deste ano. No ano passado, a Linha Sul teve fluxo de passageiros 17% maior em relação ao período de janeiro a dezembro de 2015.
“Com o crescimento dos investimentos em equipamentos e sistemas, há uma sensível melhora operacional do metrô, consolidando-o como uma opção de transporte rápida, acessível, segura, confortável e competitiva no preço. Com a redução dos intervalos entre os trens e a consequente facilidade de integração com os ônibus, nós teremos ampliadas as opções de mobilidade na Região Metropolitana de Fortaleza”, avalia o diretor-presidente do Metrofor, Eduardo Hotz.
Desde 2015, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos realiza projetos que já resultaram em benefícios para os usuários. Somente neste ano, o horário de atendimento passou por duas ampliações e hoje a Linha Sul atende de 5h30 até 21h – e a meta é alcançar operação até 23h30. O intervalo entre os trens, em todas as estações, foi reduzido de 20 para 17 minutos, e a oferta de trens à população aumentou, com a inserção de mais dois trens elétricos na frota operacional, totalizando, agora, cinco composições, o que resulta em maior conforto nas viagens.
Além disso, o sistema de bilhetagem eletrônica é uma realidade, e os pagantes de passagem inteira e meia passagem já desfrutam dos benefícios do Cartão do Metrofor. Também foram contratados 148 novos profissionais para reforçar o funcionamento da Sul e possibilitar a operação do Ramal Parangaba-Mucuripe, que começou neste ano o atendimento com passageiros. Desde 25 de julho até hoje, mais de 30 mil pessoas já utilizaram o Ramal, que opera em horários e trechos restritos, de segunda a sábado, de 6h às 12h, entre as estações Borges de Melo e Parangaba, compreendendo 5km de operação assistida, com embarque gratuito. Desde 2/10, a operação assistida passou a contar com dois Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs), e passou a utilizar as duas vias da linha, ampliando a capacidade de transporte do modal.
A tendência é que, com o avanço das obras e a ampliação da Operação, os dois sistemas - Linha Sul e Parangaba-Mucuripe - registrem crescimento de passageiros, devido à integração física entre eles, na Parangaba. Devido á esta integração, as possibilidades de deslocamentos dos passageiros aumentam, tanto para quem embarca na Linha Sul, como para quem acessa o Ramal Parangaba-Mucuripe. Com isso, as duas linhas passam a ampliar suas áreas de atendimento.

Automatização
Para os próximos meses, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos planeja novas reduções no tempo de espera pelo metrô. Isso será possível com a implantação do Sistema de Sinalização e Controle, que está em fase avançada de implantação.
Este módulo é constituído por um conjunto de equipamentos e softwares que controlarão automaticamente diversos parâmetros operacionais, como velocidade, distância entre os trens e a programação de paradas e partidas nas estações. Seu funcionamento vai automatizar a operação da Linha Sul. A previsão é de que esse sistema comece a operar ainda no primeiro semestre de 2018, possibilitando redução do intervalo entre os trens.
Com informações da Seinfra CE.  06/10/2017

Nem amador, nem herói

Tecnologia  🚗

De nada adianta tanta modernidade – como máquinas autônomas e sensorizadas – se não houver o básico. Não se pode esquecer que hoje, com as máquinas manuais, é possível fazer ações de contenção e trabalhar com pequenos desvios na produção, compensados com retrabalhos, inspeções extras ou desvios especiais.

Flávio Nascimento Mateus* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Muito se fala sobre a chamada Indústria 4.0, cada vez mais automatizada e operada remotamente. Antes de pensar sobre todas as inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos produtivos, vale fazer uma reflexão sobre a influência da qualidade no contexto das fábricas inteligentes.
De nada adianta tanta modernidade – como máquinas autônomas e sensorizadas – se não houver o básico. Não se pode esquecer que hoje, com as máquinas manuais, é possível fazer ações de contenção e trabalhar com pequenos desvios na produção, compensados com retrabalhos, inspeções extras ou desvios especiais.
Com as máquinas autônomas, não será possível parar no meio uma produção, que é dotada de inúmeras conexões. Se não houver a estabilidade necessária nas máquinas, refugos serão produzidos, com geração de enormes prejuízos e atrasos em toda a cadeia. Provavelmente máquinas trabalharão por horas ou, talvez, dias a fio sem uma correção.
É fato que fazer o correto da primeira vez sempre foi uma exigência de toda a cadeia automotiva, mas agora, com a Indústria 4.0, é mais do que nunca um imperativo.
Para tanto, o profissional precisa pensar no sentido horário ou seguir o ciclo PDCA. Não se pode sair executando uma nova atividade sem saber exatamente o que está sendo feito, o que é uma prática bastante comum no ocidente. O brasileiro geralmente tenta se instruir somente quando algo dá errado ou faz por tentativa até acertar.
O contrário é visto em outras culturas. Quando o japonês ou o alemão se propõe a fazer uma nova tarefa, o primeiro passo é sempre estudar, planejar, fazer experimentos para conhecer tudo sobre aquele assunto. Ter sucesso no experimento é a condição para ele se propor a executar a atividade. Esta é a premissa básica da qualidade.
As empresas têm à disposição diversas ferramentas de qualidade, mas comumente ainda só trabalham com tais ferramentas na ocorrência do erro. Essa propensão do brasileiro de ser criativo está chegando a um expoente que não cabe na Indústria 4.0. Não haverá espaço para amador ou herói nas fábricas inteligentes.
Agora é necessário dar atenção à qualidade dos processos produtivos. Mais do que nunca, a capabilidade das máquinas deve ser observada, assim como a estabilidade e a precisão dos instrumentos de medição, a aplicação dos ciclos de manutenção (preventiva e preditiva) e a reposição dos ferramentais, todos devem ser aplicados à risca.
Vale lembrar que a qualidade é medida na indústria automotiva pela satisfação da necessidade do cliente, que é traduzida na entrega de produtos sem defeitos, nos prazos combinados e com custos adequados. Pensar no sentido horário é requisito na Indústria 4.0 para equilibrar as três forças que geram a satisfação do cliente.
Estes são alguns desafios para o desenvolvimento do parque industrial brasileiro no contexto das fábricas inteligentes, que também serão discutidos no 5º Fórum IQA da Qualidade Automotiva. O encontro reunirá lideranças da indústria, da academia e do governo no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, dia 9 de outubro.
*Flávio Nascimento Mateus é engenheiro e diretor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)
Fonte - Portogente  06/10/2017

MetrôRio celebra acordo e fará integração com vans legalizadas da Rocinha e do Vidigal

Transportes sobre trilhos  🚇

A medida, que começa a valer a partir da próxima segunda-feira (09/10), será publicada no Diário Oficial do município do Rio de Janeiro nos próximos dias. Trata-se de um acordo entre o MetrôRio e os permissionários das vans. Nos três primeiros meses, os usuários irão pagar R$ 5 para usar os dois transportes, o que representa uma economia de R$ 2,90 por viagem.

ANPTrilhos*
foto - ilustração/arquivo
O MetrôRio celebrou um acordo com a Prefeitura para dar início à integração com vans que realizam o trajeto São Conrado x Jardim de Alah, atendendo as comunidades da Rocinha e do Vidigal. O desconto, que não envolve diretamente subsidio público, foi concedido integralmente pela concessionária estadual e estava previsto no estudo econômico que viabilizou a construção da Linha 4 pelo Governo do Estado.
A medida, que começa a valer a partir da próxima segunda-feira (09/10), será publicada no Diário Oficial do município do Rio de Janeiro nos próximos dias. Trata-se de um acordo entre o MetrôRio e os permissionários das vans. Nos três primeiros meses, os usuários irão pagar R$ 5 para usar os dois transportes, o que representa uma economia de R$ 2,90 por viagem.
Após esse período, o valor da integração passará a ser de R$ 5,55. Com a medida, o passageiro economizará R$ 2,35 por viagem ou aproximadamente R$ 103,40 mensalmente para usar os dois transportes (média de 22 dias úteis).
Para ter acesso ao benefício, o usuário deverá utilizar um cartão RioCard e a integração deverá ser realizada com o intervalo máximo de duas horas e meia. A integração entre metrô e vans será feita nas estações São Conrado e Jardim de Alah.
– O conceito desta parceria é reforçar a função de cada modal, tanto os alimentadores quanto os de alta capacidade. O sistema de transportes é único e cabe ao poder público realizar ações integradas para orientar sua utilização. Todas as medidas devem ser pautadas no atendimento à população, independentemente da esfera governamental que regula cada serviço – afirmou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.
Para Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, a integração intermodal é a principal solução para a questão da mobilidade na cidade do Rio de Janeiro.
– O metrô é um meio de transporte de alta capacidade, que precisa de alimentadores para funcionar de maneira racional. As vans atendem a essa necessidade e complementam o trajeto do metrô – destacou.
*Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro
Fonte - ANPTrilhos  06/10/2017

Tractebel negocia fornecimento de energia renovável para o VLT do Rio de Janeiro

Mobilidade/Sustentabilidade  🚄

A venda da energia se daria através da comercializadora da Tractebel, visto que o VLT é um consumidor livre. O contrato seria de 4 a 5 anos, de acordo com Bärh. "A gente tá fazendo uma parceria com eles para fornecer energia renovável a preços interessantes para manter as tarifas do VLT módicas", comentou o executivo da Tractebel.

Canal Energia - RF
foto - ilustração/arquivo
A Tractebel Energia está negociando o fornecimento de energia renovável para o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – do Rio de Janeiro. A ideia, segundo Mauricio Bähr, presidente da Engie no Brasil, controladora da Tractebel Energia, é finalizar as negociações nas próximas semanas e iniciar o fornecimento de energia em novembro deste ano.
"A gente está negociando com a empresa do VLT o fornecimento de energia renovável para que seja realmente uma transformação, não só de mobilidade urbana, mas de sustentabilidade", afirmou o executivo, durante o Engie Brasil Innovation Day 2016, que aconteceu nesta segunda-feira, 6 de junho, no Rio de Janeiro.
A venda da energia se daria através da comercializadora da Tractebel, visto que o VLT é um consumidor livre. O contrato seria de 4 a 5 anos, de acordo com Bärh. "A gente tá fazendo uma parceria com eles para fornecer energia renovável a preços interessantes para manter as tarifas do VLT módicas", comentou o executivo.
Ele contou ainda que em breve a Tractebel Energia passará a se chamar Engie Tractebel Energia. "Estamos num movimento global de transformar as empresas na marca global Engie", explicou.
Fonte - Revista Ferroviária  06/10/2017

a

Acidente entre ônibus e trem na Russia deixa ao menos 17 mortos

Transportes sobre trilhos  🚅

Uma colisão entre um trem e um ônibus na Rússia deixou ao menos 17 pessoas mortas na província de Vladímir, cerca de 180 quilômetros ao leste de Moscou, nesta sexta-feira (6).

Sputnik
 Sputnik/ Sergey Pyatakov
Segundo as autoridades, o ônibus entrou no caminho trem ao atravessar um sinal vermelho. A companhia de trens de Moscou afirmou que o veículo quebrou enquanto atravessava a linha férrea.
O condutor do trem, então, acionou os freios, mas não conseguiu evitar a colisão. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas no trem.
O ministro das Emergências afirmou que o ônibus vinha do Cazaquistão. As autoridades da província de Vladímir confirmaram que 15 vítimas são cidadãos do Cazaquistão.
A chancelaria do Cazaquistão afirmou estar "esclarecendo as circunstâncias do acidente".
Fonte - Sputnik  06/10/2017

Metade dos brasileiros está com empréstimo ou financiamento atrasado

Economia $

Os dados foram divulgados hoje (6) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.Do total de 50% dos consumidores em atraso com pagamentos de parcelas de empréstimos ou financiamentos no mês 08/17, 34% tiveram atrasos ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês. 

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Web
Levantamento aponta que 50% dos consumidores brasileiros atrasaram as parcelas de empréstimos ou financiamentos no mês de agosto. Desse total, 34% tiveram atrasos ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês. Os dados foram divulgados hoje (6) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Entre os entrevistados, 42% recorreram a pelo menos uma forma de crédito em agosto, ante 58% que não fez compras a prazo ou empréstimo. Segundo a pesquisa, 14% contraíram algum empréstimo e têm parcelas a pagar; 18% têm pendentes parcelas de financiamentos.
Nas lojas, considerando apenas quem tentou fazer compra parcelada, 63% tiveram o crédito negado, sendo o motivo principal a inadimplência (24%), seguida por renda insuficiente (11%). A tomada de empréstimos e financiamentos é vista como difícil ou muito difícil por 44% dos consumidores. Para 18%, não é nem fácil nem difícil e, para 15%, fácil ou muito fácil.

Cartão de crédito
O cartão de crédito foi a modalidade mais utilizada, mencionada por 35% dos consumidores. Aparecem em seguida o cartão de loja ou crediário, citado por 13%, o limite do cheque especial (6%), os empréstimos (4%) e os financiamentos (3%).
Entre os usuários do cartão de crédito, 39% notaram aumento do valor da fatura, 26% notaram redução e 31% mantiveram o valor de meses anteriores. O valor médio das faturas em agosto foi R$ 630,59. Os produtos e serviços mais adquiridos foram: 59% alimentos em supermercado, 53% itens de farmácia e remédios, 32% roupas e calçados, 32% combustíveis e 28% bares e restaurantes.

Intenção de gastos
Projetando o orçamento para outubro, a maior parte dos consumidores (59%) pretende cortar gastos, 32% pretendem manter o nível de despesas e 5% querem aumentar os gastos. Entre os que vão diminuir o consumo, 23% mencionaram os altos preços, 17% o desemprego e 8% a redução da renda.
Na lista dos produtos que os consumidores pretendem comprar em outubro estão remédios (23%), roupas, calçados e acessórios (20%), recargas para telefone celular (17%), perfumes e cosméticos (11%), materiais de construção (7%), eletrodomésticos (7%), salão de beleza (6%), artigos de cama, mesa e banho (6%).
Fonte - Agência Brasil   06/10/2017

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Relatório do Cimi aponta que 118 indígenas foram assassinados no Brasil em 2016

Direitos Humanos  👐

O maior número de vítimas, 44, foi registrado em Roraima, entre o povo Yanomami, que, no ano passado, contabilizou 59 mortes. O Mato Grosso do Sul, onde vivem os Guarani-Kaiowá, registrou 18 mortes por agressões. No estado, é alto também o número de suicídios: 30. Na sequência, Ceará e Maranhão vivenciaram muitos casos de assassinatos, com 11 e sete mortes respectivamente.

Helena Martins
Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
A violência contra os povos indígenas no Brasil levou à ocorrência de 118 assassinatos em 2016, segundo relatório lançado nesta quinta-feira (5) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ao todo, 106 indígenas se suicidaram no ano passado. Apenas nesse período, 735 crianças indígenas menores de 5 anos morreram por causas diversas, como em decorrência da desnutrição infantil.
O maior número de vítimas, 44, foi registrado em Roraima, entre o povo Yanomami, que, no ano passado, contabilizou 59 mortes. O Mato Grosso do Sul, onde vivem os Guarani-Kaiowá, registrou 18 mortes por agressões. No estado, é alto também o número de suicídios: 30. Na sequência, Ceará e Maranhão vivenciaram muitos casos de assassinatos, com 11 e sete mortes respectivamente. Os números são da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e foram obtidos pelo Cimi por meio de solicitações encaminhadas pela Lei de Acesso à Informação.
As mortes em 2016 mostram a continuidade das agressões aos povos tradicionais. Em 2015, foram 137 assassinatos. Em 2014, 138. Em 2013, quando foram contabilizados apenas os casos informados por integrantes do Cimi e registrados pela imprensa, sem dados oficiais, foram 53. “A gente tem observado, e os dados demonstram, um crescimento de todas as formas de violência contra os povos indígenas e seus direitos”, disse Cleber Buzatto, secretário-executivo do conselho indigenista.
De acordo com o estudo, que agrega, além dos dados, uma série de artigos que analisam a situação dos povos indígenas no Brasil, os assassinatos estão associados a um processo mais amplo de tentativa de desconstrução de direitos consagrados pela Constituição Federal. Buzatto aponta que a bancada de parlamentares identificada como ruralista é responsável por essa movimentação, que “acaba se refletindo em ataques”.
Como exemplo desse processo, ele cita a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que propõe alterar a Carta Magna para transferir ao Congresso a decisão final sobre a demarcação das terras indígenas. Além disso, segundo Buzatto, “há um aumento de práticas de discursos de incitação ao ódio e à violência. De alguma maneria, na nossa avaliação, acaba repercutindo em maiores e mais graves agressões contra os povos, comunidades e suas lideranças”.

Demarcação de terras
Para que esse cenário seja alterado, o Cimi defende que é fundamental garantir a demarcação das terras indígenas. O relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2016 evidencia que o total de terras indígenas no Brasil passou de 1.113, em 2015, para 1.296, em 2016. Dessas, apenas 401 terras, o que representa 30,9% do total, já foram registradas pela União; dois terços ainda aguardam demarcação; 836, 64,5%, dependem de alguma providência a ser tomada pelo Estado brasileiro; e 530 terras, 63,3%, não tiveram quaisquer providências administrativas tomadas.
“Nós temos insistido que a forma principal, central e estruturante para dirimir esses casos passa necessariamente pela demarcação das terras”, disse Buzatto, para quem esta é a “condição básica e fundamental para que a violência tenha uma diminuição, pois, do contrário, a gente não tem muita perspectiva, haja vista todas as formas de agressão e a paralisação dos procedimentos de demarcação, o que acaba eternizando os conflitos e violências”.
A situação dos povos indígenas no Brasil tem preocupado a sociedade civil e também órgãos internacionais. Das 246 recomendações feitas ao Brasil pelas Nações Unidas no processo de Revisão Periódica Universal, 34 tratam especificamente da garantia dos direitos indígenas: avanço na demarcação das terras; proteção das lideranças e fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). O governo brasileiro comprometeu-se com o cumprimento das medidas. Após visita ao país, relatores da ONU e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) criticaram a situação dos povos indígenas no Brasil e o que classificam como “ataques aos direitos ambientais”.
Mais recentemente, Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) emitiram nota instando o Estado brasileiro a desenvolver políticas para a proteção de indígenas que optam por viver isolados.
O relatório sobre violência contra indígenas é feito desde 1993. A partir de 2017, o Cimi passou a alimentar com os dados de assassinatos de indígenas a plataforma Cartografia de Ataques Contra Indígenas, Caci, palavra que, em Guarani, significa “dor”. O site está disponível na internet e permite que toda a população visualize onde ocorrem as agressões, além de outras informações.
Fonte - Agência Brasil  05/10/2017

Terra está entrando em ciclo de 35 anos de geadas extremas,prevê Cientista

Ciência 

Uma série de clarões solares, que ocorreu no início de setembro, pode provocar geadas extremas neste inverno – do hemisfério Norte, declarou o diretor do Instituto Internacional de Criologia e Criosofia da Universidade Estatal de Tyumen, Vladimir Melnikov, citado pelo portal russo Ridus.

Sputinik
foto - ilustração/Pregopontocom
Segundo o cientista, o ciclo frio de meados do século XX pode voltar devido às baixas atividades do Sol.Melnikov explicou que fez a sua previsão usando dados relacionados à mudança no pergelissolo, pois os eventos nestes solos permanentemente gelados são semelhantes aos da atmosfera. Segundo o especialista, a Terra entra agora no ciclo de 35 anos do pergelissolo e as primeiras geadas chegarão neste inverno.
No dia 6 de setembro, foi observado que no Sol ocorreu um clarão que, segundo os astrônomos, foi o mais forte dos últimos 12 anos, tendo alcançado uma intensidade de X9,3.
Entretanto, nem todos os cientistas compartilham a opinião de Melnikov. Não há sinais de resfriamento global, disse o biológo Rashit Khantemirov, pois a vegetação e os animais não mostram mudança alguma. O cientista sublinhou que agora o fator principal, que indica resfriamento, é um grande volume de dióxido de carbono na atmosfera, que interrompe a influência de todos os fatores naturais.
Fonte - Sputnik  05/10/2017

Exportações baianas crescem 32,3% em setembro

Economia  $

O aumento das exportações foi influenciado tanto pela melhora na quantidade exportada (crescimento de 12,5%) como pelos preços, que subiram em média 17,6% em setembro, quando comparados a setembro de 2016. O efeito do aumento sensível de preços no mês passado, resultado do maior dinamismo do comércio global, é visto principalmente nos produtos químicos, que se valorizou 40,2%, cobre (67,7%), derivados de petróleo (50,2%), celulose (17%), além das commodities agrícolas como soja, algodão e frutas.

Da Redação
foto - ilustração
Dando sequência ao comportamento positivo visto nos últimos meses, as exportações baianas alcançaram US$ 766,2 milhões em setembro, um crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano passado. É o quinto mês consecutivo de alta nas vendas externas do estado e o segundo melhor do ano, após o recorde registrado em agosto. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O aumento das exportações foi influenciado tanto pela melhora na quantidade exportada (crescimento de 12,5%) como pelos preços, que subiram em média 17,6% em setembro, quando comparados a setembro de 2016. O efeito do aumento sensível de preços no mês passado, resultado do maior dinamismo do comércio global, é visto principalmente nos produtos químicos, que se valorizou 40,2%, cobre (67,7%), derivados de petróleo (50,2%), celulose (17%), além das commodities agrícolas como soja, algodão e frutas.
Impulsionados por melhores preços e pela recuperação da produção agrícola, os produtos básicos foram justamente os que puxaram os números de exportação em setembro, com crescimento de 85,8%, com destaque para a soja que registrou incremento de 100% tanto no volume, quanto nas receitas, que alcançaram US$ 154 milhões. No acumulado do ano, o volume embarcado de soja e seus derivados, já alcança 3,14 milhões de toneladas, 57% a mais que no mesmo período do ano passado.
Mesmo com um real levemente mais valorizado em relação ao começo do ano, os produtos industrializados também cresceram 14,6%, com destaque para os produtos químico/petroquímicos com incremento de 51,4%, metalúrgicos (101,6%), e automotivo (3,3%).

Importações
As importações reagiram em setembro e registraram crescimento de 12,7%, atingindo US$ 529,4 milhões. O crescimento foi pautado na categoria combustível, que se elevou 36,7%, principalmente nafta e óleo diesel e nos bens de consumo (34,8%), com destaque para automóveis e eletrodomésticos, que cresceram por conta do câmbio mais favorável.
As compras de bens de capital, relacionada a investimentos, também interromperam sequencia de cinco meses de queda e tiveram crescimento de 6,4% em setembro, o que pode ser um indicativo positivo de recuperação da economia.
Com os resultados apurados até o mês de setembro, a Bahia acumula um superávit de US$ 823,4 milhões em sua balança comercial. As exportações alcançaram US$ 6 bilhões e estão 15,8% acima de igual período de 2016, enquanto que as importações foram de US$ 5,2 bilhões, estando também 3,5% maiores se comparadas de janeiro a setembro do ano passado.
Com informações da Secom Ba.  05/10/2017

Metrô de Salvador facilita acesso a postos da Rede SAC

Utilidade pública  🚇

Por meio da Estação Acesso Norte; do Salvador Shopping, pela Estação Pernambués; e do Shopping Paralela, pela Estação Tamburugy. Juntos, os três postos SAC têm capacidade para mais de 6,7 mil atendimentos diários, com a oferta de 431 serviços.

Da Redação
Divulgação/CTB
Atualmente, três postos SAC estão diretamente conectados ao metrô de Salvador: as unidades do Bela Vista, por meio da Estação Acesso Norte; do Salvador Shopping, pela Estação Pernambués; e do Shopping Paralela, pela Estação Tamburugy. Esta última é uma das quatro novas estações recentemente entregues pelo Governo do Estado na Avenida Paralela. Juntos, os três postos SAC têm capacidade para mais de 6,7 mil atendimentos diários, com a oferta de 431 serviços.

Hora marcada
As três unidades possuem atendimento por hora marcada. Para o Salvador Shopping e o Shopping Paralela, o agendamento pode ser feito para os dois turnos do dia. Já para o Bela Vista, a hora marcada funciona apenas para o período vespertino, estando pela manhã aberto para atendimento por ordem de chegada. O agendamento pode ser feito pelo site da Rede SAC, pelo aplicativo SAC Mobile e pelos terminais de autoatendimento.
“A Rede SAC e o metrô de Salvador são dois dos serviços públicos estaduais com maiores índices de satisfação de clientes na Bahia. São também projetos de grande destaque da administração estadual e merecem estar juntos para prover um melhor atendimento à população baiana”, declara o secretário da Administração, Edelvino Góes.
Com informações da CTB  05/10/2017

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Neojiba comemora 10 anos com quatro concertos especiais

Arte & Cultura  🎻

O ponto alto da comemoração será o megaconcerto do dia 21 (sábado), na Concha Acústica, às 18h, quando todas as gerações do Neojiba estarão reunidas para uma grande homenagem musical ao trabalho realizado nesses 10 anos.

Da Redação
foto - Lenon Reis
Uma grande festa musical na Concha Acústica, duas apresentações sinfônicas na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA) e um concerto de câmera liderado pelo violinista alemão Markus Däunert. É com essa programação que os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) comemoram seu 10º aniversário, entre os dias 14 e 21 deste mês, em Salvador. Cerca de 1.200 crianças, adolescentes e jovens do programa participam dos eventos, que reúnem integrantes dos 12 Núcleos do Neojiba e da Orquestra Infantil da Bahia, formação especialmente criada para a ocasião.
O ponto alto da comemoração será o megaconcerto do dia 21 (sábado), na Concha Acústica, às 18h, quando todas as gerações do Neojiba estarão reunidas para uma grande homenagem musical ao trabalho realizado nesses 10 anos. A Orquestra Juvenil da Bahia, a Orquestra Castro Alves (OCA) e o Coro Juvenil do Neojiba – formações do Núcleo de Gestão e Formação Profissional – se juntam ao Coro Sinfônico do Neojiba e a integrantes dos 11 Núcleos de Prática Musical, sediados em Salvador, Simões Filho (RMS), Feira de Santana (centro norte), Trancoso, em Porto Seguro (extremo sul) e Vitória da Conquista (sudoeste).
O espetáculo terá intervenções cênicas dirigidas por Andrezão Simões e contará com a participação de vários maestros do programa. “Durante todo o ano de 2017 estamos celebrando os 10 anos do Neojiba, comemorados oficialmente no dia 20 de outubro, data histórica da primeira apresentação pública da Orquestra Juvenil da Bahia. Uma década de trabalho ininterrupto e de resultados excepcionais de uma política pública bem-sucedida é sem dúvida um marco a ser celebrado. Para isso, preparamos uma série de ações que ocorrem desde outubro de 2016 em todo o estado e que culminam, agora, com esses concertos para o público baiano, que poderá assistir ao vivo e pela TVE alguns dos principais frutos dessa linda trajetória”, afirma a diretora do Neojiba, Beth Ponte.
A programação começa com um concerto no Museu de Arte Sacra, dia 14, às 17h. Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba, o violinista alemão Markus Däunert e jovens músicos apresentam obras de Shostakovich, Mahler, Dvořák e Mozart. Däunert é professor da Escola Superior de Música, em Frankfurt, na Alemanha, foi spalla da Orquestra de Câmera Mahler durante 10 anos, sob a regência de Cláudio Abbado, e tem colaborado frequentemente com o Neojiba desde 2010.
No dia 20, data oficial do aniversário, a programação segue com sessão dupla na Sala Principal do TCA. Às 15h, a Orquestra Infantil da Bahia faz sua estreia, com entrada gratuita, com obras como ‘Prelúdio para Te Deum’, de Charpentier; ‘Abertura Guilherme Tell’, de Rossini; ‘Batuque’, de Fernandez; ‘Dança Húngara’, de Brahms; e ‘Danzon nº 2’, de Marquez. A Orquestra Infantil da Bahia conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Remontar essas obras com crianças de toda a Bahia é um marco. Essas crianças representam a expansão do Programa e o trabalho desenvolvido por toda a equipe na capital e no interior do estado”, afirma o coordenador do projeto da Orquestra Infantil da Bahia, Marcos Rangel. Esta iniciativa é inédita e reúne em Salvador cerca de 100 crianças, entre 9 e 15 anos, de 17 cidades do estado.
Na segunda sessão do dia 20, no TCA, às 19h, com um programa sinfônico dirigido por vários maestros, se apresentam três orquestras sinfônicas - a Juvenil da Bahia, a Infantil da Bahia e a Castro Alves (OCA) -, além de três coros - o Infantil, o Juvenil e o Sinfônico do Neojiba. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). No repertório, obras emblemáticas da história do projeto, como a ‘Sinfonia nº 5’, de Beethoven; ‘Carmina Burana’, de Orff; 'Marcha Eslava', de Tchaikovsky; 'Pássaro de Fogo', de Stravinsky; e 'Bachianas Brasileiras nº 4', de Vila-Lobos.

Programa
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Neojiba tem o objetivo de promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e prática musical coletivos. Beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado.
Com informações da Secom Ba.  04/10/2017

Endividamento das famílias cresce e atinge 58,4%

Economia  $$

Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e vem acompanhado da alta do percentual de famílias endividadas – aquelas com dívidas ou contas em atraso.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O percentual de famílias endividadas fechou o mês de setembro deste ano com alta de 0,4 ponto percentual, em relação a agosto, atingindo os 58,4%, o maior patamar dos últimos sete anos. A pesquisa indica que, ao comparar com setembro do ano passado o indicador também cresceu, atingindo 58,2% - alta de 0,2 ponto percentual.
Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e vem acompanhado da alta do percentual de famílias endividadas – aquelas com dívidas ou contas em atraso.
Na comparação mensal o endividamento das famílias passou de 24,6% para 25% , o maior patamar desde maio de 2010. Na comparação com setembro de 2016, também houve alta de 0,4 ponto percentual.
A proporção de famílias que declararam não ter condições de pagar as suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, apresentou alta em ambas as bases de comparação.
Em setembro de 2017, a inadimplência atingiu 10,3% das famílias, também o maior patamar da série histórica (iniciada em janeiro de 2010), ante 10,1% em agosto de 2017 e 9,6% em setembro de 2016. Para a economista da CNC, Marianne Hanson, mesmo com o nível de endividamento das famílias ainda encontrar-se em um patamar moderado, abaixo da média histórica, os indicadores de inadimplência da pesquisa permanecem elevados.
O economista disse que “a taxa de desemprego bastante alta ajuda a explicar a maior dificuldade das famílias em pagar suas contas em dia e o maior pessimismo em relação à capacidade de pagamento”.

Nível de endividamento
Do ponto de vista especificamente do endividamento, embora a proporção de famílias que se declararam muito endividadas tenha registrado alta na comparação entre os meses de agosto e setembro – de 14,2% para 14,4% –, na comparação anual o índice manteve-se estável.
Paralelamente ao fato de que tenha aumentado a proporção de famílias que se declararam muito endividadas, também aumentou a proporção de famílias que se consideraram pouco endividadas entre agosto e setembro – alta de 0,5 ponto percentual. Este percentual, no entanto, teve queda na comparação anual, saindo de 22,9% em setembro do ano passado para 22,5% no mesmo mês deste ano.

Prazo de endividamento
A pesquisa apurou que o tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi 64,3 dias em setembro deste ano, crescendo em relação aos 63,2 dias registrados em setembro do ano passado. “Em média, o comprometimento com as dívidas foi 7,3 meses, sendo que 34,1% das famílias possuem dívidas por mais de um ano. Entre aquelas endividadas, 22,4% afirmam ter mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas”.
O cartão de crédito permanece como a principal forma de endividamento, atingindo 76,4% das famílias que possuem dívidas; seguido dos carnês (16,2%) e crédito pessoal (10,3%).
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.
Fonte - Agência Brasil  04/10/2017

Cortes na ciência ameaçam tecnologia e economia do Brasil, diz presidente da SBPC

Ciência & Tecnologia  💻

O Brasil sofrerá ainda mais com a fuga de cérebros e os atuais cortes na área de ciência e tecnologia agravarão a recessão econômica. Esta é a avaliação de Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
"A evasão de cérebros já está acontecendo embora ainda numa escala que não é muito grande, mas ela já começa a acontecer e nos preocupa fortemente porque, com os cortes continuados de recursos para a ciência e a tecnologia, como aconteceram nesse ano, a situação se agrava. Nós temos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações um quarto das verbas que tínhamos em 2010", afirmou Moreira em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil.
O professor da UFRJ ainda afirmou que os cortes nos recursos estão ameaçando o trabalho dos cientistas brasileiros e que podem causar evasão destes para outros países. O cenário é de preocupação já que não há dinheiro para a manutenção de laboratórios, disponibilidade de bolsas de pesquisa e condições de trabalho adequadas, segundo Moreira.
O presidente da SBPC avalia que o investimento na ciência pode ser um caminho para superar a crise econômica.
"Os países desenvolvidos do mundo inteiro estão apostando mais na Ciência e na Tecnologia, estão investindo mais enquanto o Brasil dedica 1% do seu PIB [Produto Interno Bruto] para essa área. Outros países como Alemanha e Estados Unidos investem 3% do seu PIB, outros países da Europa também investem 3% do PIB, Japão e Coreia do Sul investem 4% do PIB. É um absoluto contra-senso. Diante de uma crise econômica e fiscal como a que estamos vivendo, a saída é apostar mais na Ciência e na Tecnologia como uma possibilidade de recuperação."
Fonte - Sputnik   03/10/2017

CBTU Maceió intensifica fiscalização e contagem de usuários

Transportes sobre trilhos  🚇

As equipes irão percorrer as 15 estações durante o mês de outubro para levantamento e formatação de estratégias de ação para combate de evasão.

CBTU
Divulgação/CBTU
A CBTU de Maceió iniciou nesta terça-feira, 03, uma força-tarefa para intensificar a fiscalização e contagem de usuários nas estações do Sistema. As equipes irão percorrer as 15 estações durante o mês de outubro para levantamento e formatação de estratégias de ação para combate de evasão.
De acordo com o Gerente Operacional, GIOPE, Fábio Dantas, a CBTU Maceió estabeleceu metas para aumentar sua participação no transporte público da capital alagoana e áreas metropolitanas e está empenhada para atingir essas metas. "Estamos decididos e otimistas em utilizar todo nosso potencial humano para dar um salto de qualidade e eficiência" garantiu Fábio.
Com informações da CBTU  03/10/2017

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Sistema vai transformar água poluída em hidrogênio utilizando energia solar

Ciência & Tecnologia  🔌

Sistema vai aproveitar energia solar para transformar água poluída em hidrogênio. O uso de combustível de hidrogênio produz apenas água pura (H2O) como subproduto. Infelizmente, o hidrogênio puro não existe naturalmente na Terra e, portanto, tem de ser fabricado.

Revista Amazônia
imagem/YouTube
Hidrogênio é o elemento mais abundante e o combustível mais limpo do universo. Ao contrário dos combustíveis de hidrocarbonetos, tais como petróleo, carvão e gás natural, onde o dióxido de carbono e outros contaminantes são liberados na atmosfera quando utilizado.
O uso de combustível de hidrogênio produz apenas água pura (H2O) como subproduto. Infelizmente, o hidrogênio puro não existe naturalmente na Terra e, portanto, tem de ser fabricado. Historicamente, o custo de fabricação de hidrogênio renovável como combustível alternativo tem sido maior do que o custo da energia utilizada para fazê-lo. Este é o dilema da economia do hidrogênio, e que HyperSolar pretende abordar.
Por mais de um século, dividir moléculas de água em hidrogênio e oxigênio por eletrólise tem sido bem conhecido. Teoricamente, esta tecnologia pode ser usada para produzir uma quantidade ilimitada de combustível de hidrogénio limpa e renovável para alimentar um mundo livre de carbono. No entanto, na prática, a eletrólise só é realizada com água altamente purificada, para evitar que os poluentes contaminem ou travem o processo. E essa é uma das principais barreiras para a produção acessível de hidrogénio renovável.
Com o HyperSolar é possível usar qualquer fonte de água, até mesmo as provenientes dos oceanos, até água descartada pela indústria, e o resultado é um hidrogênio puro e pronto para ser usado como combustível.
A principal vantagem do HyperSolar é a redução dos custos. Ele é extremamente mais barato do que os convencionais. A energia solar, é produzida no próprio aparelho, através de nanopartículas protegidas por um sistema que evita a corrosão e o superaquecimento. Com isso o sistema se torna mais eficiente, precisando de menos elementos fotovoltaicos que os tradicionais.
A ideia principal é que o equipamento permita ser um sistema de produção de hidrogênio renovável linearmente escalável e auto-suficiente. Como resultado, ele destina-se a ser instalado em praticamente qualquer lugar na produção de combustível de hidrogênio para uso local. Este modelo distribuído de produção de hidrogênio irá abordar um dos maiores desafios da utilização de deste tipo combustível limpo em grande escala.
Fonte - Revista Amazônia  03/10/2017


Nem chuva atrapalha manifestação no Rio contra venda da Eletrobras

Política  👀

Organizada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e com o apoio de diversas entidades, o dia foi de manifestações também em todo o país.No Rio, a manifestação ocorreu em frente à sede da Eletrobras, na Avenida Presidente Vargas, esquina da Avenida Rio Branco, de onde os manifestantes saíram em caminhada até a Cinelândia.

Sputnik
foto - Mario Russo/Sputnik
Mais de 3 mil pessoas participam nesta terça-feira, no Centro do Rio, de manifestação contra a privatização do sistema Eletrobras. Organizada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e com o apoio de diversas entidades, o dia foi de manifestações também em todo o país.
No Rio, a manifestação ocorreu em frente à sede da Eletrobras, na Avenida Presidente Vargas, esquina da Avenida Rio Branco, de onde os manifestantes saíram em caminhada até a Cinelândia. Durante o percurso, sindicalistas explicavam à população que a venda do sistema vai acarretar grande prejuízo para os consumidores, que sofrerão grandes reajustes em suas contas de luz. Sindicalistas afirmam também que a privatização do sistema terá impacto social, na medida em que será comprometido o serviço, principalmente nas localidades mais remotas do interior do país.
O sistema Eletrobras é formado por 16 subsidiárias, incluindo usinas elétricas e empresas de transmissão. O processo desenhado pelo governo prevê a venda de todo o sistema, menos as usinas atômicas de Angra 1 e Angra 2 e a Hidrelétrica Binacional de Itaipu com o Paraguai. Mesmo do ponto de vista financeiro, os funcionários da Eletrobras garantem que a venda não se justifica. A empresa fechou 2016 com lucro líquido de R$ 3,4 bilhões e tem plano de investimento de R$ 35,8 bilhões até 2021.
A Sputnik Brasil ouviu com exclusividade Emanoel Mendes, diretor do Sindicato dos Eletricitários do Estado do Rio de Janeiro, que se mostra visivelmente contrário a venda do sistema, apesar do aceno, feito pela equipe econômica, de que o governo pode manter uma participação de até 30% nas empresas privatizadas.
"A sociedade só tem a perder. Privatizar a Eletrobras significa que a sociedade perderá duas vezes, porque terá reajustes abusivos na conta de energia. As usinas que vendem energia para as empresas revenderem cobram R$ 40 por megawatt/hora, enquanto as empresas privadas repassam para o consumidor a R$ 200", dispara o sindicalista, lembrando que todo o sistema Eletrobras tem hoje entre 21 mil e 22 mil trabalhadores em todo o território e que, dentro do processo de reestruturação que atravessa, está enxuta no momento.
Mendes diz que só as distribuidoras do Norte do país, como a Cepisa, Ceron, têm cerca de seis mil funcionários, e prestam um importante serviço social para a região, que não interessa ao capital privado. Elas não dão lucro, por isso nenhum empresário quer comprar.
"O que o governo diz que vai reajustar a conta de luz daquelas distribuidoras em mais ou menos 64% para que ela seja atrativa ao capital privado. Se acontecer isso, aquelas regiões mais do interior do Norte, Nordeste certamente não terão energia elétrica em suas casas. O governo quer vender a Eletrobras por R$ 20 bilhões, quando o patrimônio do sistema como um todo vale R$ 400 bilhões", desabafa Mendes.
Fonte - Sputnik  03/10/2017

Justiça considera inconstitucional aumento de Bilhete Único Intermunicipal do Rio

Transporte  🚌

Em janeiro, houve um novo reajuste por meio de decreto do governador Luiz Fernando Pezão.O valor seria reajustado em fevereiro deste ano, de R$ 8 para R$ 8,55, mas o reajuste não chegou a entrar em vigor devido a uma decisão liminar da Justiça na ocasião.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro considerou inconstitucional o Decreto Estadual 45.888 de 2017, que elevou a tarifa do Bilhete Único Intermunicipal, em janeiro deste ano. A ação foi impetrada pelos deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Carlos Osório, ambos do PSDB.
Em dezembro de 2016, o valor já tinha sido reajustado de R$ 6,50 para R$ 8, pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), como parte do pacote de medidas para enfrentar a crise orçamentária do governo estadual. Em janeiro, houve um novo reajuste por meio de decreto do governador Luiz Fernando Pezão.
O valor seria reajustado em fevereiro deste ano, de R$ 8 para R$ 8,55, mas o reajuste não chegou a entrar em vigor devido a uma decisão liminar da Justiça na ocasião.
A decisão de ontem do Órgão Especial também derruba a decisão do governo estadual de elevar o teto de renda mensal das pessoas beneficiadas com o Bilhete Único de R$ 3 mil para R$ 3.209,70.
Fonte - Agência Brasil  03/10/2017

Brasil em liquidação?

Ponto de Vista  🔍

Diz Pedro Celestino,presidente do Clube de Engenharia,em artigo recente: "O governo Temer, desde que assumiu, sob a justificativa de resolver pretensa crise fiscal, dedica-se a propor e implementar o desmonte sistemático das conquistas econômicas e sociais das últimas oito décadas, que levaram nosso país a passar da condição de mero exportador de produtos primários à de uma das maiores economias do mundo."

Portogente
foto - ilustração
Para o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, sim, o País não só está à venda, mas em liquidação. A entidade, fundada em 1880, está imbuída, junto a outras entidades profissionais da área, em denunciar o que definem como desmonte do desenvolvimento nacional. Diz Celestino, em artigo recente: "O governo Temer, desde que assumiu, sob a justificativa de resolver pretensa crise fiscal, dedica-se a propor e implementar o desmonte sistemático das conquistas econômicas e sociais das últimas oito décadas, que levaram nosso país a passar da condição de mero exportador de produtos primários à de uma das maiores economias do mundo."
Para ele, o discurso governamental alardeia, propositalmente, uma crise fiscal para "impor como única saída a venda, a toque de caixa, de ativos estratégicos indispensáveis ao nosso desenvolvimento. Compromete-se o futuro do país nas próximas décadas". Estão nessa "barca", ainda segundo o profissional, a desfiguração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje o principal indutor do desenvolvimento industrial nacional; a aceleração do desmonte da Petrobras, fatiada para que passe apenas a ser produtora de óleo, e amplia-se a venda a petroleiras estrangeiras das reservas do pré-sal; propõe-se privatizar as hidrelétricas da Eletrobrás e entregar ao “mercado” a responsabilidade de organizar o sistema elétrico; na mineração, três recentes Medidas Provisórias reformulam o marco regulatório do setor (Código de Minas), extinguem o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) e reorganizam a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), tudo com o propósito explícito de desnacionalizar o aproveitamento dos nossos recursos naturais.
Celestino prossegue em seu ponto de vista sobre a "liquidação" brasileira: "Ciência, tecnologia e educação são desorganizadas, e encaradas como negócio a atrair crescente apetite estrangeiro. O Sistema Único de Saúde (SUS), único meio de acesso popular à saúde e a medicamentos, é esvaziado para que seguradoras estrangeiras passem a “cuidar” da área. Por fim, várias medidas anunciadas e em vias de implementação atingem a soberania brasileira, entre as quais se destacam a privatização do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC); a emenda constitucional que elimina o monopólio da União nas atividades de exploração, pesquisa e produção de energia nuclear; e o corte de verbas no âmbito do Ministério da Defesa prejudicando o andamento de projetos estratégicos, como o submarino a propulsão nuclear, o projeto Sisfron e aquisição dos caças para a Força Aérea."
Pela análise do presidente do Clube de Engenharia, não sobrará nada para o País e para a sociedade brasileira.
Fonte - Portogente  03/10/2017

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Voluntárias Sociais promovem passeios para crianças carentes no metrô de Salvador nesta segunda (02)

Transportes sobre trilhos  🚇

A viagem,que faz arte do projeto batizado de Metrô da Alegria,terá inicio na Estação metroviária do Retiro (Linha 1), e seguirá em direção à Estação Mussurunga (Linha 2),do sistema metroviário de Salvador.A ação marca as comemorações relativas ao mês da criança

Da Redação
Divulgação/CCR
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), por meio do projeto Mais Infância, vão levar, nesta segunda-feira (2), às 14h, 250 crianças carentes de Salvador para fazer uma viagem de metrô e participar de show do artista Tio Paulinho. A presidente das VSBA, e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, acompanhará o passeio, que contará com distribuição de lanches e orientações educativas.
A viagem,que faz arte do projeto batizado de Metrô da Alegria,terá inicio na Estação metroviária do Retiro (Linha 1), e seguirá em direção à Estação Mussurunga (Linha 2),do sistema metroviário de Salvador.A ação marca as comemorações relativas ao mês da criança,e ao todo,levará duas mil crianças para fazer o passeio na primeira quinzena de outubro,com 250 crianças participando em cada viagem,em um carro exclusivo para a programação.
A ação marca as comemorações relativas ao mês da criança, busca promover a inclusão social bem como oferecer acesso à cultura, lazer, serviços de cidadania e entretenimento a crianças de comunidades mais carentes e/ou em vulnerabilidade social.
Com informações da CCR Metrô Bahia 02/10/2017

BRF o foguete Terra a Terra para transporte de passageiros

Ciência & Tecnologia  🚀

O BFR da SpaceX,é um foguete que seria capaz de transportar passageiros de uma cidade para outra,em qualquer lugar da Terra,em um tempo inferior a uma hora. A nave viajaria a uma velocidade máxima de 18 mil milhas por hora. Segundo o CEO da SpaceX Elon Musk anunciou na Conferência Internacional de Astronáutica, o foguete usaria a mesma tecnologia revolucionária para levar pessoas a Marte




Imagem/YouTube

Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza concerto de seu aniversário com regente-fundador

Arte & Cultura  🎻

Com a presença também de vários músicos que estiveram no concerto de estreia, há 35 anos, e que ainda permanecem ativos na orquestra, a Osba realiza uma viagem no tempo e interpreta as obras que compuseram o programa do primeiro concerto - a emblemática ‘Sinfonia nº 5 em Dó Menor Op. 67’, do compositor alemão L.V. Beethoven

Da Redação
foto - Gabriel Cames
Para celebrar três décadas e meia de trajetória, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza seu concerto de aniversário na noite desta quinta-feira (5), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), revisitando o repertório do seu concerto inaugural, realizado no mesmo espaço, no dia 15 de dezembro de 1982, e com o mesmo regente, Erick Vasconcelos, seu maestro fundador.

foto - Gabriel Cames
Erick Vasconcelos maestro fundador.
O concerto integra a temporada 2017 da Série Jorge Amado e os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), podem ser adquiridos nas bilheterias do TCA ou no site da Ingresso Rápido.
Com a presença também de vários músicos que estiveram no concerto de estreia, há 35 anos, e que ainda permanecem ativos na orquestra, a Osba realiza uma viagem no tempo e interpreta as obras que compuseram o programa do primeiro concerto - a emblemática ‘Sinfonia nº 5 em Dó Menor Op. 67’, do compositor alemão L.V. Beethoven (1770-1827); a ‘Sinfonia nº 9 em Mi Menor Op. 95’, também conhecida como a ‘Sinfonia do Novo Mundo’, do compositor checo A. Dvořák (1841-1904); e a abertura de ‘O Barbeiro de Sevilha’, do compositor italiano G. Rossini (1792-1898).
Com informações da Secom Ba.  02/10/2017

Trem criança em João Pessoa começa nesta terça (03)

Transportes sobre trilhos  🚃

O projeto tem por finalidade orientar os estudantes de escolas públicas da região da beira da linha para a importância da preservação da vida, do trem e do patrimônio público. As ações educativas e preventivas com crianças terminam na próxima quinta-feira, 05. As atividades começam as 8h e terminam as 11h e no período da tarde, das 13h30 às 16h.

CBTU
Divulgação/CBTU
Começam nesta terça-feira, 03, as atividades do Trem Criança 2017. O projeto tem por finalidade orientar os estudantes de escolas públicas da região da beira da linha para a importância da preservação da vida, do trem e do patrimônio público. As ações educativas e preventivas com crianças terminam na próxima quinta-feira, 05. Ao todo, a CBTU João Pessoa espera receber cerca de 800 estudantes. As atividades começam as 8h e terminam as 11h e no período da tarde, das 13h30 às 16h.
Dentro das atividades estão incluídos passeios de trem, competições, educação e brincadeiras com arte-educadores e distribuição de joguinhos educativos que trazem dicas de segurança e trabalha a coordenação motora. O Trem Criança, ao longo desses 19 anos, tem sido responsável pela redução de acidentes envolvendo meninos e meninas de 4 a 17 anos de idade. Desde a sua implantação, cerca de 60 mil estudantes já foram assistidos pelo projeto, que já distribuiu Cartilhas Educativas, jogos da Memória e Quebras Cabeças educativos.
Para fazer a animação da criançada, a CBTU João Pessoa contará com a participação de arte-educadores,além das brincadeiras educativas.
Com informações da CBTU  02/10/2017

domingo, 1 de outubro de 2017

Catalunha recorrerá a tribunais internacionais por ações da polícia espanhola

Internacional  👀

Porta-voz do governo catalão levará denúncias de agressão cometidas por policiais sob controle do governo central da Espanha a tribunais internacionais.

Sputnik
imagem - YouTube/AFP TV
O porta-voz do governo catalão, Jordi Turull, chamou de "selvageria" a ação das autoridades da polícia espanhola durante o dia da votação no referendo de autodeterminação convocado unilateralmente pelas autoridades catalãs.
"O que a polícia está fazendo é uma uma selvageria real, para remover material eleitoral. Não precisa fazer isso", disse o porta-voz do governo, que lembrou que até agora o número de cidadãos feridos em ataques policiais é de até 465 pessoas.
Na opinião do governo catalão, que anunciou a intenção de denunciar a ação da polícia espanhola perante os órgãos europeus, nas últimas horas a Espanha tornou-se "a vergonha da Europa".
Mesmo com as centenas de seções de votação fechadas pelo governo espanhol, os centros fecharão às 20 horas (horário local) conforme os planos iniciais do governo catalão.
"Não iremos estender as horas de votação", disse o líder catalão, que aproveitou seu discurso na imprensa para "agradecer ao povo catalão que hoje provou ser um povo de homens e mulheres que se sentem livres".
Fonte - Sputnik  01/10/2017


Vídeo/AFP - TV