sábado, 22 de fevereiro de 2020

Aumento do nível do mar acelerou e já é incontrolável, advertem especialistas da ONU

Meio Ambiente  🌊

Os gases de efeito estufa emitidos pelo ser humano até agora fazem que o degelo e o aumento do nível do mar continuem além deste século, conclui o IPCC em um relatório apresentado nesta quarta-feira.O dilema que esta geração enfrenta agora tem a ver com o tamanho da hipoteca —que também inclui fenômenos meteorológicos extremos mais frequentes, ameaça à segurança alimentar e impactos na biodiversidade— que deixará para as futuras gerações.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
É incontrolável e está se acelerando. O aumento do nível do mar disparou por causa do degelo nos extremos norte e sul do planeta, conclui o IPCC, o painel de cientistas que, sob o guarda-chuva da ONU, analisa os impactos da mudança climática geradas pela ação do homem. Os gases de efeito estufa emitidos pelo ser humano até agora fazem que o degelo e o aumento do nível do mar continuem além deste século, conclui o IPCC em um relatório apresentado nesta quarta-feira.
O dilema que esta geração enfrenta agora tem a ver com o tamanho da hipoteca —que também inclui fenômenos meteorológicos extremos mais frequentes, ameaça à segurança alimentar e impactos na biodiversidade— que deixará para as futuras gerações. Que seja uma carga menor, destacam os especialistas, dependerá da rapidez com que a humanidade pare de emitir esses gases que superaquecem o planeta e estão vinculados principalmente aos combustíveis fósseis. Ao apresentar o relatório, Hoesung Lee, presidente do IPCC, conclamou os países a reduzirem suas emissões de gases, para que os impactos, embora não possam mais ser eliminados, pelo menos sejam atenuados e se tornem “mais manejáveis para as pessoas mais vulneráveis”. Porque, como destaca o IPCC, “as pessoas mais expostas e vulneráveis são frequentemente aquelas que contam com menor capacidade de resposta”.
Esse dilema geracional, apresentado em um relatório especial do IPCC, chega numa semana intensa na batalha contra a mudança climática. Depois das gigantescas manifestações estudantis de 20 de setembro e da cúpula da ONU da última segunda-feira em Nova York, espera-se na sexta-feira um grande protesto global contra a inação frente ao aquecimento. O relatório especial do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática sobre o aquecimento e os oceanos é parte de uma série de análise temáticas. Este grupo internacional de especialistas revisa e compila o conhecimento sobre a mudança climática partindo dos estudos científicos publicados. Nesta ocasião participaram mais de 100 autores de 36 países, que revisaram 7.000 publicações.
“O aumento do nível do mar se acelerou devido ao aumento combinado da perda de gelo das camadas da Groenlândia e da Antártida”, conclui o estudo. A perda de gelo na Antártida por causa do aumento da temperatura no período entre 2007 e 2016 triplicou com relação à década anterior; na Groenlândia, duplicou.
Esse degelo acelerado levou a uma taxa de aumento do nível do mar também mais rápido, até 2,5 vezes mais veloz na última década em relação à média do século passado. Mas as projeções do relatório falam de um problema que se agravará, mesmo que seja cumprido o Acordo de Paris, que determina que o aumento médio da temperatura do planeta não deve superar os dois graus em relação aos níveis pré-industriais. No cenário mais otimista, com esse limite em dois graus estipulado em Paris, o IPCC prognostica um aumento do nível do mar de 43 centímetros até 2100 (entre 1902 e 2015 foi de 16 centímetros). No cenário mais adverso, em que as emissões continuem crescendo como até agora, a elevação do nível do mar chegaria a 84 centímetros e poderia superar um metro. Além disso, durante os próximos séculos esse ritmo continuará ganhando velocidade e intensidade.
A análise destaca os “perigos relacionados ao clima” que ameaçam as populações costeiras: ciclones tropicais, níveis extremos do mar, inundações e perda de gelo. E recorda que nas zonas costeiras baixas vivem atualmente cerca de 10% da população mundial (680 milhões de pessoas). Além disso, 65 milhões de outras pessoas habitam pequenos Estados insulares. E quase outros 10% da população (670 milhões) vivem em regiões de alta montanha, outra das áreas analisadas no relatório.

Aumento de eventos extremos
Esses quase 1,5 bilhão de indivíduos estão na zona vermelha dos impactos climáticos relacionados aos oceanos e à água. São impactos que ocorrem, por exemplo, pela combinação do aumento do nível do mar com tormentas ou ciclones. O relatório alerta que até 2050 “os eventos extremos do nível do mar”, até agora considerados excepcionais, que costumavam ocorrer uma vez a cada século, irão se tornar habituais e ocorrerão “pelo menos uma vez por ano” em muitos lugares do planeta. “Especialmente em regiões tropicais”, embora também em zonas como a mediterrânea. O IPCC prognostica, além disso, uma maior frequência das ondas de calor marítimas e dos eventos extremos do El Niño e La Niña.
O estudo analisa também as ações de adaptação (fundamentalmente investimentos) necessárias para enfrentar a elevação do mar, que pode engolir cidades costeiras. E explica que esses investimentos podem ser rentáveis para as áreas urbanas densamente povoadas (Nova York, por exemplo, tem um plano para investir dez bilhões em defesas). Mas é muito difícil que áreas rurais e mais pobres, como os pequenos Estados insulares, possam arcar com isso.
O problema não é só o aumento do nível do mar. Associados aos fenômenos meteorológicos há também a elevação da temperatura da água – que desde 1970 subiu sem cessar – e outros problemas decorrentes da mudança climática. A análise mostra que durante o século XXI os oceanos alcançarão “condições sem precedentes” pelo aumento da temperatura, uma maior acidificação e a diminuição do oxigênio. Isto terá um impacto, por exemplo, na pesca, o que afetará “os meios de vida e a segurança alimentar” das comunidades que dependem dos recursos marítimos para sobreviver.
“As populações de peixes se moverão em direção aos polos para localizar suas temperaturas preferidas; isto afetará particularmente os países tropicais em termos de pesca, mas na Europa vimos a cavala e o bacalhau já se afastando para o norte”, explica por e-mail o professor de Biologia Alex Rogers, da Universidade de Oxford. “Os peixes também se tornam menores à medida que aumentam as temperaturas”, acrescenta esse especialista, referindo-se aos efeitos para a indústria pesqueira.

Acidificação dos oceanos
Entre 20% e 30% do dióxido de carbono emitido pelo homem foi absorvido pelos oceanos desde 1980, algo que deverá aumentar durante este século. Ao absorver mais CO2 “o oceano experimentou uma crescente acidificação” e ocorreu “uma perda de oxigênio”. “A mudança climática está impactando os oceanos não só no aumento do nível do mar”, observa Gladys Martínez, membro da Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente (AIDA). “O oceano está colapsando, e o tempo está se esgotando para nós”, alerta esta especialista, que pede mais atenção também aos efeitos da perda de biodiversidade. O relatório do IPCC observa, por exemplo, o alto risco a algumas espécies e ecossistemas sensíveis, como os corais.

Impactos nas geleiras
A perda das geleiras também influi no aumento do nível do mar. Mas, além disso, tem consequências além das costas. Essa perda representa, segundo o IPCC, uma alteração da “disponibilidade e qualidade da água doce”, que tem implicações na agricultura e na produção de energia hidrelétrica.
Outro dos fenômenos analisados é o desaparecimento do permafrost (a camada de solo permanentemente congelado) devido ao aquecimento. Os especialistas prognosticam que ele continuará diminuindo, e que isso, por sua vez, permitirá a liberação dos gases do efeito estufa que vinham sendo guardados nesse tipo de terreno.
Todas estas mudanças longe da costa levarão a um aumento significativo dos incêndios florestais durante o século XXI na maioria das regiões de tundra e boreais, e também em algumas regiões montanhosas, adverte o IPCC.
Fonte - Revista Amazônia  22/02/2020

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Transportes metropolitanos - Ferry-Boat e ônibus no carnaval de Salvador

Transportes/Metropolitanos  🚢 🚌

A ITS informa que a operação “sem parar”, iniciada na quarta-feira, 19, só termina sábado, dia 22, às 23:30. No domingo, o funcionamento volta à programação normal, das 6h às 23:30.A Agerba autorizou o funcionamento de linhas de ônibus metropolitanos, por 24 horas durante o Carnaval, para moradores da Região Metropolitana de Salvador.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, que opera Travessia Marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, realizou viagens durante toda a madrugada desta sexta(21).A ITS informa que a operação “sem parar”, iniciada na quarta-feira, 19, só termina sábado, dia 22, às 23:30. No domingo, o funcionamento volta à programação normal, das 6h às 23:30.
Até o momento o fluxo de veículos e passageiros registrado no terminal São Joaquim é intenso, já em Bom Despacho a demanda é suficiente para o atendimento dentro do horário regular de funcionamento.

Ônibus Metropolitanos
A Agerba autorizou o funcionamento de linhas de ônibus metropolitanos, por 24 horas durante o Carnaval, para moradores da Região Metropolitana de Salvador. Os trajetos Vilas do Atlântico/ Praça Cayru; Lauro de Freitas/ Praça Cayru; e Vida Nova/ Itinga/ Praça Cayru, atenderão o fluxo dos dois circuitos principais da festa: Barra/ Ondina e Campo Grande.
Também haverá linhas complementares ao metrô, que terá o funcionamento estendido, entre 4h30 e 1h30. Assim, o terminal do Aeroporto terá ônibus para Vila de Abrantes, Praia de Ipitanga (Arcanja), Vida Nova via Portão e Vida Nova via Itinga. O terminal do Retiro contará com linhas para Candeias, Simões Filho e Mapele/ Ilha de São João. Da Estação Mussurunga, sairá ônibus para Camaçari.
Pregopopntocom  21/02/2020

Cerca de 15 mil turistas deverão passar pelo Porto de Salvador durante o Carnaval

Turismo  🚢

O primeiro navio a desembarcar no período carnavalesco é o Europa 2, com capacidade para 516 pessoas. A previsão de chegada é às 8 horas de sábado (22). A partida está marcada para as 23 horas do mesmo dia. O próximo é o Seaview, a partir das 18h de segunda-feira (24), proveniente de Santos (SP).

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
No período do Carnaval, seis navios de cruzeiro, com capacidade para trazer até 15.631 turistas, devem chegar ao porto de Salvador. O dia de maior movimento será a terça-feira (25), quando quatro grandes embarcações estarão ancoradas no local, inclusive a maior delas, o MSC Seaview, que pode transportar até 5.210 passageiros.
O primeiro navio a desembarcar no período carnavalesco é o Europa 2, com capacidade para 516 pessoas. A previsão de chegada é às 8 horas de sábado (22). A partida está marcada para as 23 horas do mesmo dia. O próximo é o Seaview, a partir das 18h de segunda-feira (24), proveniente de Santos (SP). Os passageiros permanecem em Salvador até a 1 hora da Quarta-Feira de Cinzas (26), horário previsto para o transatlântico partir, rumo a Ilhéus.

Maior MovimentoJá na terça-feira (25), três navios são esperados no porto da cidade. O primeiro a atracar é o Island Princess, com capacidade para 1.974 passageiros. Chega de Búzios (RJ), às 7h, e parte no mesmo dia, às 17h. Às 8h, proveniente de Ilhéus, é a vez do MSC Fantasia, que pode transportar até 3.952 turistas. Fica em Salvador até o final da tarde, partindo às 18h para Búzios.
Por fim, o Costa Fascinosa, que transporta até 2.547 passageiros, chega às 10h de Cabo Frio (RJ) e parte às 20h para Ilha Grande (RJ).
Na Quarta-feira de Cinzas também tem navio aportando. É o Volendam, que chega de Ilhéus às 8h e segue para Recife às 17h. A capacidade é de 1.432 passageiros.
Com informações da Secom BA  21/02/2020

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O transporte como aliado do tempo

Mobilidade  🚌 🚄  🚇

Entre as 10 cidades do mundo com maior tempo de deslocamento, três são brasileiras. Rio de Janeiro, Recife e São Paulo fazem parte do ranking de maior tempo médio de deslocamento em uma direção única (de ou para casa/trabalho), segundo o levantamento do aplicativo de mobilidade Moovit. Os cariocas gastam 1h07 nos seus percursos; enquanto os paulistanos e os recifenses consomem 1h02 em seus trajetos. 

Roberta Marchesi*
foto - ilustração/arquivo
Metrô de Salvador/Linha/2
A necessidade de deslocamentos impacta diretamente na vida das pessoas e na sua qualidade de vida. Diariamente, milhões de brasileiros gastam horas nos percursos casa-trabalho. É um tempo desperdiçado e que poderia estar sendo aproveitado para outras atividades. Quanto mais tempo parado nos congestionamentos, menos tempo a pessoa terá para estar com a família, para dedicar-se ao lazer, aos estudos e às atividades que gosta.
Entre as 10 cidades do mundo com maior tempo de deslocamento, três são brasileiras. Rio de Janeiro, Recife e São Paulo fazem parte do ranking de maior tempo médio de deslocamento em uma direção única (de ou para casa/trabalho), segundo o levantamento do aplicativo de mobilidade Moovit. Os cariocas gastam 1h07 nos seus percursos; enquanto os paulistanos e os recifenses consomem 1h02 em seus trajetos. Considerando o tempo nos congestionamentos, anualmente, as pessoas passam quase um período de férias no trânsito. A valorização desse tempo passa pela adoção de medidas que proporcionem mais qualidade para a vida dos cidadãos e menor agressão ao meio ambiente.
A mobilidade é um direito constitucional e privar o cidadão do transporte eficiente é limitá-lo da sua liberdade de ir e vir. Não pensar no planejamento e desenvolvimento do transporte é privar a população do deslocamento eficiente. É preciso mudar essa realidade com o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem o transporte coletivo com qualidade, proporcionando mais agilidade nos trajetos das pessoas.

divulgação/ANPTrilhos
Ao redor do mundo, os sistemas de alta capacidade são aliados dos deslocamentos rápidos. Os exemplos exitosos são verdadeiras redes de transporte a serviço do cidadão, que foram estruturadas a partir de sistemas de alta capacidade, como é o caso trens, metrôs e VLT, integrados física e tarifariamente com os demais modos de transporte da cidade, especialmente na primeira e última milhas. Nessas cidades, o transporte de passageiros sobre trilhos responde por um percentual de 40 a 45% dos deslocamentos diários da população, contribuindo para a estruturação dos grandes fluxos de transporte, ao mesmo tempo em que garante a rapidez, a regularidade e a maior segurança desses deslocamentos. Aqui no Brasil, por outro do lado, os trens e metrôs são responsáveis por apenas 7% dos deslocamentos diários, mostrando a dependência que o país tem do transporte baseado nos combustíveis fósseis, o que explica os enormes congestionamentos diários que vivenciamos nas grandes e médias cidades.
As práticas mundiais podem ser exemplos para o Brasil desenvolver a sua rede integrada, proporcionando redução nos tempos de viagem e mais qualidade de vida. Juntos, o transporte sobre trilhos, os ônibus, a bicicleta, o patinete e a mobilidade ativa, formarão a rede inteligente de transporte, cada um cumprindo o seu papel dentro da mobilidade urbana.
Para que as cidades brasileiras deixem de configurar o quadro de longos tempos de deslocamentos é preciso planejamento aliado ao investimento permanente para a evolução das redes de transporte. Retomar a capacidade de planejamento dos municípios é fundamental para que esse investimento constante possa ser feito à frente da necessidade da população. Hoje, infelizmente, o investimento está aquém da necessidade de mobilidade.
Acreditamos que é possível reverter esse quadro nas principais cidades brasileiras. A ANPTrilhos apoia os municípios a pensar o planejamento de redes inteligentes e integradas de transporte. O alerta vale não só para as cidades que já estão enfrentando problemas de deslocamento, como as apresentadas na pesquisa do Moovit, mas, especialmente, para aquelas que ainda não têm, mas que, se nada fizerem, certamente passarão a apresentar problemas em um período de cinco ou seis anos.
*Roberta Marchesi é Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Mestre em Economia e Pós-Graduada nas áreas de Planejamento, Orçamento e Logístic
Fonte - ANPTrilhos  20/02/2020

Comentário Pregopontocom

Planejamento a médio e longo prazo,rede integrada de transportes,investimentos em sistemas de transportes de massa certamente formarão uma rede inteligente de transportes.Mas....aliado a esses fatores é preciso também investir na modernização dos sistemas de administração e operação do transporte público como um todo. Antes de tudo pensar num sistema de transportes Metropolitano integrado,principalmente nas grandes cidades, cercadas pelas suas satélites,ou seja toda a sua Região Metropolitana racionalizando e unificando a administração e operação do transporte de todas as cidades que compõe uma RM. Um sistema de transporte jamais será eficiente quando administrado e operado separadamente,totalmente desconectado, por cada cidade componente de uma RM e o seu eixo principal,é preciso uma administração unica para todos os sistemas de transportes que operam em toda região.O melhor exemplo vem de fora,a expl. da Europa onde distritos ou cidades de uma região mantem sobre controle a operação e administração dos sistemas de transportes subordinados a uma Autoridade de Transportes Regional.Atrasado mais ainda em tempo,precisamos criar aqui a nossa "Autoridade Metropolitana de Transportes",para administrar,regular e operar os sistemas de transportes em cada grande região metropolitana do país.A integração e a unificação dos sistemas sobre a coordenação geral da Autoridade Metropolitana de Transportes(Não se trata de mais uma Agência),cujo comitê administrativo terá a participação de  representantes de cada cidade abrigada na AMT,ficará encarregada das licitações de linhas dos modais existentes,licitações para compra de materiais rodantes,operação de todo sistema,fiscalização e ordenamento geral.Aliado a AMT a criação do "Intelligent Transport System",torna-se imprescindível", para coordenar e supervisionar todas as ações dos diversos CCOs de todos os modais que operam no sistema.Não será possível atingir um bom nível de eficiência e uma boa prestação de serviço para os clientes dos sistemas de transportes de maneira integrada, insistindo no erro da administração e operação de cada modal de maneira isolada e separadamente.Além de tudo é preciso mudar a visão e a concepção para a nova realidade da Mobilidade Urbana com relação as novas práticas e a novas tecnologias.

Madri inicia a primeira rota de ônibus com zero emissões e tarifa zero

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

Este novo serviço trabalha exclusivamente com tecnologia elétrica de emissão zero e, pela primeira vez na história da cidade, a linha comercial é gratuita para os usuários.A linha zero - emissões zero e custo zero para os usuários - é uma das principais medidas incluídas na nova Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madrid 360, uma ferramenta essencial que visa aumentar a conformidade da corporação com a diretiva européia sobre qualidade do ar.

Intelligent Transport
Crédito - Empresa Municipal de Transportes de Madrid
Por Intelligent Transport
O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, acompanhado pela delegada da Área de Mobilidade e Meio Ambiente da Prefeitura de Madri , Borja Carabante, inaugurou a primeira linha zero da Empresa Municipal de Transportes (EMT).
A linha zero - emissões zero e custo zero para os usuários - é uma das principais medidas incluídas na nova Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madrid 360, uma ferramenta essencial que visa aumentar a conformidade da corporação com a diretiva européia sobre qualidade do ar.
O primeiro ônibus de linha zero iniciou sua operação com o nome '001 Atocha Renfe-Moncloa' e conecta dois pontos intermodais principais em Madri.
Para oferecer o serviço dessa rota, que cobrirá mais de 350.000 quilômetros por ano, a EMT planejou uma frota de dez ônibus elétricos Irizar ieBUS. Esse modelo, considerado silencioso e respeitoso com o meio ambiente, tem capacidade para 75 passageiros e alcance de 200 a 250 quilômetros, dependendo do ciclo de direção e das condições atmosféricas. Esse valor seria equivalente a cerca de 17 horas em circulação na cidade.
A linha de ônibus de Madri tem uma frequência de sete a oito minutos nos dias úteis, no  horário de pico. Sua programação se estende nos dois sentidos,das 7:00 da manhã até às 23:30 da noite em Moncloa e 23:00 da noite em Atocha.
Durante a primeira semana de operação, os funcionários da EMT reportarão nos pontos finais e ao longo do caminho sobre a existência da linha zero com folhetos de informações em sua operação.
A segunda linha zero, 002, que será inaugurada em março próximo, atravessará parte do distrito Centro de Argüelles até Puerta de Toledo. O serviço será realizado das 8:00 às 21:00 em Argüelles e até 20:45 em Puerta de Toledo, com uma frequência máxima de aproximadamente dez minutos.
Fonte - Intelligent Transport  20/02/2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos nesta quinta(20) e opera com 7 embarcações

Travessia marítima  🚢

A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat,que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que estão em operação nesta quinta (20) as sete (07) embarcações, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Pinheiro e Dorival Caymmi, com saídas a cada 30 minutos. Neste momento, o movimento de veículos é intenso em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O fluxo de passageiros é tranquilo nos dois terminais.Um aviso em destaque no site da ITS(até o momento) informa que o sistema de vendas de Hora Marcada está indisponível temporariamente.


foto - ilustração/arquivo

Mais informações pelo Tel - 0800 028 2723 e pelo e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br

Aeroporto de Teixeira de Freitas terá novos voos para Salvador e São Paulo

Turismo 

A operação será realizada pela Passaredo Linhas Aéreas e as aeronaves tem capacidade para receber até 70 passageiros. Agora, os passageiros terão essa opção de poder embarcar e desembarcar para a capital baiana e também em São Paulo 

Da Redação
divulgação/Seinfra BA
O aeroporto de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano, terá novos voos com destino a Salvador e São Paulo a partir de 29 de março. A operação será realizada pela Passaredo Linhas Aéreas e as aeronaves tem capacidade para receber até 70 passageiros. Os interessados podem adquirir as passagens a partir desta quinta-feira (20) através do portal da empresa aérea.
“No equipamento aeroviário de Teixeira de Freitas, a Azul Linhas Aéreas já opera diariamente com voos que tem o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, como origem e destino. Agora, os passageiros terão essa opção de poder embarcar e desembarcar para a capital baiana e também em São Paulo” destaca Denisson de Oliveira, diretor de Terminais da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
Com informações da Secom BA    20/02/2020

São Luis terá 100% da frota de ônibus em operação no carnaval

Transportes  🚌

A Prefeitura de São Luís determinou o reforço da frota do transporte urbano da capital durante as festividades de Carnaval. No que se refere ao transporte urbano, considerando a necessidade de manter a oferta durante as comemorações dos eventos

Da Redação
Divulgação/Agência São Luis
Prefeitura de São Luís determina a circulação de 100% da frota do transporte urbano durante o Carnaval.Será reforçado também o número de ônibus à disposição nos terminais para apoio à dispersão dos brincantes ao final das brincadeiras durante todos os dias de folia; por conta da programação de Carnaval, rotas dos ônibus no Centro serão alteradas
A Prefeitura de São Luís determinou o reforço da frota do transporte urbano da capital durante as festividades de Carnaval. No que se refere ao transporte urbano, considerando a necessidade de manter a oferta durante as comemorações dos eventos, a Prefeitura,por meio da SMTT, determina que todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Urbano que se destinam ao Centro de São Luís, deverão operar, a partir das 12h do sábado (22) até às 12h de quarta (26), com frota total prevista para os dias uteis. Por conta da programação de Carnaval, organizado pela Prefeitura e Governo do Estado, as rotas dos ônibus e vias do Centro serão alteradas no período.
Devido ao fechamento parcial da Avenida Beira-Mar, Avenida Vitorino Freire, Anel Viário e da Ponte do São Francisco, as rotas das linhas de ônibus que passam nestes locais terão seus itinerários alterados.

Transporte Semiurbano 
O transporte semiurbano e Expresso Metropolitano, coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), do Governo do Estado, estará também com a totalidade da frota disponível para o período carnavalesco, sendo reforçado o serviço na capital com ônibus extras. Além da frota, serão mais 13 veículos que irão circular entre os municípios da Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O serviço será intensificado das 23h às 4 horas da manhã.
Com informações da Prefeitura de São Luis  20/02/2020

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Londres conta agora em três(03) rotas com frotas de ônibus 100% elétricas

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

Os ônibus elétricos da rota 94,além de não serem veículos poluentes,são mais suaves durante os deslocamentos e possuem pontos de USB a bordo, além de outros recursos tecnológicos e de segurança.Agora a cidade já conta com três rotas de ônibus com a frotas totalmente elétricas

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Transport for London (TfL) responsável pela gestão do sistema de transportes de Londrs, anunciou que os ônibus da rota 94, que operam entre Acton Green e Piccadilly Circus,a partir de agora passa a ser a 3ª rota de ônibus,double decker(dois andares) da cidade, 100% eletrificada.A rota 94,mais as rotas 43 e 134 somam três rotas eletrificadas com uma frota total de 280 ônibus elétricos em Londres.
Os ônibus elétricos da rota 94,além de não serem veículos poluentes,são mais suaves durante os deslocamentos e possuem pontos de USB a bordo, além de outros recursos tecnológicos e de segurança.
Os novos ônibus elétricos,vão ajudar a prefeitura local na missão de enfrentar a "emergência climática",contribuindo para a diminuição da poluição ambiental,causada em grande parte pela emissão de gases tóxicos emitidos pela queima de combustíveis fosseis.Considerada uma prioridade,outras 12 rotas da cidade deverão ser eletrificadas ao longo de 2020,dando continuidade ao programa da prefeitura local de redução da poluição ambiental.
Pregopontocom 19/02/2020

Defender o patrimônio público - Ferrovias

Transportes sobre trilhos/Ferrovias  🚄

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), autora da ação, a lei ofende a Constituição, pois autoriza a prorrogação dos contratos de concessão com perdão irrestrito pelos maus serviços prestados nos passado, autorizando que concessionárias ineficientes e com inúmeras infrações administrativas continuem prestando os serviços.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Está pautado, para esta quinta-feira (20/02), o julgamento da ADI 5991, no qual foi requerida uma medida cautelar para suspender a vigência da Lei 13.448/17, que autoriza a prorrogação antecipada das concessões ferroviárias.
Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), autora da ação, a lei ofende a Constituição, pois autoriza a prorrogação dos contratos de concessão com perdão irrestrito pelos maus serviços prestados nos passado, autorizando que concessionárias ineficientes e com inúmeras infrações administrativas continuem prestando os serviços. As concessionárias querem a prorrogação como condição para investimentos que são estimados na casa de 30 bilhões de reais.
A Procuradoria, com o apoio da Ferrofrente, defende a ampliação da concorrência no setor. Para o presidente da Ferrofrente, engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, é absurdo cogitar que a única forma de se obter os alegados 30 bilhões em investimentos seja com a prorrogação direcionada às concessionárias atuais. E questiona: "Diante da urgência em investimentos, e da oportunidade do momento, porque não lançar o plano de investimentos para um leilão internacional, oportunizando que novos concorrentes ofereçam até mais do que 30 bilhões em investimentos?"
Para ele, ao invés de entregar de presente as concessões atuais por mais 40 anos para as concessionárias, a agência reguladora do setor, a ANTT, deveria abrir uma concorrência baseada na melhor proposta, aceitando concessionárias que pudessem oferecer mais investimentos do que as atuais estão oferecendo.
Fonte - Portogente  19/02/2020

Ônibus metropolitanos farão operação especial durante o carnaval de Salvador

Transportes/carnaval  🚌

A partir da quinta-feira (20) e até a quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, 16 linhas metropolitanas vão operar em horários especiais.A iniciativa da Agerba visa atender a demanda dos passageiros metropolitanos, tendo em vista que o metrô irá funcionar das 04h30 á 01h30 do dia posterior.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para atender a demanda dos foliões que moram em cidades metropolitanas e vão curtir a folia nas ruas da capital baiana, a Agerba organizou uma operação especial. A partir da quinta-feira (20) e até a quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, 16 linhas metropolitanas vão operar em horários especiais.
Três linhas metropolitanas provenientes de Lauro de Freitas vão operar por 24 horas até o final do Carnaval. A Praça Cayrú, no comércio, é o ponto final das linhas 841 Vilas do Atlântico, 846 Lauro de Freitas (centro), 855A Vida Nova via Itinga. Já a linha 884 Vila de Abrantes, seguindo o quadro de horário convencional, irá operar até o bairro do Rio Vermelho, nas imediações do Largo da Mariquita.
No Terminal Aeroporto as linhas 858A Praia de Ipitanga, 883A Vida Nova via Portão, 883A3 Vida Nova via Itinga e 885 Vila de Abrantes vão acompanhar o funcionamento do metrô, estendendo o atendimento até a chegada do último trem do metrô. O mesmo acontece para as linhas 809 Candeias, 872 Mapele/Ilha de São João e 869I Simões Filho no Terminal Retiro. No Terminal Mussurunga a linha 808I Camaçari, também funcionará de modo especial. No Terminal da França, a partir do sábado (22) as linhas 815 Simões Filho e 822 Mapele/Ilha de São João encerram as viagens à meia noite, sendo que a 815 retoma os serviços as 3h40 e a 822 às 4h00.
A iniciativa da Agerba visa atender a demanda dos passageiros metropolitanos, tendo em vista que o metrô irá funcionar das 04h30 á 01h30 do dia posterior. Serão disponibilizadas baias devidamente sinalizadas para embarque e desembarque de passageiros, e fiscais desta agência vão acompanhar as operações durante todo o período. 
Com informações da Seinfra BA  18/02/2020

Colisão entre dois trens do Metrô do Recife deixa feridos e paralisa a Linha Centro

Transportes sobre trilhos  🚇

Os dois trens estavam com passageiros e na direção Jaboatão/Centro. O acidente ocorreu quando uma composição que estava estacionada – fazendo o embarque e desembarque – na estação Ipiranga foi atingida por outro trem.Além dos 29 feridos, houve quase uma dezena de pessoas que ficaram em choque, entre elas uma das maquinistas envolvidas no acidente.

Abifer
Colisão entre dois trens do Metrô Recife na Linha do Centro
 foto: Cortesia/WhatsApp - Abifer

Uma colisão entre dois trens do Metrô do Recife (Metrorec) ocorreu no início da manhã desta terça-feira (18) na capital pernambucana. O acidente foi por volta das 5h40 na Estação Ipiranga, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. A batida deixou pelo menos 29 feridos segundo o Samu, que foi ao local com 11 ambulâncias e 26 socorristas para fazer o atendimento. Por causa da batida, a Linha Centro do Metrô do Recife, que transporta diariamente cerca de 240 mil passageiros, está sem funcionar, sem previsão de retorno.
Os dois trens estavam com passageiros e na direção Jaboatão/Centro. O acidente ocorreu quando uma composição que estava estacionada – fazendo o embarque e desembarque – na estação Ipiranga foi atingida por outro trem. Além dos 29 feridos, houve quase uma dezena de pessoas que ficaram em choque, entre elas uma das maquinistas envolvidas no acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas já foram removidas e receberam atendimento. Nenhuma corre risco de vida.
A estação está fechada, e somente agentes do Samu e do Corpo de Bombeiros tiveram acesso à plataforma de embarque para fazer o resgate das vítimas. De acordo com o gerente de Comunicação do Metrorec, Salvino Gomes, o sistema de frenagem do veículo evitou uma tragédia maior. “Graças a Deus, não houve vítima fatal”, afirmou, informando que a maioria sofreu escoriações. “Nossos maquinistas não sofreram danos graves. A maquinista que conduzia o trem vindo de Jaboatão ficou em estado de choque e foi levada para um posto de atendimento médico”, completou.
Segundo a CBTU, a colisão é a primeira entre dois trens do metrô em 35 anos de operação do serviço. “Temos um princípio de ‘falha segura’ que garante o funcionamento do sistema sem que aconteçam acidentes dessa magnitude”, afirmou.
Segundo o diretor de Operações do Metrô do Recife, Murilo Cavalcanti, ainda não se sabe o motivo da colisão, e “a companhia deve se pronunciar assim que houver alguma conclusão”. Uma sindicância, de acordo com a Assessoria de Comunicação do Metrorec, será aberta para apurar as causas da colisão. “Vamos saber se foi uma falha do equipamento ou falha humana”, afirmou Salvino Gomes.
De acordo com o perito criminal Haroldo Azevedo, as imagens do circuito de segurança da estação serão solicitadas e analisadas pela perícia. “A análise preliminar não permitiu que tivéssemos uma conclusão. É a primeira colisão desse tipo que acontece no sistema metroviário do Recife. Podemos apenas afirmar que o sistema de amortecimento funcionou e evitou uma situação mais grave”, afirmou Azevedo. O laudo elaborado pela perícia deve ficar pronto em até 15 dias.
Ainda segundo o porta-voz da companhia, não há previsão de normalização do metrô. “A prioridade é atender e dar apoio às vítimas. Estamos também tentando liberar o sistema e, paralelamente, conduzindo as investigações”. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas foram socorridas para sete unidades de saúde do Recife – 22 para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá (11 pessoas), Imbiribeira (9) e Ibura (2); sete para o Hospital da Restauração (HR); duas para a Policlínica de Afogados; e duas para duas clínicas particulares.
Por volta das 9h, o HR emitiu balanço sobre o estado de saúde das vítimas internadas no hospital. Os sete passageiros levados para o hospital – três homens e quatro mulheres com idades entre 18 e 48 anos – foram encaminhados para a Unidade de Trauma e têm quadro clínico estável.
Fonte - Abifer  18/02/2020

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Saiba como será a operação do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica durante o período de carnaval

Travessia marítima   🚢

Sistema Ferry-Boat, Salvador/Itaparica, estima um movimento de 455 mil pessoas para o Carnaval 2020. O volume é similar ao ano passado, no mesmo período, segundo projeção da ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o sistema de transporte. A ITS está considerando o intervalo entre a quarta-feira, 19 de fevereiro, antes da folia, e a terça-feira, 03 de março, totalizando 14 dias de operação especial.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Aproximadamente 455 mil pessoas e 65 mil veículos são esperados para a travessia pelo Sistema Ferry-Boat para o Carnaval deste ano. O volume é similar ao ano passado, no mesmo período, segundo projeção da ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o sistema de transporte. A ITS está considerando o intervalo entre a quarta-feira, 19 de fevereiro, antes da folia, e a terça-feira, 03 de março, totalizando 14 dias de operação especial.
A ITS afirma estar se preparando para realizar  uma operação de Carnaval, tranquila, com agilidade e segurança, tomando todos os cuidados para que seja uma operação de sucesso.
Para atender à demanda de ida, o sistema vai operar com seis embarcações, com capacidade entre 55 e 150 veículos e entre 600 e 1098 passageiros, dependendo da capacidade de cada embarcação. Estarão em serviço as embarcações, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Dorival Caymmi, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu. No retorno do feriado, serão sete(07) em operação.
As partidas serão de hora em hora, conforme programação, e podem fazer saídas extras em momentos de maior procura, para reduzir ou zerar possíveis filas de espera. Nos dias considerados de maior movimento, o sistema funcionará sem interrupção.
A ITS está disponibilizando 880 vagas extras para o serviço de Hora Marcada durante a operação especial. São 460 extras para quem vai sair da cidade sentido ilha, distribuídas para a madrugada dos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. As outras 420 extras estão reservadas para quem fará a travessia vindo da ilha para Salvador, distribuídas na madrugada dos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e dias 1 e 2 de março.O serviço de Hora Marcada é exclusivo aos condutores de veículos.

Dias de operação ininterrupta:
São Joaquim:

Das 5h da manhã de quarta-feira (19/2) às 23h30 do sábado (22/2)
Bom Despacho:
Das 5h da manhã de terça-feira (25/2) às 23h30 de quinta-feira (27/2)
Mais informações pelo Tel - 0800 028 2723 (apenas ligação de telefone fixo) através do 
demandastravessias@sollobrasil.com.br ou pelo WhatsApp: (71) 9.9942-4175
Com informações da ITS  18/02/2020

Professores da rede estadual do Piaui receberão entre R$ 3,7 e R$ 7 mil, após reajuste

Educação  📖

O Piauí tem hoje 10 mil professores com jornada de 40 horas/aulas semanais, que são abarcados pelo piso do magistério.Com a medida, 95% dos professores piauienses receberão entre R$ 3.750 e R$ 7.082, um reajuste de 4,17%, mais auxílio alimentação de 4,31%. O valor fica bem acima do piso nacional do magistério que é de R$ 2.886.

Da Redação
seduc.pi.gov.br
O Governo do Piauí, enviou, nessa segunda-feira (17), à Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para o reajuste dos salários dos professores da rede estadual de ensino. Com a medida, 95% dos professores piauienses receberão entre R$ 3.750 e R$ 7.082, um reajuste de 4,17%, mais auxílio alimentação de 4,31%. O valor fica bem acima do piso nacional do magistério que é de R$ 2.886.
O Piauí tem hoje 10 mil professores com jornada de 40 horas/aulas semanais, que são abarcados pelo piso do magistério. Desses, a maioria (9.600) são professores com graduação (SL), especialização (SE), mestrado (SM) ou doutorado (SD) e dependendo do nível (progressão por tempo de serviço) que estejam, passarão a receber vencimentos superiores a R$ 3.750, um valor 23% acima do piso.
Os professores com especialização, que formam a maioria no universo da rede estadual, cerca de 6.400, terão um incremento em seus vencimentos com a remuneração final chegando a ordem de R$ 4.464, um valor 35,3% superior ao piso nacional.
Segundo o secretário de Governo, Osmar Júnior, caso seja aprovado pelo Assembleia Legislativa, o novo piso estadual deve entrar em vigor a partir do mês de maio, prazo necessário para que o valor se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita gastos do Executivo com folha de pessoal com um limite prudencial de 46.55% do Orçamento do Estado.

Outras medidasConcomitante à valorização dos profissionais da educação, outros fatores como a melhoria das condições de trabalho e o acesso à escola são importantes para a elevação dos índices educacionais. O governo então elaborou o Plano Educar Piauí, com investimento de R$ 1,6 bilhão. O plano está em execução por meio da construção de novas escolas, da reforma e ampliação de escolas já existentes, aquisição de equipamentos e programas voltados para o combate ao analfabetismo, elevação da proficiência dos estudantes, combate à evasão, fortalecimento da gestão escolar e ampliação da oferta de educação profissional.
Em relação ao transporte escolar, o Governo do Piauí adotou medidas para mudar o sistema de transporte e realizou licitação que adota o conceito de alunos transportados em lugar da linha ou rota. Além disto, todos os veículos terão sistema de rastreamento e localização, o que dará à Seduc condições de controlar de modo mais eficiente o cumprimento dos contratos.
Essas e outras medidas fazem da educação pública do Piauí uma das que mais avançam no Brasil. Prova disso são os índices e resultados conquistados pelas escolas do estado e por estudantes, servindo de modelo para outros estados com destaque, inclusive, internacionalmente.
Com informações do Governo do Piaui  18/02/2020

Mostra Fundação Casa de Jorge Amado conta história do escritor baiano na Estação Campo da Pólvora do Metrô de Salvador

Arte&Cultura  📖  🚇

O acervo reúne documentos como revistas, periódicos, manuscritos bibliográficos, correspondências, fotografias, vídeos e cartazes, além de prêmios e objetos que se relacionam com o romancista. A mostra segue até o dia 20 de março, com visitação gratuita.

Da Redação
Divulgação/CCR
A partir desta quarta-feira (19), a Estação Campo da Pólvora de Metrô será palco da Mostra Fundação Casa de Jorge Amado que conta a história da instituição, que guarda o acervo do escritor baiano desde 1932 até os dias atuais. O acervo reúne documentos como revistas, periódicos, manuscritos bibliográficos, correspondências, fotografias, vídeos e cartazes, além de prêmios e objetos que se relacionam com o romancista. A mostra segue até o dia 20 de março, com visitação gratuita.
A Fundação Casa de Jorge Amado foi criada a 2 de julho de 1986 com o propósito de tornar-se um centro de documentação encarregado de gerir, preservar e divulgar o acervo de documentos relativos à vida e à obra do escritor Jorge Amado. A ação integra o projeto Vem pra Cá criado pela CCR Metrô Bahia para promover eventos durante todo o ano levando baianidade para as estações de metrô da cidade.

Serviço:
O quê: Mostra Fundação Casa de Jorge Amado
Onde: Estação Campo da Pólvora de Metrô
Quando: De 19 de fevereiro a 20 de março
Visitação Gratuita
Com informações da CCR Metrô Salvador  17/02/2020

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Derretendo o iceberg

Ponto de Vista  🔍

A miséria, o desemprego, as relações precárias de emprego, o endividamento das famílias, a não obtenção de benefícios sociais (o empoçamento do Bolsa Família) e a deterioração de serviços públicos (as filas do INSS) são condições negativas que se transformam em dados de uma realidade presente e aparentemente inacessível como um iceberg gelado.

João Guilherme Vargas Netto - Portogente
João G.Vargas Netto
O grande escritor alemão Goethe dizia que a moda é a tradição instantânea. O novo normal não é tradição porque é novo e não é instantâneo porque se acumula. O novo normal não é uma moda.
O novo normal nas relações de trabalho é a sua desorganização total, de forma que sempre há algo pior do que aquilo que serve de referência; o organizado se torna uma ilha cercada por todos os lados.
Assim, por exemplo, o empregado formal é acossado pelos informais, o motorista Uber diz que o motorista 99 é mais sacrificado, o entregador de pizza diz que o desalentado que não procura emprego passa pior que ele. É uma escada em que cada degrau é um purgatório na descida para o inferno.
O novo normal também é o acúmulo sucessivo de situações precárias que, sem ter solução, adquirem inércia porque se petrificam.
A miséria, o desemprego, as relações precárias de emprego, o endividamento das famílias, a não obtenção de benefícios sociais (o empoçamento do Bolsa Família) e a deterioração de serviços públicos (as filas do INSS) são condições negativas que se transformam em dados de uma realidade presente e aparentemente inacessível como um iceberg gelado.
Foi para enfrentar última dessas situações constrangedoras que as centrais sindicais determinaram a realização de manifestações nos postos do INSS. Hoje, dia 14, em vários deles e alguns locais de concentração os ativistas (cadê os aposentados do Sindnapi?) puderam demonstrar seu repúdio às filas, sua solidariedade aos prejudicados e exigiram medidas imediatas para enfrentar a precarização do serviço e reforçar a presença dos funcionários públicos qualificados para tanto.
É ainda muito pouco e um pouco tardiamente, mas é um começo.
Para enfrentar o novo normal que se banaliza é preciso organizar a insatisfação que oriente ações solidárias, imediatas e unitárias que o tornem anormal e provoquem sua mudança, derretendo o iceberg.
* Consultor sindical e analista político
Fonte - Portogente  17/02/2020

Associação analisa reativar transporte de passageiros em ferrovia

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

A proposta para reativação do transporte de passageiros se arrasta desde 2015, com a apresentação do projeto de implantação do trem regional, com transporte de cargas, para agregar valor ao destino turístico, considerando o atrativo cultural e a preservação da memória ferroviária.

Jornal de Uberaba
foto - ilustração/arquivo
Em reunião ordinária da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi discutida viabilidade da reativação da Estrada de Ferro Bahia-Minas, bem como a solicitação de análise da implantação de trem de passageiros ligando os municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Ibiá e também a solicitação de construção de um ramal ferroviário entre os Municípios de Governador Valadares e Teófilo Otoni.
A Superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Vânia Silveira de Pádua Cardoso, informou aos membros do colegiado que as solicitações da inclusão no Plano Estratégico Ferroviário foram encaminhadas à Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), instituição responsável pela contratação dos estudos de elaboração do plano estratégico ferroviário, para análise e avaliação.
A proposta para reativação do transporte de passageiros se arrasta desde 2015, com a apresentação do projeto de implantação do trem regional, com transporte de cargas, para agregar valor ao destino turístico, considerando o atrativo cultural e a preservação da memória ferroviária.
Na época, as universidades federais de Uberlândia (UFU) e do Triângulo Mineiro (UFTM) elaboraram propostas para o estudo de viabilidade a ser feito em dois trechos que ligam as cinco cidades. Em relação ao trecho de 214 quilômetros que une Uberlândia, Araguari e Uberaba, o estudo levaria 11 meses e um custo de R$ 1,7 milhão. Quanto ao trecho de 264 quilômetros que percorre Uberaba, Araxá e Ibiá, o prazo do estudo seria também de 11 meses com um investimento de R$ 1,9 milhão.
Fonte - ANPTrilhos  15/02/2020

VLT Carioca transporta quase 5 milhões de pessoas no período de férias

Transportes sobre trilhos  🚄

Ao todo, quase 5 milhões de pessoas andaram de VLT, com destaque para o início de dezembro, em que o pico de usuários por dia se aproximou dos 120 mil. Já no mês de janeiro, foram quase 2,5 milhões de passageiros, recorde dos três anos e meio de operação do sistema.

VLT Carioca
foto - ilustração/arquivo
Se é comum grandes centros ficarem mais vazios no período de férias, para o VLT Carioca os meses de dezembro e janeiro foram de alta movimentação. Novos recordes foram registrados nesse ciclo, com a média de passageiros transportados ultrapassando os 110 mil/dia útil.
Ao todo, quase 5 milhões de pessoas andaram de VLT, com destaque para o início de dezembro, em que o pico de usuários por dia se aproximou dos 120 mil. Já no mês de janeiro, foram quase 2,5 milhões de passageiros, recorde dos três anos e meio de operação do sistema.
Com cada vez mais cariocas e visitantes incluindo as regiões central e portuária no roteiro turístico, o crescimento foi impulsionado também pela inauguração da Rio Star. A maior roda-gigante da América Latina ajudou paradas como Cidade do Samba e Utopia-Aquario a multiplicarem o fluxo durante os fins de semana.
Os números ajudam a reforçar uma das vocações do VLT. Ainda que 70% das pessoas utilizem o modal para deslocamentos de trabalho nos dias úteis, as viagens de lazer são cada vez mais frequentes. Principalmente aos fins de semana, quando cerca de 50% do público é voltado ao turismo.
Fonte - ANPTrilhos  14/02/2020