quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Colisão entre dois trens do Metrô do Recife deixa feridos e paralisa a Linha Centro

Transportes sobre trilhos  🚇

Os dois trens estavam com passageiros e na direção Jaboatão/Centro. O acidente ocorreu quando uma composição que estava estacionada – fazendo o embarque e desembarque – na estação Ipiranga foi atingida por outro trem.Além dos 29 feridos, houve quase uma dezena de pessoas que ficaram em choque, entre elas uma das maquinistas envolvidas no acidente.

Abifer
Colisão entre dois trens do Metrô Recife na Linha do Centro
 foto: Cortesia/WhatsApp - Abifer

Uma colisão entre dois trens do Metrô do Recife (Metrorec) ocorreu no início da manhã desta terça-feira (18) na capital pernambucana. O acidente foi por volta das 5h40 na Estação Ipiranga, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. A batida deixou pelo menos 29 feridos segundo o Samu, que foi ao local com 11 ambulâncias e 26 socorristas para fazer o atendimento. Por causa da batida, a Linha Centro do Metrô do Recife, que transporta diariamente cerca de 240 mil passageiros, está sem funcionar, sem previsão de retorno.
Os dois trens estavam com passageiros e na direção Jaboatão/Centro. O acidente ocorreu quando uma composição que estava estacionada – fazendo o embarque e desembarque – na estação Ipiranga foi atingida por outro trem. Além dos 29 feridos, houve quase uma dezena de pessoas que ficaram em choque, entre elas uma das maquinistas envolvidas no acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas já foram removidas e receberam atendimento. Nenhuma corre risco de vida.
A estação está fechada, e somente agentes do Samu e do Corpo de Bombeiros tiveram acesso à plataforma de embarque para fazer o resgate das vítimas. De acordo com o gerente de Comunicação do Metrorec, Salvino Gomes, o sistema de frenagem do veículo evitou uma tragédia maior. “Graças a Deus, não houve vítima fatal”, afirmou, informando que a maioria sofreu escoriações. “Nossos maquinistas não sofreram danos graves. A maquinista que conduzia o trem vindo de Jaboatão ficou em estado de choque e foi levada para um posto de atendimento médico”, completou.
Segundo a CBTU, a colisão é a primeira entre dois trens do metrô em 35 anos de operação do serviço. “Temos um princípio de ‘falha segura’ que garante o funcionamento do sistema sem que aconteçam acidentes dessa magnitude”, afirmou.
Segundo o diretor de Operações do Metrô do Recife, Murilo Cavalcanti, ainda não se sabe o motivo da colisão, e “a companhia deve se pronunciar assim que houver alguma conclusão”. Uma sindicância, de acordo com a Assessoria de Comunicação do Metrorec, será aberta para apurar as causas da colisão. “Vamos saber se foi uma falha do equipamento ou falha humana”, afirmou Salvino Gomes.
De acordo com o perito criminal Haroldo Azevedo, as imagens do circuito de segurança da estação serão solicitadas e analisadas pela perícia. “A análise preliminar não permitiu que tivéssemos uma conclusão. É a primeira colisão desse tipo que acontece no sistema metroviário do Recife. Podemos apenas afirmar que o sistema de amortecimento funcionou e evitou uma situação mais grave”, afirmou Azevedo. O laudo elaborado pela perícia deve ficar pronto em até 15 dias.
Ainda segundo o porta-voz da companhia, não há previsão de normalização do metrô. “A prioridade é atender e dar apoio às vítimas. Estamos também tentando liberar o sistema e, paralelamente, conduzindo as investigações”. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas foram socorridas para sete unidades de saúde do Recife – 22 para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá (11 pessoas), Imbiribeira (9) e Ibura (2); sete para o Hospital da Restauração (HR); duas para a Policlínica de Afogados; e duas para duas clínicas particulares.
Por volta das 9h, o HR emitiu balanço sobre o estado de saúde das vítimas internadas no hospital. Os sete passageiros levados para o hospital – três homens e quatro mulheres com idades entre 18 e 48 anos – foram encaminhados para a Unidade de Trauma e têm quadro clínico estável.
Fonte - Abifer  18/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito