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Bom vídeo! Eu porém acredito que ao fazer análises comparativas devemos sempre apontar os pontos fortes, oportunidades e fraquezas dos dois lados da comparação. Não dá pra comparar BRT e VLT apresentando apenas o que existe de ruim no BRT e o melhor no VLT. Ainda assim, apontando até os pontos fortes do sistema BRT e as fraquezas do VLT, fico com o VLT.
Bom...quais seriam os pontos fortes do BRT?!!!capacidade limitada de 180 passgs,movido a combusíivel fóssil poluente,desgastes de pneus e piso rolante,vida util limitada de 5 a 8 anos.Contra os 600 passgs que podem transportar um VLT movido a energia limpa,com vida util de mais de 20 anos,e que pode trafegar em solo natural sem concreto e asfalto,um pacote ecologicamente e tecnicamente correto não acha?
Esqueceu de acrescentar que se a tragédia do BRT na Av.Paralela sair do papel a administração desse sistema ficará a cargo daqueles mesmos de sempre... esses mesmos que impedem na justiça a realização de licitações para o transporte público em Salvador.
Cara, uma vez eu tava passando os canais na TV e em algum canal de esporte estavam esperando um jogo de tênis recomeçar, pois estava chovendo e pararam o jogo. Eu na minha soberba fui logo falando porque que nenhum ser humano desse mundo pensou em construir uma quadra de tênis coberta, pois eu sempre vejo paralisarem jogos de tenis em virtude do tempo. Fiquei gastando com isso, porque me parece óbvio que para acabar com este problema é só cobrir a quadra. Mas daí um amigo, que estava perto, falou: - vei, você acha que só você no mundo pensou nisso é? você acha que não existe uma razão pra quadra não ser coberta?
Pois bem, esse exemplo foi meio paia mas eu citei porque mesmo nós que criticamos as vezes não temos o total conhecimento. Claro, tem todo o lobby do Setps aí por trás do BRT/Salvador, mas este modelo não existe apenas em Curitiba e Bogotá, e deve ter vantagens também. Sei lá, em algumas situações (que desconheço) este modelo deve ser indicado. Não é a toa que ele existe. Ah, e até hoje eu não sei se existe quadra de tenis coberta.
Lucas preste atenção,quando se condena o BRT, na verdade o que se está condenando e a formula ou a maneira que estão pretendendo usa-lo(usando também a figura da metáfora),não é possível para um bandeirinha apitar um jogo de futebol,mais é possível a ele auxiliar o juiz.Não existe em nenhum lugar do mundo,que trata com seriedade o transporte publico,e isso posso afirmar com toda certeza, um transporte de massa onde o onibus seja a raiz ou a matriz do sistema,(como querem fazer em Salvador a expl. de Bogotá e da Africa do sul)è claro que existem expls. bem sucedidos como o Mobilien de Paris que tive a oportunidade de conhecer quando lá estive.( http://www.youtube.com/watch?v=PP9l0oUpZ44&feature=related )mais trata-se de um sistema COMPLEMENTAR de baixa intensidade ou seja um simples sistema de onibus articulados bem organizado com sistemas rígidos de controle de horários e rotas bem definidas que se integram aos sistemas de metros e VLTs e Trens, e em proporções muito, mais muito menor do que os BRTs da Colombia e Africa do Sul.Não é só em Paris, mais tambem em outros locais onde ele é usado desta mesma forma, ai sim tornão-se produtivos e cumprem bem o seu papel.O expl. de Curitiba que deu certo foi na década de 70,quando a realidade era bem diferente do momento atual principalmente em termos demográficos.E Curitiba,diga-se de passagem ja esta revendo o seu modelo agora com a implantação do seu metro. Esta é que é a grande diferença,e que diferença.E quanto as quadras de Tenis coberta aaaaaa...sinto ter que informa-lo mais elas já existem ( http://quadradeteniscoberta.com.br/client/ )
Que confusão esse negocio de brt,se for para ser assim em Salvador Deus me livre,já não acham pouco a bagunça que é o transporte já tão ruim que temos atualmente na cidade e ainda querem piorar mais.
Bom vídeo! Eu porém acredito que ao fazer análises comparativas devemos sempre apontar os pontos fortes, oportunidades e fraquezas dos dois lados da comparação. Não dá pra comparar BRT e VLT apresentando apenas o que existe de ruim no BRT e o melhor no VLT. Ainda assim, apontando até os pontos fortes do sistema BRT e as fraquezas do VLT, fico com o VLT.
ResponderExcluirBom...quais seriam os pontos fortes do BRT?!!!capacidade limitada de 180 passgs,movido a combusíivel fóssil poluente,desgastes de pneus e piso rolante,vida util limitada de 5 a 8 anos.Contra os 600 passgs que podem transportar um VLT movido a energia limpa,com vida util de mais de 20 anos,e que pode trafegar em solo natural sem concreto e asfalto,um pacote ecologicamente e tecnicamente correto não acha?
ResponderExcluirEsqueceu de acrescentar que se a tragédia do BRT na Av.Paralela sair do papel a administração desse sistema ficará a cargo daqueles mesmos de sempre... esses mesmos que impedem na justiça a realização de licitações para o transporte público em Salvador.
ResponderExcluirExcelente vídeo! Parabéns!
ResponderExcluirVamos ajudar a divulgá-lo!
Cara, uma vez eu tava passando os canais na TV e em algum canal de esporte estavam esperando um jogo de tênis recomeçar, pois estava chovendo e pararam o jogo. Eu na minha soberba fui logo falando porque que nenhum ser humano desse mundo pensou em construir uma quadra de tênis coberta, pois eu sempre vejo paralisarem jogos de tenis em virtude do tempo. Fiquei gastando com isso, porque me parece óbvio que para acabar com este problema é só cobrir a quadra. Mas daí um amigo, que estava perto, falou: - vei, você acha que só você no mundo pensou nisso é? você acha que não existe uma razão pra quadra não ser coberta?
ResponderExcluirPois bem, esse exemplo foi meio paia mas eu citei porque mesmo nós que criticamos as vezes não temos o total conhecimento. Claro, tem todo o lobby do Setps aí por trás do BRT/Salvador, mas este modelo não existe apenas em Curitiba e Bogotá, e deve ter vantagens também. Sei lá, em algumas situações (que desconheço) este modelo deve ser indicado. Não é a toa que ele existe. Ah, e até hoje eu não sei se existe quadra de tenis coberta.
Lucas preste atenção,quando se condena o BRT, na verdade o que se está condenando e a formula ou a maneira que estão pretendendo usa-lo(usando também a figura da metáfora),não é possível para um bandeirinha apitar um jogo de futebol,mais é possível a ele auxiliar o juiz.Não existe em nenhum lugar do mundo,que trata com seriedade o transporte publico,e isso posso afirmar com toda certeza, um transporte de massa onde o onibus seja a raiz ou a matriz do sistema,(como querem fazer em Salvador a expl. de Bogotá e da Africa do sul)è claro que existem expls. bem sucedidos como o Mobilien de Paris que tive a oportunidade de conhecer quando lá estive.( http://www.youtube.com/watch?v=PP9l0oUpZ44&feature=related )mais trata-se de um sistema COMPLEMENTAR de baixa intensidade ou seja um simples sistema de onibus articulados bem organizado com sistemas rígidos de controle de horários e rotas bem definidas que se integram aos sistemas de metros e VLTs e Trens, e em proporções muito, mais muito menor do que os BRTs da Colombia e Africa do Sul.Não é só em Paris, mais tambem em outros locais onde ele é usado desta mesma forma, ai sim tornão-se produtivos e cumprem bem o seu papel.O expl. de Curitiba que deu certo foi na década de 70,quando a realidade era bem diferente do momento atual principalmente em termos demográficos.E Curitiba,diga-se de passagem ja esta revendo o seu modelo agora com a implantação do seu metro. Esta é que é a grande diferença,e que diferença.E quanto as quadras de Tenis coberta aaaaaa...sinto ter que informa-lo mais elas já existem ( http://quadradeteniscoberta.com.br/client/ )
ResponderExcluirQue confusão esse negocio de brt,se for para ser assim em Salvador Deus me livre,já não acham pouco a bagunça que é o transporte já tão ruim que temos atualmente na cidade e ainda querem piorar mais.
ResponderExcluirMaravilha o video!!
ResponderExcluirBem editado, bastante direto e profundo.