PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, abre vagas extras do Hora Marcada para o feriadão

Travessia marítima  🚢

As vagas extras são ofertadas para os horários alternativos. Para quem vai sair de Salvador, os horários são: 4h de 19/06 (quarta-feira); além de 1h, 2h, 3h e 4h nos dias 20 e 21 de junho (quinta e sexta). E para o retorno, saída da Ilha de Itaparica: 4h de 24/06 (segunda-feira), e também 1h, 2h, 3h e 4h do dia 25/06 (terça-feira) e 1h de 26/06 (quarta-feira)

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora e operadora do Sistema Ferry-Boat,(Salvador/Itaparica) disponibilizou 600 vagas extras do serviço Hora Marcada para atender a demanda para o feriadão dos próximos dias, Corpus Christi e São João. As vagas extras são ofertadas para os horários alternativos. Para quem vai sair de Salvador, os horários são: 4h de 19/06 (quarta-feira); além de 1h, 2h, 3h e 4h nos dias 20 e 21 de junho (quinta e sexta). E para o retorno, saída da Ilha de Itaparica: 4h de 24/06 (segunda-feira), e também 1h, 2h, 3h e 4h do dia 25/06 (terça-feira) e 1h de 26/06 (quarta-feira). São 40 vagas em cada horário. A venda do Hora Marcada é feita exclusivamente pela internet, através do site -internacionaltravessias-.
A empresa informa que a Operação Especial de São João vai ocorrer de 19 a 25 de junho, quando as embarcações farão viagens extras, tendo, na maior parte do tempo, saídas a cada 30 minutos - respeitando, sempre, os momentos de manutenção obrigatória. O sistema vai operar sem parar de 4h de 19/06 até 23h30 de 21/06, a partir do Terminal São Joaquim; e novamente de 4h de 24/06 até 23h30 de 25/06. Para o período, são esperados cerca de 21 mil veículos e 143 mil passageiros, fluxo semelhante ao registrado no período de festas juninas do ano passado. Mais informações serão divulgadas em data mais próxima ao início da operação.
Para mais informações sobre o funcionamento e outros serviços do Sistema Ferry-Boat os usuários podem acionar o SAC pelo telefone 0800 028 2723 e e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br, disponíveis de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Com informações da Seinfra 07/06/2019

Iniciada a construção da Estação Colégio Militar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚇

A obra faz parte da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza – Fase 1, que vai ligar o Centro da capital ao Papicu. A estação Colégio Militar é a terceira das cinco estações previstas no percurso da linha, que conta ainda com as estações Tirol, Chico da Silva Leste, Nunes Valente e Papicu.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará – Seinfra vai dar início à construção da Estação Colégio Militar, no bairro Aldeota. A obra faz parte da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza – Fase 1, que vai ligar o Centro da capital ao Papicu. A estação Colégio Militar é a terceira das cinco estações previstas no percurso da linha, que conta ainda com as estações Tirol, Chico da Silva Leste, Nunes Valente e Papicu. O equipamento será subterrâneo e terá três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque.
Para executar a obra, o trecho da avenida Santos Dumont, entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, será interditado a partir do próximo domingo (9). Parte da praça que fica em frente ao colégio também será fechada. A previsão é que o trânsito no local seja liberado em 12 meses.
Fonte - Metrofor  07/06/2019

'Domingo no CAB' neste domingo(09) é cancelado em função das chuvas

Esporte e Lazer  🏃

O projeto, que se iniciaria neste domingo (9), vai levar às avenidas 1 e 5 do Centro Administrativo da Bahia (CAB) atividades como aulas gratuitas de ginástica, ciclismo, bicicross, karatê, corrida, skate e patins.A suspensão das atividades recreativas e esportivas - iniciativa da Setre, Sudesb, Saeb e Assembleia Legislativa - visa garantir a integridade física da população, uma vez que seriam realizadas ao ar livre.

Da Redação
imagem ilustração/Google Maps
Em função das fortes chuvas que estão caindo em Salvador e região metropolitana, o 'Domingo no CAB' foi cancelado. O projeto, que se iniciaria neste domingo (9), vai levar às avenidas 1 e 5 do Centro Administrativo da Bahia (CAB) atividades como aulas gratuitas de ginástica, ciclismo, bicicross, karatê, corrida, skate e patins.
A suspensão das atividades recreativas e esportivas - iniciativa da Setre, Sudesb, Saeb e Assembleia Legislativa - visa garantir a integridade física da população, uma vez que seriam realizadas ao ar livre.
O 'Domingo no CAB' é uma ação prevista para se tornar regular naquele espaço público da cidade. A expectativa é que este projeto atenda um número grande de pessoas das regiões circunvizinhas, mas também de bairros mais distantes, localizados por toda a Avenida Paralela e adjacências.
A nova data para o início da ação ainda não foi definida.
Com informações da Secom BA  07/06/2019

Forró nos Trilhos faz suas primeiras viagens neste fim de semana em Campina Grande(PB)

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

É o Forró nos Trilhos, que leva todos os anos os forrozeiros da cidade de Campina Grande para o distrito de Galante, num percurso ferroviário de 18 km. Os passeios cheios dos ritmos mais tradicionais do Nordeste atraem turistas de todo o país. O trem fará suas primeiras viagens neste sábado e domingo, 08 e 09, com saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande.

CBTU
Divulgação/CBTU
Forró, xote, baião e muita alegria na mais tradicional e animada viagem de trem do interior do Brasil. É o Forró nos Trilhos, que leva todos os anos os forrozeiros da cidade de Campina Grande para o distrito de Galante, num percurso ferroviário de 18 km. Os passeios cheios dos ritmos mais tradicionais do Nordeste atraem turistas de todo o país. O trem fará suas primeiras viagens neste sábado e domingo, 08 e 09, com saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande. O retorno está marcado para as 15h.
O trem da CBTU João Pessoa que fará as viagens do Forró nos Trilhos já está na cidade de Campina Grande, a 120 km da capital e passou por uma série de melhorias. O comboio recebeu algumas adequações para facilitar ainda mais o conforto dos passageiros durante a viagem. A composição composta por uma locomotiva e sete carros de passageiros (vagões) foi minuciosamente revisada para atender aos passeios com segurança e agilidade.
Na Estação Velha, os férreos-forrozeiros do Forró nos Trilhos serão recepcionados grupos folclóricos e trios de forró. Artesãos estarão expondo seus trabalhos para quem quiser levar uma lembrança da terra do Maior São João do Mundo. No interior do trem, cada vagão tem um trio de forró pé-de-serra com sanfona, triângulo e zabumba tocando sem parar durante a ida e volta.
Em Galante, uma grande estrutura foi montada para receber os férreos-forrozeiros, que conta com palco para apresentação de shows e ilhas forró para quem prefere o forró de raiz. A gastronomia paraibana e regional também estará presente em vários restaurantes e barracas de comidas típicas. Um verdadeiro convite ao sabor inesquecível da Paraíba.

FORRÓ NOS TRILHOS – SERVIÇO:
Quando: dias 08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho, às 10h, da Estação Velha.
Onde comprar: Quiosque no Shopping Partage, no site do evento -forronostrilhos.com.br- ou através da bilheteria virtual.
Fonte - CBTU  07/06/2019

TJ nega recurso e mantém rescisão de contrato entre Estado e Consócio VLT - de Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

A empresa responsável pela obra havia entrado com recurso por não aceitar a rescisão do contrato feita em 2017, pelo então governador Pedro Taques (PSDB).Ao tentar impedir a rescisão contratual, o consórcio alegou que não houve a citação formal da decisão de rescisão, sendo apenas realizada a publicação resumida e incompleta do termo da rescisão.

Mato Grosso Mais
foto - ilustração/arquivo
O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve nesta quinta-feira (6) a suspensão contratual entre o Consórcio VLT o Governo de Mato Grosso. A empresa responsável pela obra havia entrado com recurso por não aceitar a rescisão do contrato feita em 2017, pelo então governador Pedro Taques (PSDB).
Ao tentar impedir a rescisão contratual, o consórcio alegou que não houve a citação formal da decisão de rescisão, sendo apenas realizada a publicação resumida e incompleta do termo da rescisão. A decisão desta quinta-feira (6) contou apenas com o voto do desembargador Marcio Vidal, que havia pedido vista.
Com o voto para negar o mandado de segurança, Vidal citou a frustração popular com as obras e afirmou que cada desembargador "formou sua convicção com base no que leu, viu e ouviu".
Com o placar final, o consórcio perdeu por 5 a 2, adicionando posicionamentos de sessões anteriores. Votaram contra, Márcio Vidal, Maria Erotides, Luiz Carlos da Costa e José Zuquim. Favoráveis e vencidas, Helena Maria Bezerra e Antônio Siqueira Gonçalvez.
Projeto idealizado para a Copa do Mundo de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nunca chegou a sair do papel. Trilhos foram construídos, imóveis desapropriados, vagões importados, mas o máximo que o modal andou foi um trajeto de pouco mais de um quilômetro, entre a garagem e a estação localizada em frente ao aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A obra já foi alvo das investigações no âmbito da Operação Descarrilho, em agosto de 2017, onde a Polícia Federal encontrou vários esquemas de corrupção no modal, desde a licitação até a implementação da obra, o que fez com que o governo do Estado rompesse com o contrato.
Em nota, o Consórcio afirmou que "continua trabalhando no Projeto VLT Cuiabá-Várzea Grande, pois considera ser a melhor solução de transporte, o modal mais seguro, cômodo e eficaz, promotor de melhorias urbanísticas e do bem-estar social e econômico, o que, por consequência, resultará em benefício de todos os mato-grossenses".
Fonte - Revista Ferroviária  07/06/2019

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Avenidas do CAB serão fechadas para atividades de esporte e lazer a partir de domingo(09)

Esporte/Lazer  🏃

A partir deste domingo (9), a cidade de Salvador ganha mais um importante espaço ao ar livre para a prática de esporte e lazer. Feito para famílias e pessoas de todas as idades, o projeto 'Domingo no CAB' levará atividades como aulas gratuitas de ginástica, ciclismo, bicicross, karatê, corrida, skate e patins para as avenidas 1 e 5 do Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Da Redação
CAB - imagem reprodução/ Google Maps
Os interessados em participar das aulas de ginástica deverão chegar cedo, pois o primeiro encontro terá início às 7h e o segundo às 8h. As aulas serão realizadas por professores e integrantes de núcleos da capital do Programa de Esporte de Lazer da Cidade (Pelc), desenvolvido pela Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,
Para a prática das demais modalidades, basta levar os equipamentos esportivos e ocupar as duas avenidas, que estarão fechadas para carro e motos até as 13h, possibilitando a livre circulação das pessoas.
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, serão plantadas mudas de Pau Brasil ao longo das duas avenidas transformadas em áreas de lazer. A iniciativa do plantio é da Superintendência do Patrimônio (Supat), vinculada à Secretaria da Administração (Saeb). Já o 'Domingo no CAB' envolve a Setre, Sudesb, Saeb/Supat, Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), dentre outras instituições públicas.

Localização privilegiada
Com avenidas largas e bem cuidadas, o CAB também fica próximo da estação do metrô. A expectativa é o projeto atenda moradores das regiões circunvizinhas, mas também de bairros mais distantes, localizados por toda a Avenida Paralela e adjacências.
Como outros locais de Salvador que já possuem ruas de lazer aos domingos, o 'Domingo no CAB' irá ocorrer em dois domingos de cada mês, com intervalo de 15 dias. Em junho, ele será realizado apenas dia 9 de junho em função dos festejos juninos. No dia 7 de julho, as atividades voltam a ocupar as mesmas avenidas do Centro Administrativo. Para ter acesso, motoristas devem dirigir-se às avenidas 3 e 4, ficando o estacionamento para carros no final da 5ª avenida.
A mobilização de público também inclui as federações esportivas de Ciclismo (FBC), Corrida de Aventura (FBCA), Karatê (FBK), Universitária Baiana de Esporte (FUBE), União das Federações (Unisport), e as associações de bicicross, skate e patins, além do apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador.
Fonte Secom Gov.BA  05/06/2019

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Negros são vítimas de 75% dos homicídios no Brasil, aponta Atlas da Violência

Direitos humanos  👐

Enquanto a taxa de homicídios a cada 100 mil habiantes negros é de 43,1, a mesma cifra para não negros (brancos, amarelos e indígenas) é de 16,0.A média geral para toda a população é de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes.Ainda de acordo com o levantamento, 72,4% dos homicídios praticados em 2017 foram cometidos com armas de fogo.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
O Brasil registrou 65.602 pessoas assassinadas em 2017, segundo dados do Atlas da Violência. A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que 75,5% das vítimas de homicídios eram negras. Segundo dados do Censo do IBGE, 50,7% da população brasileira é negra.
Enquanto a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes negros é de 43,1, a mesma cifra para não negros (brancos, amarelos e indígenas) é de 16,0.
A média geral para toda a população é de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com o levantamento, 72,4% dos homicídios praticados em 2017 foram cometidos com armas de fogo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidêmicas taxas de homicídio superiores a 10 homicídios a cada 100 mil habitantes.
A pesquisa sobre as cifras de violência foi publica nesta quarta-feira (5) e pode ser conferida no link.
O levantamento ressalta o aumento da violência nas regiões Norte e Nordeste e diz que o conflito entre PCC e Comando Vermelho pelas rotas de tráfico internacionais pode ter contribuído para o aumento dos homicídios.
Entre 2007 e 2018, 618 mil pessoas foram assassinadas no Brasil.
Fonte - Sputnik  05/06/2019

“Só o Metrô é capaz de reurbanizar”

Transportes sobre trilhos  🚄

Já foi realizado estudo sério e que analisou as diversas alternativas de transporte para o Grande ABC. Foi constatado que o monotrilho é a melhor opção, porque é elevado e se trata de região que inunda quando chove”, pontua Alouche. O especialista se refere ao projeto funcional da Linha 18-Bronze, feito em 2010 pela Prefeitura de São Bernardo.

Peter Alouche
Diário do Grande ABC
foto - ilustração/arquivo
A possibilidade de alteração do projeto original da Linha 18-Bronze, que ligará a região à Capital, de monotrilho para BRT (transporte rápido por ônibus) coloca as sete cidades na direção contrária da modernidade, para onde caminham países de primeiro mundo. Essa é a visão do engenheiro elétrico e consultor em transportes Peter Alouche. “O Grande ABC é uma região importante e merece um sistema de transporte moderno, limpo ecologicamente e capaz de reurbanizar as cidades”, frisa.
A troca de modal é estudada pelo governador João Doria (PSDB) – o prazo para o anúncio é 30 de junho – sob a justificativa financeira, tendo em vista a necessidade de desembolsar R$ 600 milhões com desapropriações o longo do traçado. Entretanto, a promessa é avaliar a questão do ponto de vista técnico.
“Já foi realizado estudo sério e que analisou as diversas alternativas de transporte para o Grande ABC. Foi constatado que o monotrilho é a melhor opção, porque é elevado e se trata de região que inunda quando chove”, pontua Alouche. O especialista se refere ao projeto funcional da Linha 18-Bronze, feito em 2010 pela Prefeitura de São Bernardo. O documento serviu como base para o projeto executivo que culminou na assinatura de PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo do Estado e o Consórcio Vem ABC para a construção do sistema – estão previstas 13 estações, saindo de Tamanduateí, em São Paulo, até o Centro de São Bernardo (parada Djalma Dutra), passando por São Caetano e Santo André.
A principal sugestão do especialista, integrante do UITP (Associação Internacional de Transporte Público), é que a tomada de decisões públicas leve em conta as consequências a médio e longo prazo. “Não estamos falando só de transportar pessoas, mas de reurbanizar toda a região por onde ele passa. Nunca vi um corredor de ônibus contribuir dessa forma para a melhoria urbana. É preciso revolucionar.”
Alouche observa que não é contra o transporte por ônibus, mas esclarece que cada modal cumpre um papel. “Ninguém vai eliminar os ônibus. Mas é preciso ter um sistema estrutural de alta capacidade e que seja rápido. Os ônibus são importantes para alimentar estes sistemas estruturais e fazer o trajeto até os bairros”, diz. Ele ressalta, entretanto, que é preciso se preocupar com o meio ambiente e substituir fontes poluidoras de combustíveis. “O Acordo de Paris diz que em cinco anos o diesel deve ser eliminado.”
Outro ponto abordado pelo especialista é a importância da participação popular no processo de escolha do modal que a beneficiará. “Na França, todas as cidades já têm ou estão implantando o transporte sobre trilhos. E houve pesquisas em todas as cidades. Quem tem de decidir é o povo, não o governante”, avalia.
*Peter Alouche, consultor em transportes, ressalta que monotrilho é a melhor opção para a Linha 18-Bronze
Fonte - Abifer  04/06/2018

terça-feira, 4 de junho de 2019

Governo do DF faz testes com trem que liga Brasília a Valparaíso-GO

Transportes sobre trilhos  🚄

Por enquanto, o trem só vai fazer o trajeto de ida. O carro que irá rodar hoje é experimental, e só tem capacidade para 10 pessoas, sendo apenas sete passageiros. O objetivo é fazer testes e verificar uma manutenção feita recentemente na malha ferroviária. O tempo também será cronometrado.

Jornal de Brasília
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Distrito Federal (GDF) começa a fazer testes reais com a via ferroviária que liga Brasília a Valparaíso-GO nesta terça-feira (4). Um trem não-oficial fará a primeira viagem nesta manhã, a partir das 8h30. Ele sairá da Estação Rodoferroviária e segue para o Entorno.
O trem irá transportar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz; o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Jean Pejo; e um representante da VLi, concessionária responsável pela linha.
Por enquanto, o trem só vai fazer o trajeto de ida. O carro que irá rodar hoje é experimental, e só tem capacidade para 10 pessoas, sendo apenas sete passageiros. O objetivo é fazer testes e verificar uma manutenção feita recentemente na malha ferroviária. O tempo também será cronometrado.
A ideia, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), é verificar a recente manutenção realizada na malha ferroviária, além de contabilizar o tempo estimado de deslocamento, quando a operação estiver regularizada. A viagem experimental deveria ter acontecido em janeiro, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pediu tempo para novos estudos, o que atrasou o cronograma.
Fonte - Revista Ferroviária  04/06/2019

Dia, hora, minuto

Ponto de Vista  🔍

Na nova conjuntura criada pelo movimento,em defesa da educação, torna-se muito relevante o esforço de fortalecer a unidade de ação, transferindo-se o centro das preocupações para o combate à deforma da Previdência e efetivação da greve geral do dia 14 de junho, sem abandono, é lógico, da pauta original pela Educação.Trata-se agora de organizar de maneira duradoura e efetiva o impulso nobre fortalecendo cada vez mais a rede de instituições representativas para a continuidade do movimento.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
foto - ilustração/Web
Todos os elogios devem ser feitos às direções estudantis da UNE e da UBES e de milhares de grêmios, DCEs, centros acadêmicos e movimentos pela brilhante vitória das manifestações do dia 30 de maio.
Souberam, com presciência, antecipar as necessidades da luta pela Educação e garantiram, com empenho, a pauta unitária. O estudantado, o professorado e a sociedade os apoiaram maciçamente e ordeiramente.
Trata-se agora de organizar de maneira duradoura e efetiva o impulso nobre fortalecendo cada vez mais a rede de instituições representativas para a continuidade do movimento.
As grosserias do ministro Estafilococo (Cacho de Uvas ou Weintraube) sempre auxiliaram com sua alucinada convocação da deduragem e a dança na chuva. A luta pela Educação, avançando, o colocará em seu devido lugar.
Do meu observatório sindical ressalto a participação unitária dos sindicatos nas manifestações do dia 30, apoiadores do empenho estudantil e aderentes à pauta educacional.
Na nova conjuntura criada pelo movimento torna-se muito relevante o esforço de fortalecer a unidade de ação, transferindo-se o centro das preocupações para o combate à deforma da Previdência e efetivação da greve geral do dia 14 de junho, sem abandono, é lógico, da pauta original pela Educação.
Essa é a grande tarefa do movimento sindical dos trabalhadores e de seus aliados.
A greve tem que ser poderosa, afirmativa, abrangente, com paralisação nas grandes empresas fabris, nos transportes, no comércio (agora que os comerciários e seus sindicatos foram agredidos pelo decreto presidencial que libera desorganizadamente o trabalho aos domingos), nos canteiros de obras, nos bancos e em todos os setores produtivos relevantes. O Brasil tem que parar na sexta-feira, 14 de junho, demonstrando aos deputados e senadores a oposição da maioria à deforma que elimina as aposentadorias.
A afirmação desse repúdio será um grande passo firme na contenção dos danos provocados pelo governo, contenção que já se manifestou na Educação e se espraiará por outras pautas, como a do meio ambiente, dos serviços públicos e da segurança.
Cada dia conta, cada hora conta, cada minuto conta.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político
Fonte - Portogente  04/06/2019