Transportes sobre trilhos/Memoria ferroviária 🚂🚃🚃🚃
Elas estavam desativadas na unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, em Votorantim, e foram doadas pela empresa como forma de preservação do seu patrimônio histórico e industrial, tendo sido transportadas nos dias 26 e 27 de junho de volta à Estação Paula Souza, marco inicial da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, onde operaram entre 1946 e o final da década de 1980.
Foto/Divulgação |
Serão preservadas no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba, na Estação Paula Souza, mantido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, duas locomotivas elétricas modelo 40 toneladas (B-B 80/80-4GHM829AEI) construídas em 1946 pela General Electric, em Schenectady, Nova York, nos Estados Unidos, para a Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) — cuja eletrificação, implantada entre 1921 e 1922, comemora seu centenário. Elas estavam desativadas na unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, em Votorantim, e foram doadas pela empresa como forma de preservação do seu patrimônio histórico e industrial, tendo sido transportadas nos dias 26 e 27 de junho de volta à Estação Paula Souza, marco inicial da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, onde operaram entre 1946 e o final da década de 1980. Conforme o jornalista e pesquisador ferroviário Eric Mantuan, presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, a aquisição das locomotivas remonta à expansão das atividades industriais da S.A. Indústrias Votorantim (SAIV) nas décadas de 1930 e 1940, a partir da inauguração das fábricas Santa Helena, de cimento, e Votocel, de papel celofane, levando ao considerável aumento de transporte na ferrovia. Inicialmente foram fornecidas três locomotivas à EFEV, sendo que agora estão preservadas as máquinas nº1 e a nº2 no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba e a de nº3 foi perdida em um acidente no dia 12 de junho de 1986, quando uma composição de serviço da Votorantim chocou-se com um trem de carga da Fepasa no bairro Pinheiros, em Sorocaba. Em 1957, a SAIV adquiriu uma quarta locomotiva, de nº4, com as mesmas características das três primeiras, a qual foi construída na planta da GE em Erie, Pensilvânia. Após o acidente, essa máquina foi renumerada como nº3 para substituir a locomotiva destruída e encontra-se exposta em Votorantim, na área externa do antigo grêmio de funcionários da Fábrica Santa Helena, no bairro de mesmo nome.
Visitação
Em razão das restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, o Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba recebe visitantes mediante agendamento, o qual pode ser feito pela página facebook.com/mpefsorocabana.
A Estação Paula Souza fica na rua Dr. Paula Souza nº 420, Centro, em Sorocaba/SP.
Centro de Memória Ferroviária
O Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba é um projeto desenvolvido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem objetivo geral de preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) em área da antiga Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba.
* http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/42125/locomotivas-historicas-da-ef-eletrica-votorantim-serao-preservadas.html
Fonte - Revista Ferroviária 14/07/2021
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