A companhia esclarece que a recomposição tarifária não está atrelada a nenhum investimento em particular. A busca pelo reequilíbrio financeiro das tarifas visa, exclusivamente, reduzir a discrepância provocada pela defasagem de anos sem reajuste.
Da Redação
divulgação/CBTU |
Vale esclarecer que o reequilíbrio tarifário foi definido após audiência de conciliação realizada em 24 de abril e começou a ser aplicado, em maio, depois de 13 anos sem reajustes nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, o que resultou em elevada defasagem em relação ao custo de manutenção do sistema.
A companhia esclarece que a recomposição tarifária não está atrelada a nenhum investimento em particular. A busca pelo reequilíbrio financeiro das tarifas visa, exclusivamente, reduzir a discrepância provocada pela defasagem de anos sem reajuste.
Mesmo com a recomposição das perdas inflacionárias, o novo valor da tarifa ainda é inferior aos praticados pelo sistema rodoviário. O reajuste visa subsidiar o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário, bem como a manutenção do caráter social do serviço metroferroviário prestado pela CBTU, finalidade principal desta Companhia.
A tarifa dos Trens Urbanos de Maceió,João Pessoa e Natal passa a custar R$1.50 a partir de 3/11
A implementação da nova tarifa segue o cronograma ordenado pela Justiça e será realizada conforme descrito:
Com informações da CBTU 01/11/2019
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