domingo, 27 de outubro de 2019

Linha 3 do VLT Carioca entrou em funcionamento no sábado(26)

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a Linha 3, o sistema consolida uma rede de 28km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio. O novo trecho liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela avenida Marechal Floriano, em apenas 18 minutos.

VLT Carioca

A Linha 3 do VLT Carioca iniciou no sábado,(26), a operação com passageiros. Na parte da manhã, o Prefeito Marcelo Crivella fez a viagem inaugural no trecho ao lado do presidente da Concessionária do VLT Carioca, Marcio Hannas.
Com a Linha 3, o sistema consolida uma rede de 28km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio. O novo trecho liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela avenida Marechal Floriano, em apenas 18 minutos.
O percurso conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.
As paradas Central e Cristiano Ottoni-Pequena África terão serviço compartilhado com a linha 2, enquanto as paradas Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont atenderão às linhas 1 e 3. Nos trechos compartilhados, os intervalos entre os trens são de, aproximadamente, três minutos como já acontece atualmente na região da Rodoviária.
A Linha 3 permite também novas conexões para os usuários do VLT. Próximo à Parada Praça Cristiano Ottoni – Pequena África estão estações de trem e metrô da Central, além do terminal de ônibus Américo Fontenelle. Já a Parada Camerino fica próxima a um dos acessos do metrô da Presidente Vargas. O benefício de transferência entre linhas segue mantido no período de até 1 hora. É possível realizar troca entre as três linhas ou no mesmo sentido nesse período. Só há nova cobrança em caso de mudança de sentido na mesma linha.
Como em outras áreas, o novo corredor do VLT reúne parte da história do Rio. Prédios como o colégio Pedro II, o Palácio Itamaraty e o Centro Cultural Light, além da Igreja de Santa Rita, são algumas das atrações a serem visitadas ou apreciadas na viagem.

Sobre o VLT
Em três anos de operação, o VLT Carioca ultrapassou a marca de 50 milhões de passageiros transportados e a expectativa com a nova linha é que, já nos primeiros meses, o total de passageiros ultrapasse a marca de 100 mil usuários por dia útil.
A passagem do VLT custa R$ 3,80, o cartão é de uso individual e pode ser adquirido ou recarregado nas paradas e estações. Além disso, os pontos de embarque contam com terminais de consulta nos quais é possível verificar o saldo, desbloquear cartões e liberar recargas realizadas pelo site Recarga Fácil. Para quem precisar se programar, é possível consultar as próximas viagens no aplicativo VLT Carioca (Mapa e Horários) ou no site www.vltcarioca.com.br (Chegadas e Partidas).
Em caso de aquisição de cartão, além do valor da passagem, são cobrados R$ 3 reais como depósito-garantia, reembolsáveis em qualquer loja Riocard Mais. Os cartões são aceitos também em ônibus, trens, metrô e barcas. As máquinas aceitam dinheiro (cédulas e moedas) e cartões de débito Visa, Mastercard ou Elo.
As composições mantêm agentes da concessionária que atuam em parceria com a Guarda Municipal em ações de fiscalização. A não-validação está sujeita à multa de R$ 170, de acordo com a Lei Municipal 6.065/2016. O valor aumenta para R$ 255 em caso de reincidência (multa mais 50%).
A gratuidade no VLT Carioca está assegurada de acordo com a legislação. Pessoas com mais de 65 anos devem validar com o cartão Sênior ou apresentar documento de identidade, caso solicitado. Crianças de até cinco anos (inclusive) não precisam de cartão, como nos demais sistemas de transporte público do Município do Rio.
Passageiros nas seguintes condições devem obrigatoriamente validar o cartão: Alunos da rede pública de ensinos Fundamental e Médio do Rio de Janeiro (uniformizados) e portadores do cartão de gratuidade para estudante; estudantes de universidades portadores do Passe Livre Universitário; pessoas com deficiência e acompanhantes legalmente autorizados e doentes crônicos e acompanhantes legalmente autorizados.

Fonte - ANPTrilhos  26/10/2019

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