segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Linha turística de bonde em Santos ganha veículo japonês

Transportes sobre trilhos  🚃

No último sábado (5), após três anos de restauro, o bonde 206 foi entregue aos santistas, durante o 1º Festival do Imigrante de Santos, no Valongo.Inaugurado originalmente em 1953, o veículo foi fundamental para o desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade japonesa após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.

A Tribuna
Veículo passou três anos em restauro e foi entregue
 durante o 1 o Festival do Imigrante de Santos
 (Sílvio Luiz/ AT)
A linha turística de bondes de Santos ganhou um reforço de peso. O décimo terceiro integrante do Museu Vivo de Bondes veio de Nagazaki, no Japão. No último sábado (5), após três anos de restauro, o bonde 206 foi entregue aos santistas, durante o 1º Festival do Imigrante de Santos, no Valongo.
Inaugurado originalmente em 1953, o veículo foi fundamental para o desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade japonesa após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.O processo de doação do bonde teve início em 2012, quando se completou 40 anos do acordo de geminação dos dois municípios. A chegada a Santos não foi simples. Foram necessários 42 dias de viagem até chegar ao Porto de Santos, em 2016.
"Vai ajudar a contribuir no desenvolvimento do centro da nossa cidade, trazer mais turistas, gerar mais empregos. Nós vamos fazer parcerias para otimizar o uso desse bonde", comentou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante solenidade no Valongo, ontem de manhã.Com essa adição, Santos passa a contar com bondes de seis países: Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Grécia e Japão. "É uma cidade que recebe gente do mundo inteiro. E foram justamente essas pessoas, essas comunidades que ajudaram a construir a cidade que nós temos hoje. A comunidade japonesa tem um grande papel na nossa cidade", disse o prefeito.
O bonde japonês manteve todas as características originais. Com capacidade para 28 pessoas sentadas, o equipamento manterá a identificação original do prefixo 206. Dentro dele, o público terá acesso ao histórico do veículo, além de detalhes sobre a doação de Nagazaki.

Programação
Além da entrega do bonde japonês, o público assistiu apresentações de Dança de Dragão e do grupo de taikô (tambores) Kyowa. O evento seguiu com intervenções artísticas de países africanos, árabes, além da Itália e França.
Nesse domingo (6), a programação inclui apresentações artísticas da Alemanha (12h), Grécia (13h), Espanha (14h), Reino Unido (15h) e Portugal (16h). Uma praça de alimentação na área externa do Santuário do Valongo oferece pratos típicos desses países.
O encerramento será às 19h com o show Tributo ao Queen, com a Banda Kings of the Queen.
Fonte - Revista Ferroviária  07/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito