quinta-feira, 16 de maio de 2019

O Palácio Rio Branco é Memorial, é Museu, é Espaço Cultural

Cultura  🏰

O Palácio Rio Branco faz parte do núcleo fundacional da cidade de Salvador e abriga importante acervo histórico e artístico, bem como o Memorial dos Governadores, sendo propriedade do Estado da Bahia. Representa o centro de comando, residência e despacho oficial dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis, desde 1549, foi sede da República Baiana em 1837 durante a Sabinada.

Por IAB BA 
divulgação/IAB BA
O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), convida os profissionais da área de patrimônio, artistas e a sociedade soteropolitana para um abraço ao Palácio Rio Branco, no próximo dia 18 de maio, sábado, às 10h. A ação é em defesa do edifício histórico, atualmente ameaçado em se tornar espaço de uso para um empreendimento privado.
O Palácio abriga importante acervo histórico e artístico, bem como o Memorial dos Governadores, sendo propriedade do Estado da Bahia. Representa o centro de comando, residência e despacho oficial dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis, desde 1549, foi sede da República Baiana em 1837 durante a Sabinada. Somente em 1912, após o bombardeio do edifício, a residência oficial do governo do Estado foi mudada para o Palácio da Aclamação, mas o centro de decisão do Estado aí permaneceu até a década de 1970, quando a sede do Governo foi transferida para o recém-construído Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O Palácio Rio Branco faz parte do núcleo fundacional da cidade de Salvador, testemunhou grande parte da história política do Brasil e da Bahia, tendo resistido como edifício público por mais de quatrocentos anos. Não pode e não deve ser transformado em empreendimento privado sem finalidade cultural.
Do IAB BA - Instituto dos Arquitetos da Bahia
Pregopontocom  16/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito