domingo, 12 de maio de 2019

Aeromovel,Metrô,Salvador e Lauro de Freitas - O que fazer?

Transportes sobre trilhos/Mobilidade  🚄  🚇

De repente o Aeromóvel,um invento revolucionário e ecologicamente louvável,surgiu como uma opção como parte da solução para a Mobilidade em Lauro de Freitas e como um projeto até mesmo para substituir a extensão da linha 2 do Metrô de Salvador,ligação previamente planejada para ligar a estação Aeroporto,já em operação,a futura estação Lauro de Freitas,próxima a um grande Shopping em construção no local onde já funcionou o Lojão Insinuante.Quais serão as consequências dessa  mudança repentina?

Salvador Sobre Trilhos
foto - ilustração/arquivo
Estação Aeroporto
A mudança parece nesse caso uma doce ilusão,com sintomas de uma grande empolgação.O Aeromóvel,independente de ser um admirável invento brasileiro,é um sistema com limitações mais apropriado para operação em ligações de curtas distâncias(alimentador/complementar),e ligações entre estações de trens e metrôs e aeroportos (People mover), a exemplo do que já acontece em Porto Alegre com uma ligação de 1km entre a estação do Metrô (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

foto - ilustação/arquivo
Aeromovel
Criado a cerca de 4 décadas, a 1ª linha circular com 3,2 km foi implantada na Indonésia em Jacarta dentro de uma parque ecológico com fins turísticos no início da década de 90,e a 2ª linha,com dois carros um de 350 passgs.e outro com capacidade para 150 pasgs.,em 2013 entrando em operação comercial em 2014 em Porto Alegre.
Trata-se de um sistema revolucionário e ecologicamente louvável,porém não apropriado para atender a grandes demandas.

Com relação a ligação da estação Aeroporto do Metrô até o local onde está sendo implantado um novo Shopping em Lauro de Freitas, tem que se considerar os seguintes pontos:

- 1º) Ali está nascendo um grande "polo gerador de demanda"(Em um local crítico), podemos dizer que será o Iguatemi de Lauro de Freitas (com suas vantagens e mazelas),além disso o mesmo ira atrair para a sua orbita, vários outros empreendimentos de diversas naturezas,que consequentemente contribuirão para engrossar mais ainda a geração de demanda no local.

- 2º) É preciso se pensar em um projeto com visão para médio e longo prazo no qual o Aeromóvel não se encaixa nesse contexto, por não ser um sistema com capacidade de suportar uma demanda crescente e acima das suas possibilidades operacionais e funcionais.

- 3º) Ao nosso ver,a solução correta está na execução do projeto original com a extensão da linha 2 do Metrô até o novo Shopping pois só ele poderá atender a demanda gerada no local e ao crescimento da mesma.

- 4º) O Aeromovel entraria sim, partir da nova estação Lauro de Freitas fazendo uma,duas,ou mais ligações de curtas distâncias,em média de 4Km de percurso,entre a estação do Metrô Lauro de Freitas e os locais previamente determinados através de estudos de demandas,cumprindo assim o papel de um sistema alimentador e complementar.

- 5º) A capacidade das atuais composições do Metrô com 4 carros é de 1.000 pasgs. podendo chegar a 1.500 pasgs. com composições de 6 carros,por tanto pensando-se num projeto para médio e longo prazo,sem falsas ilusões,a extensão da linha 2 do Metrô da estação Aeroporto até a nova estação Lauro de Freitas,acreditamos será a solução mais viável,correta,e adequada.
Em tempo,na mobilidade, não tem espaço para invenções,as cidades de Lauro de Freitas e Salvador estão organicamente ligadas e fatores negativos de qualquer natureza que por acaso possam ocorrer e interferir no âmbito da mobilidade em uma delas,fatalmente irá repercutir na outra,certamente com o agravamento negativo da articulação urbana entre elas.
Pregopontocom  12/05/2019

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