quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Trem de controle remoto 5G é testado na Alemanha

Transportes sobre trilhos  🚄

Um trem de teste sem maquinista a bordo foi controlado remotamente usando equipamentos baseados na tecnologia 5G. O maquinista estava em um prédio próximo e controlava o trem sentado a uma mesa, com a ajuda de duas telas que mostravam imagens transmitidas do trem com um atraso de menos de 10 milissegundos.

Railwey Gazette
divulgação/Railwey Gazette
O trem de teste funcionou pela primeira vez em 17 de setembro em uma seção da Erzgebirgische Aussichtsbahn de 25 km entre Annaberg-Buchholz e Schwarzenberg em Sachsen. Ele consistia no vagão 'Lucy', instalado pela Thales como laboratório de laminação, e era operado usando uma rede 5G fornecida pela Vodafone, que oferece uma largura de banda de mais de 500 megabit / s. O maquinista estava em um prédio próximo e controlava o trem sentado a uma mesa, com a ajuda de duas telas que mostravam imagens transmitidas do trem com um atraso de menos de 10 milissegundos.
A Vodafone construiu uma das primeiras estações 5G da Alemanha no site e usa uma técnica conhecida como Network Slicing, que envolve diferentes redes virtuais compartilhando uma estrutura de rede física; uma rede 5G separada é usada para a área de teste. O acordo garante que a capacidade ideal de rádio móvel esteja sempre disponível para controlar o trem na área de teste, mesmo quando vários usuários estiverem navegando nas proximidades. Os dados são processados ​​em uma 'nuvem de borda móvel' localizada diretamente adjacente à estação de rádio móvel.
divulgação/Railwey Gazette
"Estamos colocando o 5G nos trilhos pela primeira vez e, com nossos parceiros do setor, estamos investigando novas aplicações para o 5G", disse Alexander Saul, diretor administrativo da Vodafone Business na Alemanha. "Se a rede estiver funcionando em tempo real, isso significa que, no futuro, um escritório em casa para os maquinistas poderá ser uma realidade". A empresa prevê que a tecnologia possa eventualmente ser usada para controlar trens de carga.
O Dr. Yves Joannic, diretor administrativo da Thales Deutschland, disse que 'esta próxima geração de tecnologia de rádio móvel formará a base para a transformação digital do B2B e se tornará a espinha dorsal no sentido mais amplo das operações industriais, das quais o setor ferroviário em particular será beneficiado '.
O projeto foi elaborado pelo Smart Rail Connectivity-Campus, um consórcio de empresas e organizações lideradas pela cidade de Annaberg-Buchholz e pela Universidade Técnica de Chemnitz, com financiamento do WIR do governo federal 'Change through Innovation'! programa de desenvolvimento regional. O Campus pode usar a linha Annaberg-Buchholz - Schwarzenberg em seus trabalhos de pesquisa e teste; construída originalmente para transportar minério de ferro, a linha preservada fica aberta nos fins de semana para serviços turísticos.
A Thales está cooperando no projeto de controle de trens 5G com o centro de pesquisa aeroespacial DLR e a Railenergy.
Fonte - Railwey Gazette  26/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito