domingo, 22 de novembro de 2020

Ferry-Boat Agenor Gordilho tem afundamento assistido após 45 anos de serviço na Baia de Todos os Santos

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Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica durante 45 anos até o fim de 2017,transportando veículos e passageiros na Baia de Todos os Santos.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
No fim da manhã deste sábado (21), o Governo da Bahia deu início a mais uma ação para atração de turistas ao estado, mas desta vez na área de turismo subaquático. Com o afundamento assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) pretende promover e dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. As duas embarcações submergiram a uma profundidade de 36 metros, em frente ao Yacht Clube da Bahia. A expectativa é de que na próxima semana já sejam realizadas atividades de mergulho no local. O ponto de afundamento fica exatamente a 1,5 quilômetro da costa. Esta é a primeira vez que uma embarcação do tipo é afundada de forma proposital e com finalidade turística, como destacou o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco. “Este é um grande marco, pois é a primeira vez na história do Brasil que há um afundamento de um ferry-boat desta magnitude. Nós temos a Baía de Todos-os-Santos, que é esse privilégio, com águas quentes o ano inteiro, dentro da cidade, e que não é explorado na sua intensidade. O turismo subaquático existe no mundo inteiro. Normalmente, as pessoas ficam mais dias na cidade que o de costume, gerando emprego e renda. Nós, que temos tantas diversidades e somos tão privilegiados, agora criamos um outro tentáculo, chancelando essa perspectiva de turismo subaquático”, disse.

foto - Camila Souza/GOV.BA
Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o fim de 2017. “Hoje é um dia de grande emoção para a Bahia e para nossa família. Vovô era um empresário, um visionário, um homem fantástico. Ele deu nome ao primeiro ferry-boat, que agora está se eternizando no fundo do mar. Meu avô está se eternizando num momento em que estamos alavancando um projeto de turismo no estado da Bahia”, afirmou Claudia Gordilho. De acordo com a Setur, o naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes. A expectativa é de que a embarcação esteja repleta de vida marinha em 12 meses. “Meu sentimento hoje é de profunda alegria, porque estou vendo que a memória do meu avô vai permanecer viva. Apesar de o ferry-boat ser afundado, ele vai ser lembrado, porque vai se constituir em uma atração turística para mergulhadores. Então, até no fundo do mar, ele passará a ser lembrado e ficará para a história”, acrescentou Agenor Gordilho Neto. O afundamento do ferry-boat, com abertura das comportas para entrada da água, começou por volta das 12h e teve uma hora de duração. Em seguida foi afundado o rebocador Vega. Estiveram envolvidas na ação a Marinha e as secretarias do Meio Ambiente (Inema), Infraestrutura (Agerba) e Administração (Patrimônio), além da Setur. Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.
Com informações da Secom BA  22/11/2020

HISTÓRICO
O Ferry-Boat Agenor Gordilho foi a primeira embarcação do sistema a chegar em Salvador,em 4 de julho de 1972,vindo do Estaleiro Sol  no  Rio Grande do Sul onde foi fabricado.A inauguração do sistema Ferry-Boat aconteceu em 8 de dezembro de 1970  pelo então Governador Luiz Viana Filho antes mesmo da entrega das duas embarcações encomendadas(Agenor Gordilho e Juraci Magalhães Jr.) chegarem a Salvador,em virtude do atraso de dois anos e meio durante a construção, e do termino das obras de infraestrutura,que também ainda não estavam totalmente concluídas.Enquanto isso a CNB(Cia de Navegação Baiana) manteve as linhas que já operava tradicionalmente e passou a fazer também o transporte somente de passageiros com suas lanchas(Anunciada,Espera,El Rey,Flô de La Mar e os navios João das Botas e Itaparica em períodos de alta demanda),entre  o seu terminal marítimo no Comércio(Av. da França) e o terminal de Bom Despacho em Itaparica.O sistema Ferry-Boat teve a sua viagem inaugural com o Ferry-Boat Agenor Gordilho,o 1º da frota,em 5 de dezembro de 1972.O barco operou na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica até o final de 2017,completando 45 anos de serviços prestados transportando veículos e passageiros na Baia de Todos os Santos.



FB - Agenor Gordilho/Arquivo


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