quinta-feira, 8 de abril de 2021

A caminho do túnel submerso do Porto de Santos

Infraestrutura   🚢  🚍  🚄

A travessia a seco do canal de um porto tem papel operacional de aprimorar a sua logística. A sonhada ponte de Prestes Maia é a via Piaçaguera-Guarujá. Agora é hora da ligação a seco Porto e Cidades, de Santos e Guarujá, das mercadorias e das pessoas, com sustentabilidade. 

Portogente
divulgação
O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado. Se existe uma conclusão sensata e sem rabo preso com partidarismo político é a da exigência e oportunidade da construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos. Por isso, o edital de chamamento público lançado pela Santos Por t Authority (SPA), autoridade portuária do Porto de Santos, para doação de projetos visando a implantação e gestão do túnel, amplia e agrega produtividade ao processo de desestatização em curso. A travessia a seco do canal de um porto tem papel operacional de aprimorar a sua logística. No caso do Porto de Santos, encravado entre duas cidades separadas por suas águas, isto precisa ser tratado na totalidade, como relação Porto e Cidade, ambos no mesmo grau de valor. Esta é a visão do Porto do Futuro, que já desponta no horizonte do comércio mundial. E envolve questões técnicas relevantes, como uma logística ágil. Como bem assinalou Fernando Biral, presidente da SPA, o túnel vai garantir maior segurança à navegação pela redução das travessias do canal por balsas e catraias. Entretanto, a relação Porto e Cidade vai muito além da importante qualidade da travessia, sem demoras dos fluxos lentos e resistentes. Pois essa ligação a seco irá estabelecer nexos entre as duas cidades e o porto, com mobilidade urbana segura e pontual para a força de trabalho portuária. Trata-se do principal porto do Hemisfério Sul, de uma solução tecnológica avançada e competência técnica da Engenharia brasileira para projetar e construir. Bem diferente de um puxadinho em forma de ponte anacrônica e que despreza as relações do porto e seu entorno social. Na sociedade em rede, da Internet, as decisões no contexto da mobilidade do Porto de Santos devem considerar a densidade acadêmica local, talvez a maior do Brasil. A sonhada ponte de Prestes Maia é a via Piaçaguera-Guarujá. Agora é hora da ligação a seco Porto e Cidades, de Santos e Guarujá, das mercadorias e das pessoas, com sustentabilidade. Sem perda de tempo, vamos nos colocar a caminho para construir o túnel submerso.
Fonte - Portogente  08/04/2021



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