sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ferrovia Transnordestina ganha mais três trechos, com 150 quilômetros de extensão, no Ceará

Ferrovias

A ferrovia está com 43% de obra concluída e em execução, e 490 quilômetros de trilhos instalados, de um total de 1.753 quilômetros previstos.

Pac.Gov
Marco zero da obra, que fica no distrito de Quimani
do município de Missão Velha, no Ceará.
 Os três novos trechos da ferrovia começam desse ponto.
Mais 150 quilômetros da ferrovia Transnordestina, entre os municípios de Missão Velha e Acopiara, no Ceará, começam a ser construídos nesta terça-feira (21/10), com a assinatura da ordem de serviço dos trechos pelos ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Francisco Teixeira (Integração), pelo governador do Ceará, Cid Gomes, e pelo secretário do PAC, Maurício Muniz.
A ferrovia está com 43% de obra concluída e em execução, e 490 quilômetros de trilhos instalados, de um total de 1.753 quilômetros previstos. O lote que liga Salgueiro (PE) a Missão Velha (CE) já foi concluído. Além do Ceará, a Transnordestina passará também por Pernambuco e Piauí, interligando esses estados aos portos de Suape (PE) e Pecem (CE), facilitando o escoamento de produção de grãos da região.
Segundo informou a ministra Miriam Belchior, o contrato do empreendimento privilegia o cumprimento do prazo da obra, caso contrário a empresa responsável terá pagar muito. "Esse é um bom incentivo para que a empresa se responsabilize para cumprir o prazo estabelecido."
Mapa da Ferrovia Transnordestina, que atravessa
os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.
O governador do Ceará, Cid Gomes, lembrou durante o evento que a ferrovia é o vetor de transporte mais barato que existe. "Ele é muito mais barato que o rodoviário e é mais barato que o marítimo. Na hora que você tem um vetor importante como esse aqui no Ceará, ligando com Piaui, Pernambuco, ligando dois portos importantes ao interior, ao sul do Piaui que é um região de grande potencial agrícola e mineral, você está viabilizando toda uma região, que pode virar um ponto de implantação de indústria."
Gomes informou que serão implantados três portos secos no trajeto da ferrovia, um em Missão Velha, outro no sertão central cearense e outro na região norte do estado.
Entenda o que é um 'porto seco'. (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/LocaisRecintosAduaneiros/PortosSecos/Default.htm)

Veja apresentação sobre o projeto da ferrovia, feita durante o evento realizado hoje em Missão Velha, pelo diretor da Transnordestina, Edison Coelho. - (http://pt.slideshare.net/PAC_Brasil/apresentao-cear-mpog-out-2014-rev-02)

O novo trecho de 150 quilômetros da ferrovia Transnordestina contará inicialmente com 100 trabalhadores, chegando a 2,4 mil no pico das atividades. O investimento total é de R$ 7,5 bilhões e previsão de entrega da obra para 2016.
Fonte - www.pac.gov.br/noticia  21/11/2014

Veja no vídeo abaixo como são as obras em uma ferrovia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito