A operação assistida – ou testes em movimento –, a princípio acontecerá entre as estações José Monteiro e Emmerich, a partir de terça-feira (18). Em dezembro, porém, a avaliação técnica será estendida, indo da Estação José Monteiro à Mascarenhas, em percurso de quatro quilômetros de extensão.
A Tribuna
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As conclusões garantirão aquilo que a população mais deseja: ver os trens circulando. A operação assistida – ou testes em movimento –, a princípio acontecerá entre as estações José Monteiro e Emmerich, a partir de terça-feira (18). Em dezembro, porém, a avaliação técnica será estendida, indo da Estação José Monteiro à Mascarenhas, em percurso de quatro quilômetros de extensão.
Estação Mascarenhas, aliás, provavelmente funcionará como ponto final do VLT durante pelo menos um ano. Isso porque os 900 metros que a separam do Terminal Barreiros, dificilmente serão utilizados neste começo de operação comercial, uma vez que o trecho corta a Rodovia dos Imigrantes.
Como os viadutos erguidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na Imigrantes estão previstos apenas para 2016, a EMTU dá a entender que não utilizará esse ponto, embora garanta que as obras estarão concluídas em março de 2015.
Durante audiência pública no final de outubro, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, voltou a dizer que não houve falta de planejamento com o DER. “O problema não está em atravessar a pista. Dá para fazer o VLT tranquilamente ali, operando no tempo do semáforo. A questão é que não sabemos se é conveniente. Vamos discutir até março”, afirmou.
O engenheiro responsável pelo empreendimento, Carlos Romão Martins, diz que esse trecho deixou de ser priorizado estrategicamente, já que há a previsão de adiamento do seu funcionamento.
“O terminal ficará pronto apenas em março. Como há a restrição da Imigrantes, deixamos por último”, comenta, citando que o pátio ao lado do terminal será um ponto de apoio, com quatro faixas de estacionamento, a pouco menos de 100 metros da Ponte.
Viaduto
Causador das principais intervenções viárias no tráfego vicentino, o viaduto da Avenida Antonio Emmerich tem data para ser plenamente restabelecido. Em julho, foi entregue parcialmente, apenas com o tráfego da própria via. Em dezembro, a EMTU promete entregar todo o equipamento.
Isso significa mudança no traçado antigo, já que a faixa vinda da Linha Amarela cruzava a Antonio Emmerich. Agora, passará por baixo do viaduto, acompanhando os trilhos do VLT e a ciclovia.
“Gostaríamos de ter terminado essa fase antes, mas encontramos ali uma rede da Sabesp, que foi remanejada. Mas, agora, estamos em fase de conclusão”, comenta o responsável pelo projeto, Carlos Romão Martins.
Segundo ele, a ciclovia deve ser liberada antes, provavelmente no próximo dia 25. Isso significa que em menos de dez dias os ciclistas poderão pedalar com mais segurança do trecho da Estação Mascarenhas até a rotatória da Avenida Prefeito José Monteiro, seguindo em direção à praia.
Fonte - Revista Ferroviária 18/11/2014
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