Turismo ferroviário
Folha Vitória
Logo no centro da cidade é possível encontrar a antiga Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 também pelo imperador D. Pedro II. Nela, não somente construíram-se grandes histórias, como também é o local de onde ainda partem os tradicionais passeios de Maria Fumaça até a histórica cidade de Tiradentes.
Os visitantes se divertem nos 12 km de travessia entre os destinos, com uma viagem de 45 minutos de pura apreciação das diversidades ecológicas e belas paisagens que rodeiam a região e até hoje preservam a arquitetura do século XIX. A Maria Fumaça de São João del Rei é a mais antiga em operação no Brasil, e talvez por isso desperte tanta curiosidade.
A famosa locomotiva a vapor parte todas as sextas e sábados, às 10h e às 15h, e de domingos também às 10h e às 13h. Os valores só para ida são de R$ 40, e ida e volta R$ 56, sendo que crianças de 6 a 12 anos, estudantes e pessoas acima de 60 com a apresentação de documentos, ganham desconto de 50%, com o direito a meia entrada.
Na Estação da Avenida Hermílio Alves, 366, também encontra-se o Museu Ferroviário, com um acervo que apresenta maquinário, fotos históricas e outras locomotivas, que tanto quanto as viagens, agradam turistas e inclusive moradores locais durante todo o ano. O Museu funciona de quarta a sábado das 9h às 11h, 13h às 17h, e aos domingos das 9h às 13h.
Seja pelo simples apito do trem que empolga as crianças ou pela vista para a Serra de São José que impressiona a jovens e adultos, o passeio vale a pena e na maioria das vezes faz com que o visitante sinta que está voltando no tempo. Para maiores informações sobre pousadas em São João Del Rei acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/sao-joao-del-rei/.
Fonte - STEFZS 05/02/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito