Para aplicar a punição, a agência se baseou no Índice de Qualidade dos Serviços (IQS), produto de um levantamento do Ibope feito em setembro de 2013. Os serviços prestados pela concessionária, que encomendou a pesquisa, receberam nota 7,8, menos que o mínimo exigido de 8,2.
Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração |
Para aplicar a punição, a agência se baseou no Índice de Qualidade dos Serviços (IQS), produto de um levantamento do Ibope feito em setembro de 2013. Os serviços prestados pela concessionária, que encomendou a pesquisa, receberam nota 7,8, menos que o mínimo exigido de 8,2.
A Supervia, que opera os trens metropolitanos, também foi multada pela agência. Uma punição, de cerca de R$ 61 mil, foi dada por uma falha no cumprimento de roteiro e de procedimentos de manutenção ao recolocar uma barra de união que se rompeu em 4 de outubro de 2011, separando os carros de uma composição. O incidente atrasou 34 viagens e cancelou 13.
Problemas em um pantógrafo, dispositivo que alimenta a composição com energia elétrica, levaram a Agetransp a aplicar outra multa à Supervia, no valor de quase R$ 26 mil. O defeito, registrado em 3 de março de 2009, suspendeu 14 viagens no Ramal Saracuruna, na Baixada Fluminense. Outra decisão relativa à concessionária de trens foi a manutenção da multa de R$ 30 mil por um descarrilamento nas proximidades da Estação Mercadão de Madureira, em 29 de junho de 2011.
A Agência Brasil procurou as concessionárias Metrô Rio e Supervia para pedir um posicionamento sobre as punições, mas não recebeu resposta até o fechamento desta reportagem.
Fonte - Agência Brasil 05/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito