terça-feira, 22 de janeiro de 2019

CBTU Belo Horizonte transportou mais de 58,4 milhões de passageiros em 2018

Transportes sobre trilhos  🚇

A unidade que registrou o maior número de embarques foi a estação Eldorado, com aproximadamente 9 milhões de usuários/ano. No geral, a média habitual passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas por mês circulando pelo sistema.Apesar do desempenho geral positivo, seguindo a tendência geral de redução da receita do setor, a CBTU-BH registrou leve queda de cerca 0,67% no número global de passageiros transportados, na comparação com 2017, que foi de 58,7 milhões

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Em 2018, a CBTU Belo Horizonte transportou 58.402.870 passageiros em 81.488 mil viagens realizadas nas 19 estações. A unidade que registrou o maior número de embarques foi a estação Eldorado, com aproximadamente 9 milhões de usuários/ano. No geral, a média habitual passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas por mês circulando pelo sistema.
Mantendo o padrão de atendimento, o índice de regularidade das viagens realizadas pelo metrô ficou perto dos 99%, enquanto o indicador de pontualidade das partidas foi de cerca 92%.
Tendências: Dados da Coordenação da Programação e Procedimentos Operacionais da CBTU-BH apontam as estações que apresentaram maior crescimento no número individual de passageiros foram Santa Tereza e Primeiro de Maio, que contabilizaram acréscimos próximos a 2,5% para a demanda diária. Outro ponto positivo destacado pelos analistas foi a elevação da integração com o sistema ônibus que registrou cerca de 2,7% de aumento para o ano.
Apesar do desempenho geral positivo, seguindo a tendência geral de redução da receita do setor, a CBTU-BH registrou leve queda de cerca 0,67% no número global de passageiros transportados, na comparação com 2017, que foi de 58,7 milhões. A redução pontual se deve à ocorrência de feriados atípicos, tais como os registrados durante o período de Copa do Mundo, que acabou diminuindo o número de dias úteis com a determinação de ponto facultativo válida para diferentes setores público e privado, entre outros aspectos.
A análise detalhada do crescimento sazonal também revela que o mês de agosto foi o mais movimentado nas estações, com 5.307.841 embarques/mês. Mas foi em fevereiro - durante o período do Carnaval 2018 - que a CBTU-BH registrou a maior concentração de usuários/dia. Às vésperas do feriado prolongado, na sexta (9/2) o metrô transportou 223.962 usuários/dia, o equivalente a um acréscimo de cerca de 10% no número de passageiros. Essa observação dos hábitos de viagem é essencial para ajudar a dimensionar e adequar a execução das rotinas de serviço, aprimorando a qualidade de atendimento, a partir da percepção de crescimento da demanda específica por estação.


Números
*Eldorado registrou o maior número de embarques, com 8,97 milhões de pessoas/ano.
*Foram realizadas 81. 488 viagens, com índices de regularidade de cerca de 99% e de pontualidade de 92%
*A unidade que mais cresceu em número de embarques foi a Estação Santa Tereza, com um aumento de 51.758 passageiros transportados no ano.
* A média mensal de usuários do metrô foi de cerca de 4,8 milhões, nos últimos 12 meses.
* O tempo médio de percurso entre duas estações foi de aproximadamente 2 minutos.
Fonte - CBTU  22/01/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito