segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Grandeza do Veículo Leve sobre Trilhos – Fábio Macedo

Transportes sobre trilhos  🚄

O VLT moderno, saindo das linhas de produção, sendo planejado em diversas cidades do mundo, pode ser um pequeno veículo de 18m de comprimento e 2,30m de largura, até um trem de 72m (ou mais, se acoplado) de comprimento por 2,65m de largura.

Fábio Macedo* - Abifer
foto - ilustração/Pregopontocom
A primeira qualidade do fabuloso meio de transporte chamado VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, no meu entendimento, é o seu nome, particularmente em português, porque traduz toda a sua abrangência, ou melhor, permite que a maior de todas as suas qualidades fique evidente, que é a sua versatilidade.
O VLT moderno, saindo das linhas de produção, sendo planejado em diversas cidades do mundo, pode ser um pequeno veículo de 18m de comprimento e 2,30m de largura, até um trem de 72m (ou mais, se acoplado) de comprimento por 2,65m de largura.
Pode ser utilizado em zonas de pedestres onde sua velocidade máxima será de 30 km/h, ou trafegar em linhas segregadas, eventualmente compartilhando com outros trens, ultrapassando 100 km/h!
Saindo da zona de pedestres, o VLT pode trafegar com segurança e baixíssima ocupação do solo no meio de ruas ou avenidas, e, se necessário, compartilhar o espaço com os demais veículos. Em seguida, pode entrar num túnel, atendendo às necessidades das regiões metropolitanas em suas áreas de maior densidade, liberando espaços para outro tipo de tráfego.
Ao sair do túnel, poderá voltar ao centro das avenidas, e, num determinado momento, subir em um elevado, se essa for a melhor escolha encontrada pelos projetistas.
Não existe nenhum outro meio de transporte que consiga tudo isto! A qualidade de trafegar no meio dos pedestres, formando “shoppings a céu aberto”, com elevado nível de segurança por ser rigidamente guiado, é uma das maiores singularidades do VLT!
Outro ponto fundamental que o diferencia, é sua acessibilidade, traduzindo numa enorme atratividade e, em muitas situações, o menor tempo porta-a-porta possível!
Não podemos nos esquecer do leito gramado. O leito gramado é uma exclusividade do VLT que além de proporcionar um embelezamento inigualável, propicia também uma redução significativa das ilhas de calor, elevando a umidade a níveis consideráveis de saúde e conforto. Aumenta a permeabilidade do solo, contribuindo para a redução das enchentes. Funciona como um depósito de partículas que estariam suspensas no ar, bem como um filtro para a água da chuva, reduzindo os poluentes das águas dos rios.
Sim, o VLT é tudo isto e muito mais! Ele precisa ser visto em toda a sua abrangência, plenitude, potencialidade e possibilidades, para que os projetos sejam otimizados e o melhor custo x benefício seja alcançado!
Se quando o VLT estiver trafegando na zona de pedestres, quiserem chama-lo de “bonde moderno”, numa rua estreita, de “Streetcar”, numa rua um pouco mais larga, de “Tram”, no meio de uma avenida, de “Tramway”, acoplado, de “Light Rail Vehicle”, entre bairros, de “Tram-Train”, ou subterrâneo, de “Metrô Leve”, tudo bem, sem problemas.
Na minha opinião, o mais adequado é chamar tudo isto de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos!

Sobre o Autor


*Fábio de Carvalho Macedo é engenheiro mecânico, trabalhou por 32 anos nas empresas COSIPA, SIEMENS, SIFCO e BOSCH, sendo que nesta última, entre 1997 e 1999, na Alemanha (Stuttgart), onde iniciou as pesquisas sobre Veículos Leves sobre Trilhos e Trem de Alta Velocidade, além de energias renováveis, com ênfase na eólica e solar. Com Alfonso Arroyo escreveu o livro “Super Trens: Veículos Leves sobre Trilhos”, que está no site www.tramway.com.br. Atualmente está escrevendo 2 novos livros: “A Importância dos Veículos Leves sobre Trilhos” e “A Importância do Trem de Alta Velocidade”.
Fonte - Abifer  21/01/2019

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