Esse trabalho de substituição oferece maior segurança operacional ao sistema ferroviário, uma vez que confere mais estabilidade ao trem, gerando a redução do tempo de viagem e conforto aos passageiros. Além disso, a instalação de dormentes de concreto contribui com o meio ambiente, já que a matéria prima de produção é o cimento.
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Esse trabalho de substituição oferece maior segurança operacional ao sistema ferroviário, uma vez que confere mais estabilidade ao trem, gerando a redução do tempo de viagem e conforto aos passageiros. Além disso, a instalação de dormentes de concreto contribui com o meio ambiente, já que a matéria prima de produção é o cimento. Feitos em monobloco, eles duram cerca de quatro vezes mais que os de madeira. Estudos também comprovam que, num ciclo de 100 anos, as emissões de CO2 associadas aos dormentes de concreto são de duas a seis vezes menores que as dos de madeira.
Quando concluída a primeira etapa da substituição, um novo lote de 300 mil dormentes será encomendado para a renovação completa dos dormentes que compõem os 270 quilômetros da ferrovia fluminense. Dentro de cerca de dez anos esse trabalho será concluído. A substituição é feita de forma gradativa e as madeiras retiradas da via são repassadas a uma empresa especializada, que dá a destinação final adequada ao material.
Fonte - ABIFER 09/10/2015
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