O grupo é ligado à Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Territorial do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) deu prosseguimento aos debates sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana na manhã desta terça-feira (06), na sede da Sedur, no Centro Administrativo (CAB).
Da Redação
foto - Daniele Rodrigues |
Neste segundo encontro, o tema foram as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Os locais são destinados à implementação de programas de regularização fundiária - as ZEIS correspondem aos assentamentos irregulares ou precários.
No PDDU aprovado em 2008, foram apontadas 116 Zonas. Já na minuta de revisão do Plano, que se encontra em debate, este número cresce para 223. Coordenadora de Planejamento Habitacional da Sedur, Raquel Mattedi destacou pontos importantes a serem debatidos e chamou atenção para a dificuldade de regulamentação das áreas que abrangem as ZEIS, o que impede, por exemplo, o aporte de investimentos habitacionais. Mattedi também destacou que, entre os artigos da minuta, um deles determina a revisão do Plano Municipal de Habitação (PMH).
Bairros como Nova Constituinte, Baixa Fria, Mussurunga, Mata Escura e Calabetão, que já possuem um Plano de Bairro ou Urbanístico, terão esses dados utilizados nas identificações das suas ZEIS. O mesmo vale para o Plano de Bairro de Saramandaia e o Plano Urbanístico Ambiental de Ipitanga, que estão em fase de elaboração.
O encontro seguiu com intensos debates sobre o tema. Na próxima terça-feira, o Grupo Planeja Salvador volta a se reunir para discutir o processo de revisão do PDDU, desta vez tendo como tema a mobilidade.
Com informações da Seddur Ba. 06/10/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito