Bombeiros trabalham no combate a incêndio próximo ao Parque de Chapada dos Guimarães. Patrimônio em risco,ao todo, quase 240 homens trabalham para controlar as chamas que atingem as imediações do parque, que foi fechado para visitações
Yuri Ramires - Diário de Cuiabá
Ao todo, quase 240 homens trabalham para controlar as chamas.
Conforme as informações do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o patrimônio, até a tarde de ontem o fogo não havia atingido o interior do parque.
“A decisão de suspender a visitação, no entanto, foi tomada para garantir a segurança das pessoas e permitir que servidores e brigadistas possam atuar no combate ao incêndio”, disse a assessoria de comunicação do ICMBio.
Conforme a chefia do parque, parte das instalações do local está sendo usada como apoio para o trabalho dos bombeiros militares.
“O estacionamento, por exemplo, vem servindo para pouso e decolagem de helicópteros da PM que auxiliam no combate às chamas”, contou a direção do instituto.
Ainda não se sabe a origem do fogo, mas o instituto acredita que seja criminosa e que tenha começado na quarta-feira, próximo a uma estrada vicinal.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a situação no local é delicada, uma vez que há dois focos no parque. Em um, 40 brigadistas do ICMBio fazem o trabalho.
No outro, bem maior, segundo o coronel Ruberval de Barros, 50 militares do exército e 150 bombeiros se concentram no combate, que está chegando próximo à comunidade Coxipó do Ouro.
“São dois grandes trabalhos, contamos com o auxílio de duas aeronaves e três viaturas de combate rápido. Só teremos dados atualizados no decorrer do dia de hoje”, disse Barros, por telefone.
PERÍODO PROIBITIVO – a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema) deve divulgar hoje o resultado de uma reunião visando a prorrogar o período proibitivo de queimadas, que começou em 15 de julho e vai, a princípio, até o dia 15 de setembro.
A decisão de prorrogar ou não está nas mãos da secretária Ana Luiza Peterlini.
Fonte - Diário de Cuiabá 04/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito