quinta-feira, 12 de março de 2015

BRT de Salvador...uma VERDADE ou uma VAIDADE

Mobilidade

Entre muitos fatores negativos de uma escolha equivocada por um sistema imediatista e de curta duração, estão o aumento dos custos para uma solução adiada dos problemas atuais e futuros,o sacrifício a que se expõe a população que na sua maioria depende do péssimo sistema de transporte público existente e o aumento considerável da utilização do transporte individual agravando a cada dia mais os problemas urbanos gerados pelo excesso de veículos em circulação nos centros urbanos.

A.Luis
foto - ilustração/pms
Enquanto prevalecer esse conceito imediatista,do mais barato e mais "fácil",festejado pelo oligopólio dos pneus (essa é uma realidade que não pode ser escondida),pela incompetência e oportunismo dos nossos administradores públicos,as verdadeiras soluções com “PROJETOS E PLANEJAMENTO COM ALCANCE PARA MÉDIO E LONGO PRAZO”,para a MOBILIDADE URBANA serão sempre adiadas e empurradas para frente com consequências graves e nefastas para o futuro das cidades brasileiras.Entre muitos fatores negativos de uma escolha equivocada por um sistema imediatista e de curta duração,estão o aumento dos custos para as soluções adiadas de problemas atuais e futuros,o sacrifício a que se expõe a população que na sua maioria depende do péssimo sistema de transporte público existente e o aumento considerável da utilização do transporte individual agravando a cada dia mais os problemas urbanos gerados pelo excesso de veículos em circulação nos centros urbanos.Fica cansativo,repetitivo e desgastante tocar a mesma tecla diariamente contra o imediatismo e as soluções paliativas sempre mais fáceis aos olhares vesgos dos nossos administradores mais preocupados com as suas vaidades pessoais,interessados em poder realizar obras mais rápidas, onde possam dentro do seu período de governo cortar as suas fitas inaugurais com festas,muitos "aplausos",e que se dane o futuro das cidades o interesse público e o cidadão.Repito aqui mais um absurdo prestes a ocorrer em Salvador com a implantação de um sistema de BRT com 8,5km de extensão com 9 estações,muitas delas em elevados, a um custo total estimado de R$ 1(um) bi, e R$ 117 mi por/km construído sem o material rodante (o mais caro do Brasil),chegando a ultrapassar o custo estimado para a implantação de um sistema de VLT, que em média custa em torno de R$70 mi.por/km construído,incluído o material rodante e toda infraestrutura operacional.Além dos incalculáveis prejuízos ao meio ambiente,como a impermeabilização do solo,aumento da temperatura ambiente no local,pois o projeto ira tratorar um dos poucos canteiros centrais ainda existentes,um dos mais arborizado e mais verde da cidade (Av.Juraci Magallhães Jr.),além de enclausurar mais um rio urbano,o Camarajipe,o maior de Salvador com 14 Km de extensão que corre no local.Tudo isso com um único objetivo,cortejar o oligopólio do transporte sobre pneus e uma possivel tentativa de fazer uma sobreposição a linha 02 do metrô (concorrência,como se isso fosse possível),quando com algumas modificações no projeto, ampliando e incluindo uma modificação na sua rota (1ª-Lapa/Itaigara/Pituba e 2ª- Iguatemi/Itaigara/Pituba),com a implantação de um sistema BRS (com ônibus com piso baixo,cambio automático e ar condicionado,de preferência eletro/diesel) em faixas exclusivas (já existentes) fiscalizadas eletronicamente,restringindo assim o espaço para o transporte individual,tornariam a implantação do projeto e operação do sistema bem mais barato,mais eficiente,menos agressivo ao meio ambiente,e provavelmente com uma redução de até 80% nos custos de implantação,incluindo o material rodante.O preço da incoerência e da “vaidade” será pago pelo povo caso essa aberração,com financiamento público,se concretize.
Pregopontocom 12/03/2015

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