segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Besançon na França inaugura VLT de baixo custo

Internacional

Inaugurado na França uma linha de VLT de baixo custo em Besançon, com 14,5 km de extensão e 31 paradas

Railway Gazette 
RGI
FRANÇA: Um fim de semana com comemorações modestas marcou a inauguração dos 14,5 km da linha do VLT de *Besançon nos dias 30 e 31 de agosto,com os moradores locais vestindo-se de azul-turquesa para combinar com as cores dos bondes.
O bonde foi um projeto de baixo custo especialmente desenvolvido pelo município Grande Besançon, que precisava reduzir os custos de construção em pelo menos um terço em comparação a outros sistemas de VLTs metropolitanos implantados recentemente em outras cidades francesas. O sistema conta com 31 paradas, de Marnières no leste da cidade até Hauts-du-Chazal, e no sudoeste com um tramo curto para a estação principal da linha Besançon-Viotte.O consórcio STD, Sacer, Roger Martin, Colas Rail e Alstom realizaram as obras civis do trecho oeste de 7 km com um contrato no valor de € 43 milhões concedido em março de 2012. A setor leste de 7 km foi construído, através de um contrato de € 53 milhões, pelo consórcio Eurovia, que inclui Bonnefoy, Eurovia Travaux Ferroviairies, Campenon Bernard e Coteb Codiel.
A Colas Rail forneceu os equipamentos de eletrificação da rede aérea,enquanto as sete subestações para fornecer corrente de tração com 750 V DC foram instalados pela Spie Est. O sistema de sinalização foi fornecido pela Vossloh Cogifer.
Os 19 bondes Urbos com 24 m de comprimento foram montadas na fábrica CFD Bagnères da CAF em Bagnères-de-Bigorre. A responsabilidade da operação do sistema é  da empresa de transporte municipal Ginko.
Um histórico do projeto detalhado do light rail Besançon foi apresentado na edição da Railway Gazette International em abril 2011,disponível para assinantes em seu arquivo digital.
Fonte - Railway Gazette  01/09/2014

Tradução e adaptação de texto - Pregopontocom

*Sobre Besançon - A cidade está situada às margens do rio Doubs, no centro do departamento com o mesmo nome,bem como da região Franche Comté. Capital regional, é a primeira cidade da região com cerca de 122 000 habitantes. (Wikpédia)

Original Text
Besançon’s low-cost tramway opens

Railway Gazette
FRANCE: A weekend of ‘modest celebrations’ marked the inauguration of Besançon’s 14·5 km tram line on August 30-31, with local residents attending wearing turquoise-blue to match the trams’ colour scheme.
The tramway has been explicitly developed as a low-cost project by the Grand Besançon municipality, which had hoped to reduce construction costs by up to a third compared to recent light rail schemes in other French cities. It serves 31 stops from Marnières in the east of the city to Hauts-du-Chazal in the southwest with a short branch to Besançon-Viotte main line station.
A consortium of STD, Sacer, Roger Martin, Colas Rail and Alstom undertook civil works on the 7 km western section under a €43m contract awarded in March 2012. The eastern 7 km section was built under a €53m contract by the Eurovia consortium, which includes Bonnefoy, Eurovia Travaux Ferroviairies, Campenon Bernard and Coteb Codiel.
Colas Rail supplied the overhead electrification equipment, while seven substations to supply traction current at 750 V DC were installed by Spie Est. Signalling was supplied by Vossloh Cogifer.
The 19 Urbos 24 m long trams were assembled at CAF’s CFD Bagnères plant in Bagnères-de-Bigorre. Services are operated by municipal transport company Ginko.
A detailed account of the Besançon light rail project appeared in the April 2011 issue of Railway Gazette International, available to subscribers in our digital archive.

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