sábado, 16 de agosto de 2014

Avenida vai perder árvores para abrir espaço aos ônibus em Feira de Santana

Bahia

Árvores semelhantes a da foto serão derrubadas pela prefeitura de Feira de Santana para dar lugar a um corredor de BRT na Av.Getúlio Vargas na cidade.

Acorda Cidade
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade
As árvores da Avenida Getúlio Vargas serão retiradas para a implantação do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido em Ônibus), em Feira de Santana.
A previsão é que no início do mês de dezembro seja dada a ordem de serviço para implantação. A duração das obras deverá ser de 18 meses.
A notícia causou revolta na população, mas a prefeitura municipal afirma que um número superior de árvores será plantado nos canteiros das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. A prefeitura não informou se todas as árvores da Getúlio serão derrubadas.
A informação foi assegurada pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, na manhã da última quarta-feira (13) durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semman) e presidente do Condema, Roberto Tourinho, afirmou que essa reunião foi solicitada pelos membros da entidade para esclarecer algumas dúvidas. "Existia uma preocupação dos conselheiros e da comunidade com relação à retirada de árvores importantes, algumas delas centenárias, em consequência da implantação do BRT".
"Ficou claro que será feito o replantio em número maior das que por necessidade serão retiradas. E nos locais onde haverá as pistas de Cooper e caminhada, elas serão preservadas", reforçou Roberto Tourinho.
Carlos Brito informou que foi elaborado um projeto específico sobre a arborização dos principais corredores de tráfego, "muito bem trabalhado", com a quantidade e espécies das árvores existentes.
O diagnóstico será disponibilizado aos conselheiros. "O número daquelas que serão retiradas será infinitamente menor que o das árvores plantadas", disse.
Carlos Brito comentou que "houve muita especulação sobre o assunto. Mas o BRT vai melhorar a mobilidade urbana, proporcionar mais conforto e acabar com o sistema caótico que aí se encontra".
Fonte - Tribuna da Bahia  16/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito