Turismo Ferroviário
Natália Pianegonda
Agência CNT
foto - divulgação |
A “Velha Senhora”, como é conhecida, pertencia à Estrada de Ferro Central do Brasil e era utilizada no trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro. Fabricada em 1927, nos Estados Unidos, a Maria-Fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 30, que transportam, ao todo, 142 passageiros.
O projeto, voltado à preservação da memória ferroviária e resgate histórico e cultural, envolveu a prefeitura de Guararema, órgãos públicos federais, iniciativa privada e a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). As ações contemplaram o restauro da locomotiva 353, a revitalização das estações ferroviárias (que voltaram a ter as características originais), a reconstrução da via férrea no trecho do passeio e a autorização da realização do passeio pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Conforme a prefeitura de Guararema, a ideia é que a iniciativa funcione, também, como projeto-piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para implantação do passeio.
Os passeios ocorrem aos finais de semana e feriados. O Trem de Guararema tem dois horários: uma partida é às 10h, com retorna às 12h30min; outra, às 15h, com retormo às 17h30min.
Reservas podem ser realizadas pelo email guararema@abpf.com.br. É preciso informar nome completo do responsável pela reserva, telefone para contato, dia e horário do passeio e quantidade de pessoas.
O custo é de R$ 50, até o dia 31 de dezembro de 2015. O valor arrecadado é utilizado para manutenção da linha e novos projetos de preservação ferroviária. Crianças de até cinco anos não pagam, desde que viajem no colo do adulto.
Fonte - Agência CNT de Notícias 21/10/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito