quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CBTU apresenta o novo trem do Metrô de Belo Horizonte

Transportes sobe trilhos

Composição deve começar a circular com passageiros em janeiro do ano que vem - Segundo a companhia, a expectativa é transportar cerca de 50% passageiros a mais, saindo dos atuais 230 mil passageiros/dia para cerca de 340 mil pessoas por dia, quando todos os novos trens estiveram em operação.

R7
Carros devem transportar 50% mais passageiros
CBTU/Divulgação
A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) apresentou nesta quarta-feira (5) o primeiro trem de um conjunto de dez novas composições que vão integrar a frota do metrô de Belo Horizonte. As novas unidades, que custaram R$ 171,9 milhões, devem começar a circular, com passageiros, em janeiro do ano que vem.
Segundo a companhia, a expectativa é transportar cerca de 50% passageiros a mais, saindo dos atuais 230 mil passageiros/dia para cerca de 340 mil pessoas por dia, quando todos os novos trens estiveram em operação.
Os novos trens contam com sistema de iluminação com luminárias a LED, que são mais eficientes, econômicas e mais duráveis que as lâmpadas convencionais. As composições estão equipadas com dispositivos que reaproveitam energia elétrica durante a frenagem, reduzem custos de manutenção e colaboram para o meio ambiente. Os freios dispõem de sistema antitravamento que garantem paradas mais suaves e seguras nas frenagens do veículo.
Sem divisões internas entre carros, os salões do novo trem são integrados, formando um amplo corredor entre um carro e outro. O passageiro pode se deslocar livremente entre os quatro carros, acomodando-se no local de sua preferência e facilitando a circulação de pessoas.
As composições prometem mais conforto, com ar condicionado duplo, janelas amplas, portas mais largas, com 1,6 metro cada, circuito fechado de vídeo com câmeras de segurança internas e externas, sonorização digital, que melhora o áudio das mensagens sonoras, e oito monitores de TV por trem para facilitar a comunicação visual e a promoção de campanhas ao usuário.

Acessibilidade
O trem conta com assentos preferenciais para gestantes, idosos, obesos e passageiros com mobilidade reduzida, além de área reservada a usuário com cadeira de roda. Intercomunicadores comuns e adaptados permitem a comunicação com a cabine do condutor e um mapa eletrônico luminoso informa as estações percorridas. Painéis de LED exibem data, horário, a próxima estação e o lado de desembarque. Na abertura de portas, além da campainha, uma indicação luminosa, simultânea, orienta os deficientes auditivos, reforçando as mensagens sonoras.
Fonte  - R7.com  05/11/2014

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