De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macêdo, a previsão é que até o início de 2015 o VLT comece a funcionar diariamente no sistema de trens urbanos da capital.
CBTU
A cada dois meses a fábrica Bom Sinal deverá entregar mais uma composição e três carros até totalizar oito trens. A entrega do VLT é uma das etapas do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema. Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Governo Federal.
Segundo Macêdo, o atraso na entrega da primeira unidade foi ocasionado pela troca dos truques, que não estavam dentro das especificações. “Agora com o problema solucionado, teremos mais agilidade na entrega das demais composições”, afirma. A chegada do VLT coloca João Pessoa na vanguarda da modernidade do transporte ferroviário de passageiros e representa a preocupação da CBTU em melhorar de forma substancial a mobilidade e a acessibilidade das pessoas ao transporte público.
Com o novo trem, a população terá, em curto prazo, viagens mais confortáveis, rápidas, seguras e muito mais baratas. O superintendente da CBTU em João Pessoa disse ainda que não há previsão de reajuste da tarifa. “A melhoria do transporte ferroviário de passageiros não irá representar aumento na passagem, que permanecerá por um bom tempo ainda por R$ 0,50 (cinquenta centavos)”, assegura.
Técnicos da CBTU em João Pessoa já trabalham na elaboração de uma nova grade horária, onde o tempo de espera nas estações será reduzido por conta da maior quantidade de trens em operação. “Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições”, revela. Também há a estimativa no crescimento de passageiros transportados que deverá passar dos atuais 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.
VLT – O Veículo Leve sobre Trilhos é um trem moderno, rápido, seguro e confortável. Fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, instalada na cidade de Barbalha, o modelo adquirido pela CBTU é o Mobile 3, dotado de duas cabinas computadorizadas – uma em cada extremidade dos carros motores e um carro reboque ao meio. Ele é um Trem Unidade Diesel-Hidráulico (TUDH), construído em fibra de vidro, com sistema hidráulico fornecido pela Voith (Power Pack) e participação da empresa Trends. Trata-se de um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, com motorização diesel, tração diesel-hidráulica, bidirecional, que trafega em bitola métrica – distância de um metro entre os trilhos -, ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos, passagem entre os carros, sistema de comunicação interna digital e sonora e capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem. O VLT de João Pessoa mede 55,8 metros com altura de 3,7 metros e 2,8m de largura.
Fonte - CBTU 03/11/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito