O maior valor destinado à região de Londrina se deve a uma maior extensão do trecho a ser projetado, que é de 36,47 quilômetros.Os recursos foram incluídos no Orçamento Geral da União, confirmou na ultima sexta-feira (24) a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, que aprovou a inclusão do projeto no PAC da Mobilidade Urbana.
Por Murilo Gatti - odiario.com
Para o trecho urbano que inclui as cidades de Ibiporã, Londrina e Cambé, vão ser destinados outros R$ 6,44 milhões. O dinheiro vai ser liberado por meio da Caixa Econômica Federal, o que deverá acontecer até meados do próximo ano.
O maior valor destinado à região de Londrina se deve a uma maior extensão do trecho a ser projetado, que é de 36,47 quilômetros. Na região de Maringá, o projeto contempla um trecho de 24,3 quilômetros. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, a partir de agora, a "Caixa Econômica Federal dará inicio a análise da documentação entregue pelo proponente para o início do processo de contratação".
Apesar da liberação dos recursos para os projetos, ainda não há garantias de que o governo federal irá liberar recursos para a execução das obras de implantação do trem de passageiros nas duas regiões. "Ainda não há previsão de apoio do Governo Federal para as obras do empreendimento", informou o Ministério das Cidades, por meio de nota.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica do empreendimento indica que a implantação do trem é viável. Na região de Maringá, a perspectiva é ter uma demanda de quase 15 mil passageiros por dia. Na região de Londrina, a estimativa é que o trem vai ser usado diariamente por 13,5 mil pessoas. O projeto inicial prevê seis estações de embarque e desembarque em cada região.
Fonte - STEFZS 29/10/2014
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