O objetivo do encontro é alertar para a urgência das cidades reduzirem a emissão de carbonos na atmosfera e adaptar as cidades a mudanças climáticas inevitáveis. A meta da redução das emissões de todo o município do Rio de Janeiro é 20% até 2020.
Da Agência Brasil
foto - ilustração |
Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, o Rio de Janeiro tem metas importantes e significativas de reduções de emissões de gases de efeito estufa como poucas cidades brasileiras do mesmo porte.
"É um grande marco, não é fácil, mas eu acho que o Rio está tomando todas as medidas", disse Nobre ao lembrar que as políticas adotadas na cidade fomentam a eficiência nos transportes, para reduzir as emissões de gases poluentes. "É possível sim, que em seis anos, o Rio consiga atingir essa meta [de 20% de redução]", disse.
O secretário acredita que é muito importante debater o conhecimento com pesquisadores, cientistas e com a sociedade porque sem esse tipo de troca, as ideias não vão adiante. Ele destacou ainda a importância das áreas verdes nas grandes cidades: "a vegetação na cidade é um atenuador importante do aquecimento global, do aumento da temperatura e reduz também a poluição". Nobre avalia que, embora o Rio de Janeiro seja uma cidade considerada verde, quando comparada a outras no país, ainda faltam políticas mais contundentes pra "se tornar realmente uma cidade verde a exemplo de grandes centros mundiais como Nova York, Londres e Paris".
foto - ilustração |
Fonte - Agência Brasil 27/10/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito