Infraestrutura
Globo Rural
foto - ilustração |
De acordo com o empresário, o que foi feito no agronegócio nos últimos anos se deve a uma pressão da demanda mundial. “O Brasil aumentou sua produção não porque queria, mas porque havia demanda mundial por alimentos. E todo mundo paga a conta da logística cara. Se a demanda é alta e a soja do mato Grosso esta cara por causa da logística este aumento é repassado para todos”, avalia.
No longo prazo, o agronegócio permanecerá com a demanda em alta. “De 2013 para 2014 a demanda de soja cresceu 6%, e a produtividade cresceu apenas 1%, portanto 5% de aumento tem que vir via expansão de área”, diz. Nos últimos dez anos, a demanda pela soja cresceu 3% ao ano, mesmo patamar de crescimento previsto para os próximos dez anos. “O Brasil é o país com a maior oferta de terra disponíveis para a agricultura e o preço da commodity terá que ser alto o suficiente para pagar essa expansão”,afirma.
Pavinato acredita que o Brasil continuará crescendo na próxima década , "mas o que eu vejo é que a produção sempre chega antes da logística e agora a logística está chegando porque o mundo pediu produção e o Brasil está produzindo. O investimento em logística vai ter que existir, porque o Brasil vai se transformar no maior exportador de alimentos do mundo”, conclui.
Fonte - Revista Ferroviária 16/09/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito