A operação comercial do Metrô de Salvador em virtude de divergências por parte da prefeitura da cidade quanto a integração,foi adiada para 31 de outubro e poderá ter plano B.
Da Redação
Colaborou com a matéria
Edinillson Pereira
foto - Pregopontocom |
O executivo estadual vai estudar também a partir de 15 de outubro, a implantação do Bilhete Único Metropolitano que deverá integrar os ônibus intermunicipais da RMS (Região Metropolitana de Salvador)com às estações metroviárias do Acesso Norte (Rotula do Abacaxi) e do Retiro respectivamente.
Linhas de ônibus alimentadoras alternativas e gratuitas,poderão e deverão ser criadas partindo de locais específicos da cidade transportando os usuários até as estações do Metrô.
Essas providências segundo o titular da Sedur,o Sr. Manuel Ribeiro,visam preencher o vácuo criado pela prefeitura ao travar a implantação da integração física e tarifária Metrô/Ônibus, tornando assim o novo modal isolado do sistema existente.
Segundo Ribeiro sem conexão com o atual sistema de transporte,a demanda que hoje chega a 15 mil usuários por dia, pode ser reduzida para quatro mil passageiros/dia o que implicara numa subutilização do Metrô
Bilhete único Metropolitano
O Bilhete Único metropolitano será desenvolvido com a Agerba e a Entidade Metropolitana,que deverá incluir ainda passageiros do sistema de transportes marítimos, ferryboat e lanchas.
Enquanto durar operação assistida a população continuará usando o Metrô de forma gratuita, com horário de funcionamento das 8:00h às 16:00h.
Prevista para começar nesta segunda dia 15/09, a operação comercial foi adiada em virtude das linhas alimentadoras, que seriam de responsabilidade da prefeitura conforme contrato assinado em 2013,não terem sido implantadas.
A prefeitura argumenta que para que haja de fato a integração das linhas atuais de ônibus com o sistema metroviário,serão preciso que se façam estudos aprofundados.
O Secretário Municipal de Urbanismo e Transporte da prefeitura alega que não pode retirar as atuais linhas de ônibus que circulam na Av.Bonocô por achar o percusso do Metrô com 7,5 Km pequeno e propõe que as mesmas continuem ativadas,cabendo a opção de escolha entre os dois modais por conta dos usuários do sistema de transporte.
"Ou seja, segundo a lógica o Sec. Municipal dos Transportes, o usuário deverá escolher entre um transporte (Metrô) mais rápido,seguro,confortável e climatizado,organizado,com horários fixos e regulares,ou um transporte (ônibus)desorganizado,sem conforto,duro,calorento,barulhento,preso em engarrafamentos e com horários duvidosos,irregulares e imprevisíveis."
Segundo o prefeito ACM Neto, o mesmo, diz ter feito esforços para viabilizar a operação regular do sistema metroviário,mais que a população não pode pagar uma tarifa de R$4,00 para andar de metrô.
"Segundo previsão ainda não confirmada a tarifa unitária do Metrô seria de R$ 3,10 - a tarifa unitária do ônibus continua R$2,80 - e a tarifa do bilhete único da integração Metrô/ônibus com uma viagem de metrô e mais duas de ônibus seria de R$3,90"
O secretário Manuel Ribeiro afirma que, o valor da tarifa do metrô ainda está em estudos e que por enquanto não há uma definição sobre o valor da mesma,e para que se chegue a uma definição exata da tarifa seria necessário que a integração já estivesse funcionando.
Pregopontocom 14/09/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito