“Temos hoje 178 projetos em carteira nesta área e isso significa um investimento de R$ 130 milhões, proveniente apenas do BNDES”, informou no Seminário sobre Logística e Infra-estrutura, realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Rio), ontem, quinta-feira.
Revista Portos e Navios
foto - ilustração |
Segundo o engenheiro, entre 138 países, o Brasil se encontra em 102º lugar no quesito logística. “A infra-estrutura logística no Brasil é incompatível com a atual situação econômica”. O gasto financeiro com logística representa 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Enquanto, nos Estados Unidos, representa 8,7% do PIB.
Fila de espera de navios e ruins acessos portuários são obstáculos que a logística enfrente no Brasil. “Podemos avaliar pelas ferrovias, que apresentam uma velocidade média muito baixa, apenas 15km/h”, acrescentou Dalton, que garante que serão adicionados 12 trechos (11.000 km) de ferrovias no Brasil.
“O setor de ferrovia é prioridade, mas, o investimento é muito alto e apresenta riscos elevados. O BNDES não dá conta sozinho dos desafios no financiamento à infra-estrutura em todo o país, são necessários outros capitais”, finalizou.
Fonte - Revista Ferroviária 29/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito