segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

População reclama da espera por ônibus aos domingos

Transportes 

De acordo com a Semut, Domingo é Meia não provocou alteração na frota de veículos

Yuri Silva
Lúcio Távora | Ag. A TARDE
Desde que o programa Domingo é Meia foi implementado em Salvador, permitindo que passageiros paguem apenas R$ 1,40 para usar os ônibus nos domingos, muitas críticas vêm sendo direcionadas à escassez de veículos no primeiro dia da semana.
Na tarde deste domingo, 19, passando pelos principais corredores e estações de ônibus da cidade, a equipe de reportagem de A TARDE registrou a irritação de quem decidiu sair de casa e não conseguia chegar ao destino final.
O ajudante de pedreiro Junior Teixeira, 19, esperou por mais de uma hora, na Estação Iguatemi, por um veículo que passasse em Fazenda Coutos. Segundo ele, a mesma situação não acontece em dias úteis. "Preferia pagar a passagem inteira do que esperar durante tanto tempo", disse.
Ao lado de Junior, a auxiliar administrativa Daiane Soares, 18, conta ter sido obrigada a pegar dois ônibus para sair de Sussuarana, na área do Centro Administrativo da Bahia (CAB), e chegar ao IAPI.
Procurado, o subsecretário de Urbanismo e Transporte da prefeitura (Semut), Orlando Santos, afirmou que o Domingo é Meia não provocou alteração na frota de veículos.
De acordo com Santos, o sistema de transporte continua operando, nos domingos, com metade da capacidade. "Em outras capitais, como São Paulo, só há 35% da frota funcionando nesse dia", disse.

Praia
Local com maior fluxo e concentração de pessoas no domingo, as praias de Salvador não são exceção quando o assunto são as reclamações referentes à quantidade de veículos circulando.
O promotor de vendas Ramon Silva, 23, e sua mãe, a cuidadora de idosos Eliana Santos, 43, esperaram quase duas horas para conseguir subir em um ônibus na região do Porto da Barra.
Para Ramon, a quantidade reduzida de veículos afasta os soteropolitanos das opções de lazer. "Ficamos com medo de sair para um lugar muito distante, pois não sabemos quando voltamos", disse.
Na contramão da afirmação de Ramon, o subsecretário Orlando Santos conta que os dados referentes a origem e destino dos passageiros de ônibus mostram que o fluxo de pessoas nas áreas de praia é cada vez maior desde que o Domingo é Meia começou a funcionar.
"Por isso, há um reforço da frota nessas regiões, onde ficam praias, parques e outras áreas de lazer", explicou o subsecretário.
Santos também garantiu a manutenção do Domingo é Meia após a licitação das linhas de ônibus.
Sobre o Bilhete Único - sistema eletrônico que permite ao usuário pagar R$ 2,80 e, em um período de duas horas, utilizar quantos ônibus quiser -, o subsecretário da Semut informa que o tempo de uso do benefício será ampliado para três horas logo após a assinatura do contrato com as três empresas vencedoras da licitação, o que deve ocorrer no começo do segundo semestre.
Segundo Orlando, a associação do benefício da meia passagem ao Bilhete Único proporciona às famílias uma economia de 25%.
Economia que deixa a atendente Andrea Alves, 24, mais feliz. Ela, que foi à praia com o filho e mais três sobrinhos, diz ter utilizado três ônibus para chegar até a orla.
"Andei da minha casa até a rua principal de Águas Claras para pegar um Estação Pirajá. Na estação, peguei um ônibus indo para a Lapa. Desci na Vasco da Gama e lá finalmente consegui um ônibus que me levasse direto à praia", narrou Andrea, antes de concluir: "Mesmo assim saiu caro".
Fonte - A Tarde  20/01/2013

Comentário Pregopontocom 

Sinceramente isso já se tornou cansativo...."domingo é meia -boca-" "integração - meia boca-" "bilhete único limitado"...e o transporte continua caótico com sempre foi.
Na realidade tudo indica que a administração municipal de Salvador esta investida no firme propósito de passar para população da cidade a ideia que o sistema de integração física e tarifária assim bem como o bilhete único só trazem malefícios e prejuízos  para os usuários do sistema de transportes de Salvador,ao tempo em que parece com essa atitude  visar aparentemente,de maneira única,beneficiar o oligopólio atual existente do transporte público da cidade.Parece que a complacente  incompetência, é usada habilmente a serviço dos donos de ônibus.Em todos os países no mundo (principalmente na Europa) onde os sistemas operacionais de transportes (todos os modais) aplicam as regras da integração física e tarifária com o uso do bilhete único por "tempo de permanência" (por hora) juntamente com a proporcionalidade regressiva do valor da tarifa em relação ao aumento do numero de horas do bilhete adquirido pelo usuário (o valor da tarifa diminui na proporção em que aumenta o numero de horas adquiridas no bilhete ),o sistema funciona perfeitamente e atende os usuários de todo o sistema com frequência e horários em todos os modais garantidos,proporcionando agilidade,racionalidade,fluidez e a possibilidade do usuário ter a opção de programar o seu roteiro (trajeto) de acordo com as suas necessidades de deslocamentos pela cidade sem necessidade de se prender a roteiros fixos e preestabelecidos pelo sistema.O sistema funcionando como uma rede onde os usuários escolhem o seu próprio caminho.Aqui a integração do transporte público nunca funcionara corretamente e de maneira satisfatória enquanto o poder público brincar com a população da cidade fazendo de conta que esta adotando "soluções" para o transporte com seus projetos mambembes e de integração meia boca que ao contrário só trazem prejuízos para a população e benefícios para o oligopólio do transporte encrustado em Salvador.

Veja aqui mais detalhes sobre - Integração física e tarifária  no 11 º capitulo da pagina Mobilidade urbana em Salvador soluções viaveis

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