terça-feira, 16 de julho de 2019

VLT: UM GRANDE PASSO

Transportes sobre trilhos  🚄

O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, publicou no último dia 12 de julho a portaria que cria o Grupo de Trabalho composto por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal.(VLT de Cuiabá e Várzea Grande)

Vicente Vuolo
foto - ilustração/arquivo
Foi dado um grande passo para resolver o impasse criado com a paralisação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Várzea Grande – Cuiabá. O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, publicou no último dia 12 de julho a portaria que cria o Grupo de Trabalho composto por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o artigo 3º da Portaria nº 1.674, são atribuições do GT de Cuiabá: “apresentar relatório de serviços, equipamentos e obras entregues; relatórios com as alternativas técnicas ao empreendimento; de gestão financeira da execução contratual e custos adicionais; de perspectiva jurídica; de gestão de risco e se reunir periodicamente para deliberação sobre o material produzido”.
A criação desse grupo de trabalho atende a um clamor da população cuiabana e do Movimento Pró VLT, que se mostraram indignados com o descaso do poder público durante mais de 7 anos. O Movimento Pró VLT, do qual, sou o Coordenador, tem trabalhado diariamente de forma transparente e suprapartidária. Como deve ser a postura de alguém que se propõe a defender uma causa. Na minha visão, com a conclusão do VLT não há derrotados. A vitória será do povo cuiabano e varzeagrandense que estão dando uma demonstração de cidadania, civismo e de como fazer a boa política.
Essa é a democracia com alto grau de politização, a luta por causas, o debate respeitoso. E a vitória da argumentação e da ética.
A minha luta pela ferrovia não se resume a esse movimento. Ela está presente por mais de 40 anos. Desde a época em que eu acompanhava o meu saudoso pai (ex-senador Vuolo) pelos quatro cantos desse país, na luta pelo equilíbrio no sistema de transportes, hoje, ainda totalmente dependente das rodas do caminhão e do ônibus poluentes.
O Movimento Pró VLT continua no firme propósito de acompanhar, par e passo, o desenrolar dos trabalhos do Grupo criado pelo ministério e o governo do Estado. O nosso Movimento não tem recuos. Ele é sólido como uma pedra e robusto porque tem o apoio da sociedade e da imprensa.
Estamos programando a nossa próxima reunião juntamente com o Instituto de Engenharia para receber com todo carinho e respeito o presidente da Associação Brasileira da Industria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, uma das mais expressivas lideranças ferroviárias do país. A data já está confirmada, será dia 9 de agosto as 10:30, na capital mato-grossense.
A Portaria do Ministério foi uma vitória importante, precisamos que esse Grupo de Trabalho se constitua o mais rápido possível e comece a entregar o diagnóstico
do que foi feito e do que precisa para concluir os trilhos do VLT. Se será bancado pelo Estado, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) ou a privatização. A partir daí, vamos avançar para concluir o mais rápido possível o primeiro VLT da região Centro Oeste e da Amazônia.
A sociedade civil está de parabéns por pressionar e tencionar em favor de uma causa justa e urgente. VLT JÁ!
*Vicente  Vuolo é economista e cientista político 
Por Vicente Vuolo via e-mail  16/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito