quarta-feira, 17 de julho de 2019

NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR

Transportes sobre trilhos  🚄

Apesar de usar elevados de sustentação para os trens,essa nova concepção de Monotrilho que será implantado em Salvador,usa uma estrutura mais leve e com menor impacto a imagem urbana onde será implantado.Esse novo projeto de engenharia e arquitetônico,utiliza uma estrutura de trilhos de concreto elevados mais enxuta e mais leves (menos impactante),de menor custo e efeito visual.

Salvador Sobre Trilhos
Monotrilho da BYD
Sistema que será implantado em Salvador
Os impactos urbanos,ou as chamadas "feridas no tecido urbano" que possam ocorrer com a execução do projeto do Monotrilho de Salvador serão mínimas.O sistema apesar de ser suspenso usa uma nova tecnologia desenvolvida pela BYD já em uso na China, num sistema já implantado com 90 km de linhas.Apesar de usar elevados de sustentação para os trens,essa nova concepção de Monotrilho,usa uma estrutura mais leve e com menor impacto a imagem urbana onde será implantado.Esse novo projeto de engenharia e arquitetônico,utiliza uma estrutura de trilhos de concreto elevados mais enxuta e mais leves (menos impactante),de menor custo e efeito visual.As colunas redondas na maior parte do trajeto terão 3,5 metros de altura (salvo em locais onde seja necessário o uso de alturas maiores),diferente dos monotrilhos convencionais que utilizam até 15 metros de altura nas colunas de sustentação muito mais pesadas,geralmente com estruturas de trilhos de concreto também muito mais volumosas(Vide foto abaixo Monotrilho de SP).Os impactos também serão amenizados em função do uso da via permanente da atual ferrovia.Entre tantas outras vantagens da implantação desse sistema,uma delas é a liberação do acesso direto as praias dos moradores da borda litorânea que atualmente, na maior parte da extensão da ferrovia existente,ficam isolados com poucos pontos de passagem pela linha férrea o que tem gerado a ocorrência de acidentes ao longo dos anos,quando alguém se aventura em cruzar a via permanente do trem em pontos onde não existem passagens seguras e pré estabelecidas.Além disso toda a faixa da atual via permanente do trem,abaixo da estrutura do Monotrilho quando implantado, poderá ser utilizada como espaço recreativo,de laser,de convivência e integração social.Não é aceitável que alguém de sã consciência se coloque contra esse projeto, que irá beneficiar mais de 600 mil moradores de bairros da orla ferroviária e adjacentes,tentando usar justificativas vazias ou por puro e descabido saudosismo pessoal, colocando-se acima de algo muito maior,o interesse público.Os trens já prestaram um longo serviço a população desta região,mais não só os trens(com 70 anos de uso) bem como todo sistema já está sucateado,ultrapassado e distante das novas tecnologias ferroviárias atualmente disponíveis,além disso pesa no sistema uma manutenção cara e difícil de ser executada, pela carência de peças antigas de reposição,atualmente não mais disponíveis na industria ferroviária,o que torna o custo da operação do sistema muito alto e pouco produtivo.As composições ACF/GE existentes e as Toshibas oriundas da Ferrovia Sorocabana/CPTM,já atingiram o limite de tempo máximo de operação.
Assim com a parte mais central da cidade já conta hj com duas linhas de um sistema metroviário moderno,confortável,rápido,seguro e eficiente,esse mesmo direito não pode ser negado,sonegado ou obstruído,sob"nenhum pretexto"sem bases e fundamentos que se justifiquem, aos moradores de toda região do subúrbio ferroviário de Salvador que anseiam impacientemente pela melhoria da qualidade do serviço de transporte público,seja ele o ônibus ou o trem,TODOS TEM O MESMO DIREITO

Para efeito de comparação
O custo de implantação do Monotrilho de Salvador é estimado em cerca de R$71 milhões por Km/construído,e um custo total de R$1,5 bi,enquanto o custo da linha 15 Prata do monotrilho de SP cuja a construção já se arrasta a anos estava calculada em 2016 em R$365 milhões o Km/construído
Salvador Sobre Trilhos  16/07/2019

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