O objeto do Chamamento Público, que deverá ser realizado por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visa "a conceituação, estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projeto e demais elementos necessários para compor as peças de futura licitação destinada à implantação e operação" do Metrô.
divulgação |
O sistema, denominado "Metrô de Petrópolis", com acionamento elétrico, será concedido por um prazo de 30 anos, prorrogável por mais 30.
O objeto do Chamamento Público, que deverá ser realizado por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visa "a conceituação, estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projeto e demais elementos necessários para compor as peças de futura licitação destinada à implantação e operação" do Metrô.
Ao final do prazo de concessão, todo o investimento será transferido sem ônus ao município, conforme Termo de Referência e demais informações técnicas, partes integrantes do edital.
O Edital completo do Chamamento Público e maiores informações poderão ser obtidos no DELCA - Departamento de Licitações, Compras e Contratos Administrativos, sito à Av. Barão do Rio Branco, 2.846 - 3º andar- Centro - Petrópolis/RJ, no horário de 09:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira e no "site": petropolis.rj.gov.br - Portal da Transparência - Link Licitações, a partir de 19/07/2019.
O envelope contendo os projetos deverá ser entregue à Comissão Especial de Avaliação, no dia 22 de agosto de 2019.
Maglev
A proposta do Metrô de Petrópolis já foi apresentada em 2018, por meio de um projeto no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Na época, a proposta previa a implantação de um trem de flutuação magnética (Maglev). A proposta do Maglev está novamente na ordem do dia.
Nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, a prefeitura realizou um encontro na sede do Sicomércio - Sindicato do Comercio Varejista da cidade onde apresentou o projeto do veículo sobre trilhos movido à propulsão.
O projeto foi incluído no Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Petrópolis, e prevê 11 km de extensão, sendo 4,5 km em via elevada e 6,5 km em via subterrânea.
A estimativa é carregar 510 passageiros por viagem, a uma velocidade média de 60 km/h.
A proposta de implementação do Maglev tem tecnologia desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto, denominado Maglev-Cobra, sob coordenação do professor Richard Stephan, é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), e é o primeiro veículo de levitação magnética para transporte urbano do Hemisfério Sul.
Desenvolvido há três anos na UFRJ pela Coppe e pela Escola Politécnica, o Maglev-Cobra é compacto e leve, se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes em uma linha experimental construída na Cidade Universitária, alimentada por quatro painéis de energia solar.
Em agosto de 2018, o Diário do Transporte publicou sobre o trem "que flutua sobre trilhos".
Fonte - Revista Ferroviária 18/07/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito