terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Transiberiana: a mais longa ferrovia do mundo

Ferrovias

Em Vladivostok foram lançadas as bases da ferrovia que atravessa dois continentes (Europa e Ásia), além de 12 regiões e 87 cidades russas. A via é uma das mais antigas estradas de ferro da Rússia. O principal trecho da ferrovia com extensão de 7500 km, que vai de Tcheliábinsk a Vladivostok, foi construído entre 1891 e 1916. A viagem em um único sentido durava 16 dias.

Por Renato Lobo - Via Trolebus
foto - ilustração/1917.org
Vem da Russia a maior e quem sabe a mais bonita ferrovia do mundo, chamada de Transiberiana. Usada sobretudo para o transporte de cargas, a linha de mão dupla da ferrovia foi completamente eletrificada em 2002 e, atualmente, a Transiberiana tem capacidade de transportar até 100 milhões de toneladas de carga por ano.
Também destinadas aos passageiros, o percurso mais longo do mundo percorrido por um trem de passageiros pertence à viagem de Kiev a Vladivostok, que corresponde a uma distância de 10259 km, feita em 187 horas e 50 minutos.

História
Em Vladivostok foram lançadas as bases da ferrovia que atravessa dois continentes (Europa e Ásia), além de 12 regiões e 87 cidades russas. A via é uma das mais antigas estradas de ferro da Rússia. O principal trecho da ferrovia com extensão de 7500 km, que vai de Tcheliábinsk a Vladivostok, foi construído entre 1891 e 1916. A viagem em um único sentido durava 16 dias.
O projeto foi um evento importantíssimo para o Império Russo. A prova é que o príncipe Nikolái Aleksándrovitch, por incumbência do tsar Aleksandr III, esteve presente na missa celebrada para o lançamento das bases da ferrovia.
No entanto, custou caro a maior extensão por trilhos do mundo. Calcula-se 350 milhões de rublos em ouro. A construção (praticamente toda manual) da Transiberiana foi realizada em um ambiente de condição climática hostil, sendo que em muitas regiões por onde a ferrovia corta, na época não eram povoadas.
As primeiras composições começara a operar com passageiros de Moscou para Vladivostok no ano de 1903, antes da conclusão da ferrovia Transiberiana.
Atualmente as composições que seguem de Moscou com destino a Vladivostok, partem da estação Iaroslávski, na capital, tendo a indicação de quilometragem com o marco “0 km”. No outro extremo, em Vladivostok , está o marco “9298 km”.
Fonte - STEFZS  09/02/2015

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