sexta-feira, 11 de maio de 2018

Porque ser contra o BRT de Salvador

Mobilidade  🚌🚏

Elevados e viadutos com apenas 2 faixas para os ônibus e 4 faixas para o transporte individual,para quem servirá essa obra realmente?.... para beneficiar a população que precisa e depende do transporte público? (40% da população da cidade anda a pé,por incapacidade financeira de suportar o custo das tarifas do transporte ou até pela deficiência do mesmo,apenas 18% usam o transporte individual) ou supostamente para de maneira indireta, sobre o rótolo do BRT beneficiar o transporte individual e a industria do concreto????....

Salvador Sobre Trilhos

É preciso que a população da cidade (Salvador BA) fique mais atenta a esse debate,principalmente aqueles que,por engano ou falta de informação defendem esse projeto extremamente equivocado e e de custo altíssimo.Será ele realmente uma solução para beneficiar os usuários do transporte público,ou apenas uma maneira de favorecer mais uma vez o transporte individual?... Não se combate "engarrafamentos" e "congestionamentos" no trânsito ampliando o numero de viadutos,de  elevados,ou até mesmo o numero de faixas nas vias existentes, pois quanto mais se abre espaços, certamente aparecerão muito mais carros e consequentemente mais engarrafamentos e um trânsito em constante colapso. A solução passa pelo uso racional do transporte individual e a oferta de um sistema de transporte público de qualidade,com frequência estável e regulada,racional,confortável,com acessibilidade universal,e horários definidos e regulados.Para o momento uma alternativa ao BRT,pode ser o sistema BHLS (Bus with High Level of Service) já bastante utilizado em cidades de diversos países no mundo e também em algumas  cidades brasileiras.Um sistema de ônibus operado seguindo o conceito troncal do BRT, mais usando a infraestrutura já existente (dispensando grandes obras caras e pesadas) bem como,faixas exclusivas (existentes ou implantadas) ao lado direito da via,com fiscalização eletrônica "rígida" para evitar invasões,sistema semafórico inteligente para priorizar a passagem dos ônibus nos cruzamentos,adequação das baias nas paradas para ônibus articulados ou alongados,uso de ônibus com "piso baixo" (melhora a acessibilidade,diminui o tempo de permanência nas paradas,diminuindo assim o tempo de viagem,o custo operacional e a poluição ambiental),suspensão pneumática,câmbio automático e motorização traseira ou central (Hibrida ou elétrica).Isolar uma das faixas da pista para dedica-la exclusivamente ao transporte público (aumentando dessa maneira a velocidade média dos ônibus) é uma maneira inteligente já bastante usada para restringir o uso do transporte individual nos grandes centros urbanos,diminuindo o espaço reservado para o mesmo,ou seja,á lógica é realmente criar dificuldades para o transporte individual em benefício do transporte público.O sistema BHLS (sigla em inglês para ônibus de serviço de alto nível),não deve ficar restrito única e exclusivamente apenas como uma alternativa para este caso específico do BRT Lapa/Lip em Salvador,é também uma solução que pode e deve ser utilizada como medida genérica para toda a cidade complementado como o sistema BRS (Bus Rapid Service) compondo uma rede integrada de transportes em conjunto com o Metrô,o VLT(subúrbio),ônibus metropolitanos,sistemas de transportes aquaviários,sub-sistemas alimentadores e complementares.A integração física e tarifária é a principal ferramenta e muito importante para a racionalização,agilidade e sucesso de toda a operação do sistema,e deverá  estar ancorada na implementação do uso do bilhete único "por tempo de permanência no sistema", sem limite de viagens dentro do período de vigência,com bilhetes ou cartões,com tempos e valores variados.A contestação da proposta do BRT Lapa/Lip,não é um movimento pura e simplesmente contra o BRT, mas sim contra a desastrosa maneira como esta sendo proposto e os danos que serão causados,principalmente ao meio ambiente,que serão irreparáveis e danosos para o futuro da cidade e para as próximas gerações,que herdará uma cidade com uma paisagem urbana cinza e poluída,incluindo-se ai o tamponamento de rios urbanos.Um outro fato importante será a criação de dificuldades extremas a necessidade da implantação no futuro próximo de um novo sistema de transporte no local mais adequado a realidade do momento,que poderá tronar-se inviável pois certamente dificultara a sua implantação tornando-a extremamente cara,em função da falta de um planejamento estratégico adequado com visão para médio e longo prazo.
Salvador Sobre Trilhos  11/05/2018

infográfico/Sistema operacional de BRT

infográfico/BHLS

infográfico/BHLS

Canteiro central da
Av. Juraci Magalhães Jr onde passará
o corredor de BRT
Canteiro central da
Av. Juraci Magalhães Jr onde passará
o corredor de BRT













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