terça-feira, 8 de maio de 2018

Metrô de Salvador, o moderno transporte metropolitano

Transportes sobre trilhos  🚇

Metrô: moderno transporte Metroplitano - A parceria público-privada entre o Estado e a CCR, que já havia superado os obstáculos técnicos, financeiros e burocráticos que travavam as “inacabáveis” e desacreditadas obras da Linha 1, alcançou um resultado extraordinário e inédito no País, ao implantar os 21 km da Linha 2 em menos de três anos de obras, conquista destacada por especialistas em publicações e eventos no Brasil e exterior.

Eduardo Copello* - Abifer
foto - ilustração/arquivo
Com a inauguração da Estação Aeroporto, o Metrô da Bahia torna-se, de fato, um Sistema de Transporte Metropolitano, dos mais importantes do País. O cidadão passa a contar com a previsibilidade de chegar ao aeroporto no horário de embarque do seu voo, sem sobressaltos. Para quem sai da Estação Lapa, no centro de Salvador, a viagem é de até 38 minutos, incluindo o tempo para o câmbio de linhas na Estação Acesso Norte. Mesmo tempo leva o cidadão de Lauro de Freitas para chegar ao centro da capital. Quem está na região da Av. Tancredo Neves, alcançará a Estação Aeroporto em 24 minutos. Além da rapidez, o metrô é um transporte seguro e confiável.
A parceria público-privada entre o Estado e a CCR, que já havia superado os obstáculos técnicos, financeiros e burocráticos que travavam as “inacabáveis” e desacreditadas obras da Linha 1, alcançou um resultado extraordinário e inédito no País, ao implantar os 21 km da Linha 2 em menos de três anos de obras, conquista destacada por especialistas em publicações e eventos no Brasil e exterior. É importante reconhecer a performance das equipes da concessionária e do estado, lideradas pelo governador Rui Costa, com sua vibrante e obstinada atuação para melhorar a mobilidade urbana, mesmo num cenário de escassez de recursos financeiros.
São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, o maior volume aplicado no setor em toda a história da Bahia. Além do metrô, um conjunto de obras como a Via Expressa, a nova Av. Mário Sérgio e as duas vias transversais, em implantação, interligando a orla atlântica ao subúrbio ferroviário. A avenida Paralela ganhou mais fluidez e segurança, com os novos viadutos, vias marginais e passarelas, possibilitando a remoção dos semáforos e dos antigos retornos pelo canteiro. Em Lauro de Freitas, além dos viadutos implantados pelo metrô, a via metropolitana será uma nova opção expressa para se alcançar a Linha Verde.
O foco agora está na implantação da extensão do metrô, de Pirajá a Águas Claras e do novo sistema para ampliar e substituir o trem do subúrbio, ligando o Comércio ao bairro Ilha de São João, no município de Simões Filho, em fase de licitação. Nos próximos dias serão entregues as obras complementares do metrô, como o Terminal de Integração do Aeroporto, as últimas passarelas e o parque linear do canteiro da Avenida Paralela, com amplos mosaicos paisagísticos, iluminação e moderna ciclovia e pista para caminhada.
Os 300 mil acessos diários ao metrô já colocam a Bahia no 4º lugar em viagens sobre trilhos no Brasil, algo impensável há apenas quatro anos. Os baianos já podem se orgulhar do seu metrô, um transporte moderno, integrado, sem emissões gasosas, acessível e com amplas vantagens para o cidadão!
*José Eduardo Ribeiro Copello é o presidente da Companhia de Transportes da Bahia.
Fonte - Abifer  07/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito