Os serviços estão avaliados em R$ 19,48 milhões e serão pagos com recursos do Tesouro do Estado. As propostas das empresas interessadas em participar do certame serão abertas no próximo dia 6 de junho, na Central de Licitações de Ceará, localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, em Fortaleza.
O Povo
foto - ilustração/arquivo |
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), os trabalhos deverão ser concluídos em dez meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço. O prazo pode ser prorrogado, sendo a vigência do contrato de 22 meses. Os preços previstos são fixos, sem reajuste por 12 meses. Os valores serão corrigidos depois.
Atualmente, o ramal Parangaba-Mucuripe está em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, no trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo. A operação ocorre de 6 horas ao meio-dia, de seguda a sexta-feira. Nesse trecho, as obras estão concluídas.
O trecho entre as estações Borges de Melo e Iate segue em obras e está em operação experimental, sem passageiros, entre as estações Borges de Melo e São João do Tauape. A expectativa do Governo é concluir essa parte até o fim deste ano. Já os serviços da passagem inferior da avenida Borges de Melo devem ser finalizados neste semestre.
Com investimento total previsto de R$ 380 milhões em obras, o ramal Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba; Montese; Vila União; Borges de Melo; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe e Iate.
O VLT Parangaba-Mucuripe integra o Metroviário do Ceará, do qual também fazem parte a Linha Sul e a Linha Leste, em Fortaleza, o VLT da Linha Oeste, que liga a Capital cearense à Caucaia, e os metrôs do Cariri e Sobral.
Do Tempo da Copa
A obra do VLT Parangaba-Mucuripe deveria ter ficado pronta para a Copa do Mundo de 2014, integrando o pacote de mobilidade urbana.
Fonte - Revista Ferroviária 08/05/2018
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