sexta-feira, 22 de maio de 2020

Desmatamento aumenta as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, à medida que as emissões globais caem

Meio ambiente  🌳

Enquanto as emissões caíram globalmente este ano com a nova pandemia de coronavírus paralisando a sociedade .O Brasil pode produzir de 10 a 20% a mais de gases do efeito estufa em 2020 devido ao desmatamento e à agricultura.Um relatório do grupo de defesa ambiental do Brasil Climate Observatory chegou a essa conclusão analisando as trajetórias atuais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em setores da economia.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
O Brasil pode produzir de 10 a 20% a mais de gases do efeito estufa em 2020 devido ao desmatamento e à agricultura, em comparação com os dados mais recentes de 2018, disse um novo estudo na quinta-feira, enquanto as emissões caíram globalmente este ano com a nova pandemia de coronavírus paralisando a sociedade .
Um relatório do grupo de defesa ambiental do Brasil Climate Observatory chegou a essa conclusão analisando as trajetórias atuais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em setores da economia.
Globalmente, as emissões de dióxido de carbono, o gás de efeito estufa mais prevalente, devem cair 7% este ano, de acordo com outro estudo publicado na revista Nature Climate Change esta semana. Essa seria a maior redução anual úica de emissões absolutas desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Ao contrário de grande parte do mundo, o Brasil obtém a grande maioria de sua energia de fontes renováveis, como barragens hidrelétricas e parques eólicos, e depende fortemente de biocombustíveis com menores emissões. Mas suas emissões de fontes como agricultura e desmatamento mais do que compensaram qualquer queda em outras áreas, segundo o estudo do Observatório do Clima.
“No total, a tendência é que as emissões de GEE em 2020 no Brasil aumentem”, afirmou o relatório.
“Isso ocorre porque a principal fonte de emissões, a mudança no uso da terra (44% das emissões em 2018), está crescendo devido ao aumento do desmatamento na Amazônia, que está avançando apesar da pandemia.”
O desmatamento na seção brasileira da Amazônia nos primeiros quatro meses do ano aumentou 55% em relação ao ano anterior, segundo dados preliminares do governo.
A Amazônia, 60% da qual está no Brasil, é a maior floresta tropical do mundo e absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa.
Na agricultura, o estudo destacou que o abate de gado desacelerou no Brasil em meio à crise, deixando mais vacas no campo onde continuam a arrotar metano, um potente gás de efeito estufa.
Fonte - Revista Amazônia  22/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito