O prefeito de Londres Sadiq Khan divulgou na sexta-feira planos para criar “uma das maiores zonas livres de carros em qualquer capital do país”. mundo “para melhorar a qualidade do ar local e incentivar mais caminhadas e ciclismo.
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“Isso é realmente emocionante”, twittou a autora e física londrina Helen Czerski dos planos. “Sim, é claro, será perturbador (e, como qualquer mudança, haverá vencedores e perdedores no início). Mas também poderia tornar Londres um lugar muito mais humano e um novo tipo de cidade, com enormes benefícios à saúde para todos.”
Ambientalistas e defensores da saúde pública também saudaram a iniciativa. A filial britânica do grupo de defesa Greenpeace declarou: “Este é um ótimo primeiro passo!”
Khan anunciou a próxima transformação das ruas do centro de Londres – destinada a ajudar a promover o distanciamento social – em uma declaração conjunta com a Transport for London (TfL). O órgão do governo divulgará mais detalhes nas próximas semanas, mas o comunicado diz que as estradas entre London Bridge e Shoreditch, Euston e Waterloo e Old Street e Holborn poderão em breve se limitar a ônibus, pedestres e ciclistas.
A partir de segunda-feira, a cidade também reintroduzirá esquemas de taxas para motoristas que visam reduzir a poluição e ajudar a combater a emergência climática: a zona de baixa emissão, a zona de ultra baixa emissão e a taxa de congestionamento – a última das quais pode aumentar temporariamente no próximo mês.
Khan fez do combate ao ar poluído de Londres uma das principais prioridades desde que assumiu o cargo em 2016. O membro do Partido Trabalhista divulgou números no mês passado, mostrando como a qualidade do ar na capital do Reino Unido “melhorou dramaticamente” na sequência das medidas antipoluição introduzidas em 2017 e o bloqueio relacionado à pandemia da cidade.
“O Covid-19 representa o maior desafio para a rede de transporte público de Londres na história da TfL”, disse Khan na sexta-feira. “Será necessário um esforço monumental de todos os londrinos para manter um distanciamento social seguro no transporte público, à medida que as restrições de bloqueio são gradualmente diminuídas”.
“Isso significa que temos que manter o número de pessoas usando o transporte público o mais baixo possível”, acrescentou. “E não podemos ver as viagens anteriormente realizadas em transporte público substituídas pelo uso do carro, porque nossas estradas se tornariam imediatamente inutilizáveis e a poluição tóxica do ar aumentaria”.
O prefeito pediu que todas as 32 cidades da cidade apoiem os planos e trabalhem com autoridades para implementar restrições semelhantes. Ele incentivou todos os londrinos a andar e pedalar mais enquanto se afasta do transporte público “a menos que seja absolutamente inevitável”.
Khan também destacou que os planos têm benefícios além de garantir a segurança do transporte em Londres, à medida que a cidade elimina as restrições aos coronavírus. “Ao garantir que a recuperação de nossa cidade seja verde”, disse ele, “também enfrentaremos nosso ar tóxico, que é vital para garantir que não substituamos uma crise de saúde pública por outra”.
Theo Highland of Sustrans, uma instituição de caridade do Reino Unido que trabalha para facilitar as pessoas a andar e andar de bicicleta, chamou a iniciativa de “um potencial divisor de águas” e ecoou o pedido de Khan de que os bairros adotassem esforços para tornar quilômetros de estradas pela cidade mais tranquilas e amigável ao ciclo, reduzindo o tráfego tóxico.
“Os planos arrojados e ambiciosos da TfL para movimentar Londres neste momento crítico são exatamente o que é necessário no momento”, disse Highland. “Todos os bairros devem agora fazer as mudanças que nossas ruas precisam para dar aos londrinos espaço para se movimentarem com segurança e desenvolver a resiliência da nossa cidade animada, quando começamos a nos recuperar dessa pandemia”.
“A Sustrans também está aqui para ajudar as autoridades locais que desejam transformar suas ruas com nova infraestrutura e dar aos moradores confiança para andar de bicicleta”, acrescentou. “Tomar medidas imediatas ajudará a combater as desigualdades na saúde, a poluição do ar e a emergência climática. E, ao tornar permanentes as mudanças bem-sucedidas, sairemos dessa pandemia como uma Londres mais saudável, mais feliz e mais justa”.
O Guardian informou na sexta-feira que David Miller, do Grupo de Liderança Climática C40 Cities, que recentemente ajudou a coordenar planos semelhantes em áreas metropolitanas ao redor do mundo, parabenizou Khan “por mostrar ao mundo o que é possível quando reinventamos nossas cidades para o benefício e a saúde de todos”. todos.”
“Essas medidas anunciadas hoje em Londres, incluindo as principais zonas livres de carros, limparão o ar que os londrinos respiram, melhoram a saúde pública tanto durante a pandemia de Covid-19 quanto no futuro, além de ajudar a evitar a crise climática”, Miller disse. “Este é o futuro que queremos”.
Fonte - Revista Amazônia 16/05/2020
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