quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

BRT de Salvador,a cidade pagará a conta no futuro

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌 

Além da implantação de um sistema obsoleto,é a degradação ambiental,a conturbação da imagem urbana,as feridas no tecido urbano,a excessiva impermeabilização do solo,o encapsulamento do braço remanescente do Rio Camarajipe,o excesso de viadutos e elevados de concreto que interferirão negativamente no microclima local,juntamente com a eliminação de árvores,em uma agressão e total desrespeito ao meio ambiente.A excessiva impermeabilização do solo tem sido uma das principais causas dos alagamentos e enxurradas que causam transtornos e prejuízos a cidade e a sua população, durante o período de chuvas

Luis Prego Brasileiro
Salvador Sobre Trilhos

imagem - ilustração/arquivo
Os prejuízos para a cidade vão muito além da implantação de um sistema obsoleto,é a degradação ambiental,a conturbação da imagem urbana,as feridas no tecido urbano,a excessiva impermeabilização do solo,o encapsulamento do braço remanescente do Rio Camarajipe,o excesso de viadutos e elevados de concreto que interferirão negativamente no microclima local,juntamente com a eliminação de árvores,em uma agressão e total desrespeito ao meio ambiente.A excessiva impermeabilização do solo tem sido uma das principais causas dos alagamentos e enxurradas que causam transtornos e prejuízos a cidade e a sua população, durante o período de chuvas.Aliada a falta de um sistema de drenagem pluviométrica inteligente com retenção de fluxo das águas quebrando a sua velocidade com sistemas de armazenamentos transitórios das águas das chuvas que liberem o fluxo gradativamente evitando assim os grandes alagamentos e as correntezas nas vias urbanas.O tamponamento ou encapsulamento dos rios urbanos,transformando eles(indevidamente) em sistemas de escoamento pluviométrico,limitando ao mesmo tempo a sua capacidade hídrica de transporte,faz com que toda água excedente vá a procura de outros caminhos para correr e escoar, correndo assim pela a superfície das vias urbanas, provocando as já conhecidas enchentes e os alagamentos.

foto/Pregopontocom
O sistema BRT poderia ser substituído pelo sistema BHLS(assim como em varias cidades no mundo e também já no Brasil) que não depende de grandes obras de infraestrutura,pois usa as faixas exclusivas já existentes nas vias para os ônibus,com adequações e a implantação de sistemas de fiscalização eletrônica,para evitar invasões,e sistemas semafóricos inteligentes que privilegiam a passagem dos articulados ou alongados(ônibus) nos cruzamentos.Além disso o custo de implantação do sistema é de aproximadamente 20% do custo da implantação de um sistema de BRT,com a vantagem que a sua estrutura operacional não causara obstáculos nem custos maiores(com demolições),em um futura implantação de um novo modal de alta capacidade.O resultado e o custo desse erro grotesco serão creditados na conta do futuro da cidade.
Luis Prego Brasileiro
Salvador Sobre Trilhos - Mobilidade com Sustentabilidade

Pregopontocom 30/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito